A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Ensino Fundamental, 8° Ano Referências ou remissões a outros textos ou a outros autores

2 Introdução conceitual
Língua Portuguesa, 8º Ano do Ensino Fundamental Referências ou remissões a outros textos ou a outros autores Introdução conceitual Antes de iniciarmos nossa aula, faz-se necessário conhecermos um pouco sobre a matéria que diz respeito à intertextualidade. Pode-se definir a intertextualidade como um mecanismo da nossa língua que nos permite estabelecer um diálogo entre textos, diálogo esse que pode ocorrer de várias formas, explícitas ou implícitas, em quaisquer que sejam os gêneros textuais. Entre as principais formas de se realizar esse diálogo está a citação, que é nada mais do que a “menção [no texto] de uma informação extraída de outra fonte.”  (NBR-10520, 2002, p.1), ou seja, uma remissão ou referência a outros textos ou a outros autores. Caracteriza-se como uma modalidade explícita de intertextualidade e, para ser utilizada, necessita da obediência a algumas regras, que veremos a seguir. Vale ressaltar que, por questão de conveniência e para facilitar a compreensão por parte do aluno, para fazer menção às “referências ou remissões a outros textos e outros autores”, utilizaremos o termo “citações”, por tratar-se de um fundamento abrangente que contém em si quase a totalidade das modalidades de remissão.

3 Importância das citações
Língua Portuguesa, 8º Ano do Ensino Fundamental Referências ou remissões a outros textos ou a outros autores Importância das citações A citação de fragmentos de outros textos e a remissão a outros autores são ferramentas valiosas na elaboração e na leitura de quase todos os gêneros textuais. Podem ser usadas para conceder credibilidade à informação apresentada ou para reforçar um argumento. São ferramentas essenciais também na exposição de um tema sobre o qual existam diversas opiniões divergentes, expondo-as com a propriedade pertinente aos especialistas do assunto. Inúmeras são as utilidades desses mecanismos linguísticos, que possuem caráter essencial, posto que são um recurso de extrema valia, imprescindível para aquele estudante que almeja construir um texto conciso e dotado de credibilidade; assim como seu desconhecimento pode acarretar a incapacidade de compreender uma enorme gama de produções textuais que fazem deles fazem uso.

4 Língua Portuguesa, 8º Ano do Ensino Fundamental
Referências ou remissões a outros textos ou a outros autores Antes de vermos as regras que regulam a remissão e a referência a outros autores, é de suma importância distinguir as ocasiões em que se faz necessária a atribuição de crédito ao autor da informação prestada e quando não há necessidade de o fazer. A regra geral é que toda citação necessita da devida referência, enquanto as informações que não tenham uma origem que a caracterizem como citação não necessitam do acompanhamento de uma referência. Vejamos: *As normas para a inserção de citações são estabelecidas pela abnt (Associação brasileira de normas técnicas), e o documento pode ser visualizado em:

5 Deve-se atribuir crédito:
Língua Portuguesa, 8º Ano do Ensino Fundamental Referências ou remissões a outros textos ou a outros autores Deve-se atribuir crédito: sempre que fizermos a cópia exata de um parágrafo ou frase; ao transcrevermos, mesmo que com outras palavras, a ideia central de um determinado autor; quando usamos palavras ou ideias extraídas de livros, revistas, relatórios, filmes, etc. *Ou seja, sempre que pretendemos inserir em nosso texto material intelectual pertencente a outra pessoa, devemos fazer a devida atribuição de crédito, na forma pré-estabelecida.

6 Não é necessária a referência:
Língua Portuguesa, 8º Ano do Ensino Fundamental Referências ou remissões a outros textos ou a outros autores Não é necessária a referência: quando se utilizar informação de conhecimento público, visto que não é necessária a comprovação de tal afirmação; Ex: O Brasil foi descoberto no ano de mil e quinhentos. ao apresentar observações do senso comum; ao expor suas próprias ideias com suas palavras. * Como visto, apenas o que se assemelha à citação precisa ser referenciado, ou seja, apenas aquilo que for “menção de uma informação extraída de outra fonte.”  (NBR-10520, 2002, p.1)

7 Nosso estudo das regras das citações será dividido em três etapas:
Língua Portuguesa, 8º Ano do Ensino Fundamental Referências ou remissões a outros textos ou a outros autores Nosso estudo das regras das citações será dividido em três etapas: os sistemas de chamada do autor; as principais formas de citação e suas regras de apresentação; os recursos adicionais para alteração das citações.

