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Arte, Cultura e Filosofia – Os Paradigmas do ser social

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Apresentação em tema: "Arte, Cultura e Filosofia – Os Paradigmas do ser social"— Transcrição da apresentação:

1 Arte, Cultura e Filosofia – Os Paradigmas do ser social
Prof. Me Marcos Roberto Mantovani

2 Objetivos Discutir a formação humana através dos seguintes aspectos sociais: Arte. Cultura. Filosofia.

3 Fundamentação Teórica
Para fundamentar nossas discussões nos embasaremos em autores como: Erasmo de Roterdã. Maria da Graça Arruda. Terry Eagleton.

4 O Conceito de Humanidade
De acordo com o filósofo Erasmo _de Roterdã, ‘Não se nasce homem, _torna-se!” Para Erasmo o acesso real dos homens a humanidade não corresponde a seu nascimento.

5 É preciso formar progressivamente o homem
na criança. O acesso da criança à humanidade depende da educação, da cultura, da arte e da filosofia. Temas estes que trataremos a seguir...

6 Cultura É um conceito de várias acepções. Apesar da cifra ter ultrapassado 160 definições, ainda não chegaram à um consenso sobre o significado exato do termo. Para alguns, cultura é comportamento aprendido; para outros, não é comportamento, mas abstração do comportamento; e para um terceiro grupo, a cultura consiste em ideias.

7 Cultura Não há indivíduo humano desprovido de cultura exceto o recém-nascido e o homo ferus; um,porque ainda não sofreu o processo de endoculturação*, e o outro, porque foi privado do convívio humano. *Processo de aprendizagem e educação em uma cultura desde a infância, que estrutura o condicionamento da conduta,dando estabilidade à cultura

8 Cultura Segundo Edward Tylor, cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos p elo homem como membro da sociedade”.

9 Cultura Para Saviani, cultura repre-senta "o ato de produzir direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto de homens" ( 1991, p 21).

10 Cultura A produção intencional da cultura implica em produção de ideias, conceitos valores, hábitos, atitudes, conhecimentos, ou seja, a produção do saber ou a forma pela qual o homem apreende o mundo e é humanizado.

11 Cultura Para Terry Eagleton, “cultura” seria o oposto de “natureza”. No entanto, está em moda considerar a natureza como um derivado de cultura, pois etimologicamente falando, cultura cultura é um derivado de natureza, originalmente o termo vem de “lavoura” ou “cultivo agrícola”.* *A palavra inglesa coulter e no significado em latim culter que é cognato de cultura significa “relha de arado” .

12 Cultura Conforme Eagleton, a expressão atualmente utilizada “materialismo cultural”, denota o início do processo totalmente material, que foi metaforicamente transferido para questões do espírito.

13 Cultura Nesse processo, o termo “culto” muda também de personagem social: “os habitantes urbanos que são cultos, e aqueles que vivem lavrando o solo não o são.

14 Cultura Aqueles que cultivam a terra são menos capazes de cultivar a si mesmos. A agricultura não deixa lazer algum para a cultura (2005,p.10).

15 Cultura Eagleton, afirma que se a palavra “cultura” guarda em si os resquícios de uma transição histórica, ela codifica várias questões filosóficas fundamentais, já que implica a existência de uma natureza ou matéria-prima além de nós; mas também uma dimensão construtivista, já que essa “matéria-prima” precisa ser elaborada numa forma humanamente significativa (2005,p.11).

16 Cultura e sociedade Para melhor compreensão desse fenômeno em nossa sociedade identificaremos como a cultura se estrutura: Localização da cultura Segundo Leslie A. White, as coisas e acontecimentos que constituem a cultura encontram-se no tempo e no espaço e são classificadas em:

17 Cultura e Sociedade: Localização
A. “intra-orgânica – dentro de organismos humanos(conceitos, crenças,emoções, atitudes). B. inter-orgânica – dentro dos processos de interação social entre os seres humanos.

18 Cultura e Sociedade: Localização
C. extra-orgânica – dentro de objetos materiais(fábricas, ferrovias, vaso de cerâmica, etc.) situados fora de organismos humanos, mas dentro dos padrões de interação social entre eles.

