A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

3. O léxico 3.1. Léxico mental.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "3. O léxico 3.1. Léxico mental."— Transcrição da apresentação:

1 3. O léxico 3.1. Léxico mental

2 3 questões iniciais Como estão as palavras armazenadas na mente??
Como é que as pessoas encontram as palavras que querem quando falam?? - As crianças lembram-se das palavras da mesma maneira que os adultos??

3 Definição de ‘léxico (comum)’ – Conjunto de formas atestadas em cada uma das partes de um corpus, correspondendo a uma zona lexical comum a todos os locutores de uma comunidade. Este conceito diz respeito não apenas ao conjunto de unidades lexicais comuns, mas também à significação de cada uma delas, isto é, à parte do semema que é do domínio comum da comunidade. Os critérios de delimitação destes dois aspectos complementares relativos à zona comum do léxico são frequentemente de carácter estatístico.

4 Definição de ‘léxico mental’ – Conjunto de entradas lexicais armazenadas na memória de longo prazo.

5 Léxico mental e dicionários
O número de palavras que temos armazenadas na mente não corresponde ao número de palavras/entradas num dicionário. Tanto a organização como o conteúdo é diferente, no dicionário mental e no dicionário (livro).

6 imagina-se que nós não temos as palavras listadas alfabeticamente (mas é uma hipótese a testar – os lapsi linguae mostram que tanto recuperamos palavras pelo seu início, como pelo seu fim); - a organização do léxico mental é mais complexa e desordenada do que a organização de um dicionário (é possível associarmos sempre mais palavras – sinónimos, antónimos, hiperónimos, etc.) a um item do que aquelas que são sugeridas no dicionário).

7 - em termos de quantidade e de conteúdo, um dicionário está sempre desactualizado em relação ao léxico mental. Um dicionário tem um número limite de entradas e o nosso léxico mental é produtivo e criativo. - no dicionário as palavras aparecem isoladas, como nunca sucede com as palavras do léxico mental. - toda a informação que consta sobre um item, no dicionário, está simplificada e ‘prototipificada’ – ex. Ave – não se vai dar o exmeplo de pinguim. - os dicionário contêm pouca informação sobre os padrões sintácticos. - poucos dicionários têm informação fonética.

8 - no entanto, a grande diferença entre um dicionário comum e o nosso dicionário mental é que o nosso dicionário contém muito mais informação acerca de cada item do que o primeiro.


Carregar ppt "3. O léxico 3.1. Léxico mental."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google