A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

9o Encontro Anual de Usuários

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "9o Encontro Anual de Usuários"— Transcrição da apresentação:

1

2 9o Encontro Anual de Usuários
RETROSPECTIVA PERSPECTIVAS SOLUÇÕES

3 CONTEXTO O Brasil no mundo
World DataBank 7º GDP 17º Container port traffic 33º Liner shipping connectivity index The Global Competitiveness Report , World Economic Forum 56º Global Competitiveness Index 131º Quality of port infrastructure A dificuldade do país competir nos mercados globais Governo decidiu ampliar a oferta de infraestrutura e serviços portuários > Lei /2013

4 RETROSPECTIVA Cargas de graneis sólidos - Porto de Aratu Movimentação anual em 1.000 toneladas
Fonte: Codeba *2013: projeção base dados outubro

5 RETROSPECTIVA Cargas graneis líquidos / produtos gasosos – Porto de Aratu Movimentação anual em toneladas Fonte: Codeba *2013: projeção base dados outubro

6 RETROSPECTIVA Espera anual para atracação de navios Por tipo de carga nos portos públicos Bahia Unidade em dias TOTAL Fonte: Codeba *Projeção com base de dados até outubro

7 RETROSPECTIVA Contêineres cheios – Porto de Salvador Movimentação anual em unidades de cabotagem e longo curso Fonte: Codeba *2013: projeção dados base outubro

8 RETROSPECTIVA Cargas movimentadas nos portos públicos - Salvador, Aratu e Ilheus Em toneladas Fonte: Codeba *Projeção com base de dados até outubro

9 RETROSPECTIVA Movimentação de cargas nos portos públicos Comparativo da participação da Bahia no Brasil Fonte: Antaq

10 RETROSPECTIVA PIB – ranking dos principais estados
2002 2011 Posição Estados % SP 34,6 RJ 11,6 MG 8,6 RS 7,1 PR 6,0 BA 4,1 DF 3,8 SC Posição Estados % SP 32,6 RJ 11,2 MG 9,3 RS 6,4 PR 5,8 SC 4,1 DF 4,0 BA 3,9 Fonte: IBGE, Contas Regionais do Brasil, nov/2013

11 PERSPECTIVA 2014 PORTOS Cargas conteinerizadas - SALVADOR
Preços elevados; Déficit de serviços – falta de linhas de navegação regulares e de armadores; Dificuldades operacionais aumentam custos – depot não funciona 24h, baixa capacidade de gate etc.; Dragagem com resultado limitado a um berço; Melhoria da regulação e necessidade maior da presença dos usuários; Expectativa da conclusão de processo licitatório para ampliar capacidade do porto. Cargas de graneis sólidos, líquidos e produtos gasosos – ARATU CANDEIAS Custos elevados e baixa produtividade; Dragagem sem resultado; Expectativa da conclusão de processos licitatórios para ampliar capacidade do porto.

12 AMPLIAÇÃO DOS PORTOS DA BAHIA Investimentos portuários mínimos
Atendimento da demanda de cargas até 2020 PORTO/TERMINAL TOTAL Investimento Público – R$ Investimento Privado – R$ R$ milhões PORTO DE SALVADOR 120 1.000 1.120 TECON II + quebra-mar 600 720 Passageiros 400 PORTO DE ARATU-CANDEIAS 1.050 3.000 4.050 TGS I 350 TGS II 250 TGL 450 TGS III 150 550 TGL II 200 800 TECON III 700 950 RO-RO 100 Acessibilidades mar e terra 1.170 4.000 5.170 Notas: 1) Em vermelho os investimentos emergenciais; 2) Valores atualizados em outubro de 2013; 3) Siglas: Tecon =terminal de contêiner; TGS = terminal de graneis sólidos; TGL = terminal de graneis líquidos; Ro-Ro = terminal de veículos roll-on roll-off.

13 PERSPECTIVA 2014 ACESSIBILIDADE TERRESTRE - RODOVIAS
BR-116 e BR-324 congestionadas; 8.150 km de rodovias na Bahia, apenas 26% foram considerados em estado geral ótimo e bom (Pesquisa CNT de rodovias 2013); Faltam novas vias – necessidade de ampliar o sistema viário; Concessão da BR- 101/BA, para duplicação – adiada 2014; Sistema BA-093 ampliado quase concluído; Via Expressa BTS concluída; PELT - Governo Estadual reinicia planejamento.

