A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Normas básicas para uma Apresentação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Normas básicas para uma Apresentação"— Transcrição da apresentação:

1 Normas básicas para uma Apresentação
PowerPoint Normas básicas para uma Apresentação

2 Uma apresentação em PowerPoint deve ter em atenção:
Cor Texto Contraste fundo/texto Sucessão dos objectos Botões de Navegação Imagens Efeitos Temporização

3 Uma Apresentação deve Possuir cores apelativas, procurando sempre manter uma certa coerência e unidade;

4 Caso contrário corre-se o risco de parecer que se entornou uma palete de tintas em cima do diapositivo, dando um efeito arco-íris que pode provocar enjoos na audiência.

5 Texto Dicas: Simplifique as ideias;
Evite o excesso de informação escrita; Utilize Palavras-chave; Divida o texto em tópicos; Opte por uma apresentação progressiva e não “despejes” o texto todo de uma só vez; Alterne o texto com suportes mais dinâmicos (imagens, esquemas, gráficos…).

6 De facto, neste tipo de suporte o excesso de texto pode comprometer a eficácia da comunicação. Muito texto, para além de tornar a apresentação monótona e cansativa, pode ter um efeito repulsivo sobre a audiência, geralmente avessa a grandes leituras. O público depressa se cansaria de ler e desviaria a sua atenção para aspectos secundários (cores, fundo, imagens…). Daí que o criador tenha que ser perspicaz, sabendo recorrer a estratégias que lhe permitam captar e prender a atenção da assistência. Como já deve ter reparado, este é um bom exemplo da falta da referida perspicácia.

7 Contraste fundo/texto;

8 Se chegou até aqui PARABÉNS! É sinal que é um espectador interessado.
Pois facilita a leitura, evitando esforços ópticos desnecessários por parte do público, que depressa se cansaria de tentar ler o que dificilmente se distingue. Se chegou até aqui PARABÉNS! É sinal que é um espectador interessado.

9 A sucessão dos objectos deve obedecer a uma dada sequência lógica e funcional
Ex.: Recepção da Informação Input Armazenamento e relação da informação Processamento Transmissão dos Resultados OutPut

10 Caso contrário a compreensão da mensagem fica seriamente comprometida
Ex.: Recepção da Informação Input Armazenamento e relação da informação Processamento Transmissão dos Resultados OutPut

11 Botões de Navegação

12 Imagens Esta é uma componente importante para qualquer apresentação, pois para além de ilustrar o tema abordado, contribui para captar e prender a atenção do público.

13 Contudo, quando usadas inadvertida e abusivamente, as imagens podem ter efeitos indesejados, dispersando a atenção do público da informação propriamente dita. A propósito: esta mensagem auto-destruir-se-à dentro de 2 segundos, por isso não fique preso à imagens e passe para o diapositivo seguinte.

14 A animação dos objectos é outro factor importante numa apresentação.
Efeitos A animação dos objectos é outro factor importante numa apresentação. Contudo, o criador deve ter o cuidado de seleccionar efeitos que sejam operacionais. Este é o exemplo perfeito do que não se deve fazer, pois a morosidade da apresentação facilmente dispersaria a atenção do público.

15 Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Introdução à Informática em Comunicação.
Objectivo: expor algumas regras básicas de uma apresentação em PowerPoint, aplicando-as tanto quanto possível. Método: procurou-se demonstrar praticamente porque é que não se devem cometer certos erros, apresentando a versão recomendada logo seguida do que não se deve fazer. Assim, o próprio público pode fazer uma análise comparativa, comprovando por si mesmo a ineficácia de certos aspectos.

16 Grata pela atenção dispensada Ciências da Comunicação 1º Ano
Daniela Martins n.º 29046 Ciências da Comunicação 1º Ano


Carregar ppt "Normas básicas para uma Apresentação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google