A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GEOGRAFIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GEOGRAFIA."— Transcrição da apresentação:

1 GEOGRAFIA

2 É a ciência que estuda a superfície, o clima e a vegetação do planeta e sua ocupação pelo homem. O geógrafo estuda o solo, o relevo, o clima, a distribuição das águas e a vegetação da Terra. Também analisa a organização das populações e sociedades, sua relação com o ambiente e a ordenação social e econômica de espaços urbanos e rurais. Elabora planos diretores de municípios e diagnósticos para a redução do impacto ambiental em regiões poluídas ou ameaçadas pela construção de grandes obras. 

3 Com dados recolhidos por satélites e radares, confecciona e interpreta mapas, diagnosticando fenômenos, como a desertificação, a erosão de solos, o desmatamento e o avanço dos oceanos sobre a faixa litorânea. O licenciado dá aulas nos ensinos fundamental, médio e em cursinhos pré-universitários.

4 Curso Nos primeiros anos, o aluno estuda disciplinas das áreas da geografia física, humana, regional e instrumental (cartografia, sensoriamento remoto e geoprocessamento). Ele inicia o curso com as matérias básicas de cada área e agrega conhecimentos específicos ao escolher as disciplinas eletivas. Nos cursos de licenciatura, há ainda as disciplinas pedagógicas, como psicologia da educação e didática. Em algumas escolas, você opta, já no vestibular, entre o bacharelado e a licenciatura, enquanto outras permitem essa escolha após o aluno ter cursado as disciplinas comuns às duas titulações. O estágio é obrigatório.  Atenção: algumas graduações direcionam a formação para um setor específico, como meio ambiente (Fasar-MG e Focca-PE) ou climatologia (Unesp Ourinhos), enquanto a Unila (PR) tem um curso focado em América Latina.  Duração média: quatro anos.

5 O mercado está aquecido em virtude das áreas ambientais e de cartografia, segundo o professor de geografia e ensino da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Rafael Straforini. “Não vejo com frequência espaço para geógrafos em concursos públicos, mas uma boa opção é o profissional abrir empresa e oferecer consultoria”, afirma.

6 O que você pode fazer Cartografia digital
Fazer mapas com base em imagens captadas por satélites. Ecoturismo Elaborar roteiros, organizar e guiar excursões em parques e áreas de preservação ambiental.

7 Sensoriamento Remoto Analisar imagens de satélites e fotografias aéreas para a preparação de mapas e o levantamento de dados de solo, relevo, recursos hídricos, vegetação, clima e densidade de ocupação de áreas, cidades e regiões. Planejamento Urbano Trabalhar com planos diretores, estruturação urbana, planejamento do uso do solo, organização socioespacial, mobilidade urbana, sustentabilidade e inclusão social.

8 Ensino com Licenciatura
Dar aulas nos ensinos fundamental e Médio ou em cursinhos pré-vestibulares. Geopolítica Pesquisar a organização social, política e econômica de países e regiões. Geografia Humana Estudar as questões sociais, econômicas e políticas de grupos, sociedades e nações.

9 Geoprocessamento Elaborar mapas e bancos de dados geográficos com a utilização de softwares específicos. Planejamento agrícola Desenvolver a estratégia de ocupação de uma região com o mínimo de impacto sobre o meio ambiente.

10 Agora Entenda o Sol da Meia-Noite Use o mouse

11 Terra Sol Verão Inverno órbita
Devido à inclinação do eixo da Terra, a área em torno do Pólo Norte fica exposta ao sol 24h/dia no verão.

12 Terra Sol Verão Inverno órbita
Devido à inclinação do eixo da Terra, a área em torno do Pólo Norte fica exposta ao sol 24h/dia no verão.

13 (e o mais curto no hemisfério sul)
Vejam a seguir uma simulação com imagens de satélite de como o sol atingiu a Terra no dia 21 de junho (solstício de verão), o dia mais longo do ano no hemisfério norte. (e o mais curto no hemisfério sul) (Notem que a escuridão da noite não atingirá a área dentro do círculo vermelho em nenhum momento).

14 Meio-dia na Europa (Não toquem no mouse por enquanto).

15 13:00 h na Europa

16 14:00 h na Europa

17 15:00 h na Europa

18 16:00 h na Europa

19 17:00 h na Europa

20 18:00 h na Europa

21 19:00 h na Europa

22 20:00 h na Europa

23 21:00 h na Europa

24 22:00 h na Europa

25 23:00 h na Europa

26 Meia-Noite O sol da meia-noite está agora sobre a parte norte da
na Europa O sol da meia-noite está agora sobre a parte norte da Escandinávia. (círculo amarelo)

27 1:00 h na Europa

28 2:00 h na Europa

29 3:00 h na Europa

30 4:00 h na Europa

31 5:00 h na Europa

32 6:00 h na Europa

33 7:00 h na Europa

34 8:00 h na Europa

35 9:00 h na Europa

36 10:00 h na Europa

37 11:00 h na Europa Voltem a usar o mouse.

38 Quando a meia-noite se aproxima no Círculo Polar Ártico o sol, ao invés de se esconder, sobe de novo.

39 minha foto O sol da meia-noite pode ser visto entre os dias 17 e 24 de junho na Lapônia e este período é tão importante para eles que há um festival com danças típicas ao ar livre para celebrá-lo. Fim

40 Site do MEC que indica onde você encontra as principais universidades para o curso de Geografia
Fonte: Guia do Estudante Guia de Carreiras G1 Música: Here comes the Sun (Lá vem o Sol) Cantam: Os Beatles Slideshow: Ney Deluiz


Carregar ppt "GEOGRAFIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google