19 Cultura e Sociedade: Essência
2. Essência da Cultura Para os antropólogos, de forma geral, a cultura consiste em: Ideias – concepções mentais de coisas concretas ou abstratas (ex. línguas,arte, mitologia, etc).

20 Cultura e Sociedade: Essência
Abstrações – consiste naquilo que se encontra apenas no domínio das ideias, excluindo totalmente as coisas materiais, fora do campo científico.

21 Cultura e sociedade: Essência
Comportamento – modo de agir comum a grupos humanos ou conjunto de atitudes e reações dos indivíduos em face ao meio social.

22 Cultura e Sociedade: Classificação
3. Classificação da Cultura Material (ergologia) – Consiste em coisas materiais, bens tangíveis, fruto da criação humana e resultante de determinada tecnologia (ex. machado de pedra, automóveis, mobiliário, etc.).

23 Cultura e Sociedade: Classificação
Imaterial(aspectos animológicos) – Refere-se a elementos intangíveis, que não tem substância material (ex. crenças, folclore, etc.)

24 Cultura e Sociedade: Classificação
Real – É aquela que, concretamente, todos os membros de uma sociedade praticam ou pensam em suas atividades cotidianas. Não pode ser percebida em sua totalidade

25 Cultura e Sociedade: Classificação
Ideal (normativa) – Consiste em um conjunto de comportamentos expressos verbalmente como bons, perfeitos para o grupo social, nem sempre são frequentemente praticados.

26 Cultura e Sociedade: Componentes
4. Componentes da Cultura De modo geral a cultura se constitui dos seguintes elementos: Conhecimentos – Todas as culturas, sejam simples ou complexas, possuem grande quantidade de conhecimentos que são cuidadosamente transmitidos de geração em geração: Crenças – Valores – Normas – Símbolos –

27 Cultura e Sociedade: Componentes
Crenças – É a aceitação como verdadeira de uma proposição comprovada ou não cientificamente. Consiste em uma atitude mental do indivíduo, que serve de base à ação voluntária. Embora intelectual, possui conotação emocional.São três os tipos de crença: pessoais, declaradas e públicas.

28 Cultura e Sociedade: Componentes
Valores – Este termo em geral é empregado para indicar objetos e situações consideradas boas, desejáveis, apropriadas, importantes, ou seja, para indicar riqueza, prestígio, poder, crenças, instituições, objetos materiais etc. Além de expressar sentimentos, o valor incentiva e orienta o comportamento humano.

29 Cultura e Sociedade: Componentes
Normas – São regras que indicam os modos de agir dos indivíduos em determinadas situações. Consistem em um conjunto de idéias, de convenções referentes àquilo próprio do pensar, sentir e agir em dadas situações .

30 Cultura e Sociedade: Componentes
Existem dois tipos de normas compreendidas em uma cultura: Normas Ideais. Normas comportamentais.

31 Cultura e Sociedade: Componentes
Símbolos – São realidades físicas ou sensoriais aos quais os indivíduos que os utilizam lhes atribuem valores ou significados específicos. Representam coisas concretas ou abstratas.

32 Cultura e Sociedade As sociedades respondem ao que se lhe apresenta em duas formas de conceitos: Relativismo cultural. Etnocentrismo.

33 Cultura e Sociedade a. Relativismo Cultural – não concorda com a ideia de normas e valores absolutos e defende o pressuposto de que as avaliações devem ser sempre relativas à própria cultura onde surgem.

34 Cultura e Sociedade b.Etnocentrismo – Está intimamente relacionado ao relativismo cultural, ou seja, a supervalorização da própria cultura em detrimento das demais. Cabe portanto o julgar as culturas segundo os moldes da sua própria.

35 Arte A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura. Apresenta-se sob variadas formas como: a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, a arquitetura etc.

36 A esse respeito podemos questionar:
Arte A esse respeito podemos questionar: Qual a real necessidade da arte na vida humana? O homem pratica a arte para humanizar-se?

37 Quem faz arte? O homem criou objetos para satisfazer as suas necessidades práticas, como as ferramentas para cavar a terra e os utensílios de cozinha. O homem cria a arte como meio de vida, para que o mundo saiba o que pensa, para divulgar as suas crenças, para explorar novas formas de ver o mundo.

38 Arte e Formação Humana Arte é um importante trabalho educativo, pois procura, através das tendências individuais, encaminhar a formação do gosto, estimula a inteligência e contribui para a formação da personalidade do indivíduo, sem ter como preocupação única e mais importante à formação de artistas.