14 FROTA DE VEÍCULOS DA BAHIA Fonte: Detran BA
Ano Veículos Taxa anual de crescimento 2000 - 2001 10% 2002 11% 2003 2004 9% 2005 2006 2007 12% 2008 13% 2009 2010 2011 2012

15 PERSPECTIVA 2014 ACESSIBILIDADE TERRESTRE - FERROVIAS
Manutenção dos mesmos problemas, com oferta limitada de serviços e novos, gerados pela futura devolução de trechos; Anúncio de novo modelo de exploração, com a devolução de trechos, para modernização das ferrovias; Importância da participação de usuários nas Audiências Públicas e Tomada de Subsídios; Transição do velho para o novo modelo requer cuidados.

16 Inadmissível celeuma tão duradoura = impedir a concorrência
AMPLIAÇÃO DOS PORTOS DA BAHIA O monopólio de contêiner no Porto de Salvador Período: Inadmissível celeuma tão duradoura = impedir a concorrência Desmitificação de argumentos para manutenção do monopólio: Escala econômica (dimensão e preços); Dois terminais pequenos; Espaço físico para dois terminais; Mercado.

17 AMPLIAÇÃO DOS PORTOS DA BAHIA O monopólio de contêiner no Porto de Salvador Período: 2004 -2013
Causas Efeitos Perda de Competitividade Perda de Cargas Perda de Linhas Perda de Armadores Perda de Conexões Perda de Empresas Perda de Renda e Empregos Perda de Tributos Preços caros Poucos serviços Dificuldades

18 AMPLIAÇÃO DOS PORTOS DA BAHIA
Estrutura de Mercado para Serviços Contêiner no Porto de Salvador Avaliação para a decisão estratégica do Usuário COMPETITIVIDADE Escolha de MONOPÓLIO ou CONCORRÊNCIA Preços Maiores Menores Atração de linhas de navegação Menor Maior Cadeia de serviços Qualidade do serviço Investimentos no porto Inovação Especialização Ausente Presente Escala de operação Possibilidade de diversificação Dependência do gestor público Alinhamento objetivo do usuário

19 DESENVOLVIMENTO REGIONAL
AMPLIAÇÃO DOS PORTOS DA BAHIA Estrutura de Mercado para Serviços de Contêiner no Porto de Salvador Avaliação para a decisão estratégica do Estado da Bahia DESENVOLVIMENTO REGIONAL Escolha de MONOPÓLIO ou CONCORRÊNCIA Mercado de Trabalho Menor Maior Mercado de Bens e Serviços Nível de Riqueza/Renda Inserção internacional Investimentos Regionais Atração de cargas Atração de investimentos Nível de Arrecadação de Tributos Alinhamento objetivo macroeconômico

20 Terminal 3 ou ampliação Tecon
Salvador Porto 2016 Extensão quebra-mar PAC2 Contêiner Terminal 2 Contêiner Tecon Salvador 1.840 m - cais Contêiner Terminal 3 ou ampliação Tecon

21 Atuação sistemática: IMPEDIR A CONCORRÊNCIA
AMPLIAÇÃO DOS PORTOS DA BAHIA O monopólio de contêiner no Porto de Salvador Período: Porque terminal de contêiner é um PROBLEMA MAIOR? Monopólio vertical abrange os serviços de: movimentação de contêiner; rebocadores; depot. Atuação sistemática: IMPEDIR A CONCORRÊNCIA

22 Sem competição não há prosperidade!
ASSOCIAÇÃO DE USUÁRIOS DOS PORTOS DA BAHIA Paulo Roberto Batista Villa Diretor Executivo Camila Gedeon Coordenadora Administrativo-financeiro Aldina Ventin Assessoria de Comunicação Isabela Nery Assessoria para website Daniel Suzarte Estagiário de Economia Avenida da França, 164 – sala 309 Salvador Bahia Telefax Visite nosso website: usuport.org.br Fim Muito obrigado!


Carregar ppt "9o Encontro Anual de Usuários"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google