39 Arte e Formação Humana No seu trabalho criador, o indivíduo utiliza e aperfeiçoa processos que desenvolvem a percepção, a imaginação, a observação, o raciocínio, o controle gestual. Capacidade psíquica que influem na aprendizagem. No processo de criação ele pesquisa a própria emoção, liberta-se da tensão, ajusta-se, organiza pensamentos, sentimentos, sensações e forma hábitos de trabalho. Educa-se.

40 Arte Segundo Gombrich, nada existe a que se possa dar o nome de “arte”. Existem somente “artistas”(1999, p.15).

41 Arte Ao longo da história o homem sempre produziu ferramentas para facilitar seu trabalho ou para ajudá-lo a superar suas limitações físicas.

42 Arte O homem, um ser que seria facilmente vencido pelos elementos da natureza, produziu infinitos artefatos que lhe possibilitaram dominar e transformar o meio natural.

43 Arte Portanto, podemos compreender a arte em seus primórdios como necessidade instrumental.

44 Arte No entanto, com o aperfeiçoamento das relações humanas na sociedade, a arte se transforma também em outros significados que perpassam a necessidade inicial.

45 Arte O homem cria objetos não apenas para se servir utilitariamente deles, mas também para expressar seus sentimentos diante da vida e, principalmente, expressar sua visão do momento histórico em que vive.

46 Arte Classificada pelos especialistas em períodos, estilos, a arte é uma das manifestações mais complexas do ser humano.

47 Arte Nesse sentido , as obras de arte ajudam a contar a história da homem de maneira fiel, ao longo dos séculos.

48 Retratam conceitos sobre:
Arte Retratam conceitos sobre: Beleza. Crenças. Sentimentos. Tecnologia.

49 Filosofia Sua tradução literal significa ‘amor à sabedoria’. É o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.

50 Filosofia Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais.

51 Filosofia De onde viemos? Quem somos? Para onde vamos? Estas são perguntas tipicamente filosóficas...

52 Filosofia Nós também já nos fizemos estas mesmas perguntas e antes de nós, outros homens também... Tales, Xenófanes, Pitágoras, Heráclito e Protágoras - empenharam-se em responder, racionalmente questões como estas.

53 Filosofia Assim, deram início a uma série de estudos sobre as origens e características do verdadeiro conhecimento, da objetividade dos valores morais, da existência e natureza de Deus (ou dos deuses).

54 Filosofia Muitas das questões levan-tadas por esses antigos pensadores são ainda temas importantes da filosofia contemporânea.

55 Filosofia Metafísica: ocupa-se da elaboração de teorias sobre a realidade e sobre natureza fundamental de todas as coisas. Epistemologia ou teoria do conhecimento: é a área da filosofia que estuda a natureza do conhecimento, sua origem e seus limites

56 Filosofia Lógica: é a área que trata das estruturas formais do raciocínio perfeito – ou seja, daqueles raciocínios cuja conclusão preserva a verdade das premissas. Ética: é a área da filosofia que trata das distinções entre o certo e o errado, entre o bem e o mal. Procura identificar os meios mais adequados para alcançar uma vida moralmente boa.

57 Filosofia Filosofia política: é o ramo da filosofia que investiga os fundamentos da organização sociopolítica e do Estado. São tradicionais nessa área, as hipóteses sobre o contato original que teria dado início à vida em sociedade, instituído o governo, os deveres e os direitos dos cidadãos.

58 Filosofia Estética ou filosofia da arte: entre as investigações dessa área, encontram-se aquelas sobre a natureza da arte e da experiência estética, sobre como a experiência estética se diferencia de outras formas de experiência, e sobre o próprio conceito de belo.

59 Cultura, Arte e Filosofia
As três manifestações são fruto da produção humana, desenvolvida e aprendida através do processo de educação, do fazer-se “SER “SER SOCIAL”.

60 Cultura, Arte e Filosofia
Portanto, CULTURA, ARTE E FILOSOFIA estão interligadas entre si, não podendo ser analisadas ou compreendidas em contextos isolados.

61 Arte, Cultura e Filosofia – Os Paradigmas do ser social
Prof. Me Marcos Roberto Mantovani


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