8 Sistemas de chamada: autor-data
Língua Portuguesa, 8º Ano do Ensino Fundamental Referências ou remissões a outros textos ou a outros autores Sistemas de chamada: autor-data Principal sistema de chamada, recomenda-se seu uso nas citações, deixando o sistema numérico para notas explicativas. Nos casos de citação indireta (slide 15), deve-se apontar a fonte, quer pelo sobrenome do autor, nome da instituição responsável ou pelo título, seguido da data de publicação do documento, separados por vírgula e entre parênteses. Para as citações diretas (slide 11), inclui-se a indicação de página. (NBR10520, 2002). A) Citação indireta: Ele não precisava saber sobre navegação pois nascera sabendo, já estava no seu sangue. (AMADO, 2004); B) Citação direta : “Estava no seu sangue, nada precisava saber sobre navegação, nascera sabendo.” (AMADO, 2004, p.43).

9 Sistemas de chamada: numérico
Língua Portuguesa, 8º Ano do Ensino Fundamental Referências ou remissões a outros textos ou a outros autores Sistemas de chamada: numérico No sistema numérico de chamada, as citações devem ter uma numeração única  e consecutiva, colocadas acima do texto, em expoente, ou entre parênteses, acompanhada da devida referência, posta em nota de rodapé. Vale ressaltar que é recomendado o uso desse sistema em notas explicativas e o uso do sistema autor-data para citações. Ex: Segundo Jorge Amado, “os homens da empresa funerária haviam feito bom trabalho, eram competentes e treinados.” ¹ Numeração única e consecutiva Nota de rodapé 1 - Amado, Jorge, 2004, p. 30

10 Principais formas de citação
Língua Portuguesa, 8º Ano do Ensino Fundamental Referências ou remissões a outros textos ou a outros autores Principais formas de citação Dividem-se em: Citação direta; Citação indireta/ paráfrase; Citação de citação.

11 Língua Portuguesa, 8º Ano do Ensino Fundamental
Referências ou remissões a outros textos ou a outros autores Citação direta É a transcrição fiel da grafia, redação e pontuação do documento consultado. Deve sempre vir entre aspas duplas, indicando-se a página consultada. Ex: Grandes autores já opinaram sobre esse tema, Jorge Amado (2004, p.43) afirma que “No cais e nas praias os meninos nasciam sabendo as coisas do mar, não vale a pena buscar explicações para tais mistérios.” (Transcrição fiel da grafia, colocada entre aspas duplas) Nesse exemplo, o autor foi posto no corpo do trabalho. Geralmente, para tanto, usa-se um termo como: segundo, de acordo com, descreve etc. Em seguida, coloca-se o nome e sobrenome do autor e, entre parênteses, o ano de publicação da obra, seguido de vírgula, e o número da página onde se encontra o trecho.

12 Língua Portuguesa, 8º Ano do Ensino Fundamental
Referências ou remissões a outros textos ou a outros autores Citação direta Há também casos em que o autor não é inserido no corpo do trabalho, mas tão somente o trecho que interessa. Desse modo, deve ser colocado, logo após o trecho, entre parênteses, o sobrenome do autor em letras maiúsculas, o ano de publicação e a página consultada. Ex¹.: “Ninguém podia com o negro quando lhe dava a raiva.” (AMADO, 2004, p.52); Ex².: “Já naquela hora a notícia da inesperada morte de Quincas Berro Dágua circulava pelas ruas da Bahia.” (AMADO, 2004, P.41).

13 Regras de apresentação: citação direta
Língua Portuguesa, 8º Ano do Ensino Fundamental Referências ou remissões a outros textos ou a outros autores Regras de apresentação: citação direta Até 3 linhas: A citação deve ser colocada no próprio parágrafo, como parte integrante do corpo do texto: (Referência ao autor) Ex: Não é difícil notar os traços descritivos, Eça de Queiroz (2004, p.9), em obra célebre, relata que “Fisicamente Jorge nunca se parecera com ela. Fora sempre robusto, de hábitos viris.” (Citação inserida no próprio parágrafo)

14 Regras de apresentação: citação direta.2
Língua Portuguesa, 8º Ano do Ensino Fundamental Referências ou remissões a outros textos ou a outros autores Regras de apresentação: citação direta.2 Mais de 3 linhas: A citação deve vir separada do texto, com maior recuo e com fonte menor, sem aspas. Ex:. É de notável qualidade a descrição feita pelo escritor português Eça de Queiroz (2004, p. 19), em que o autor afirma que Leopoldina tinha então vinte e sete anos. Não era alta, mas passava por ser a mulher mais bem feita de Lisboa. Usava sempre os vesttidos muito colados, com uma justeza que acusava, modelava o corpo como uma pelica, sem largueza de roda, apanhados atrás. Dizia-se dela com os olhos em alvo: “É uma estátua, é uma Vênus!” Tinha ombros de modelo, de uma redondeza descaída e cheia [...] Citação com mais de três linhas, inserida fora do parágrafo sem aspas e com recuo diferenciado (4 cm da margem),

15 Citação indireta ou paráfrase
Língua Portuguesa, 8º Ano do Ensino Fundamental Referências ou remissões a outros textos ou a outros autores Citação indireta ou paráfrase Ocorre quando transcrevemos a ideia central de um determinado autor com nossas próprias palavras, ou seja, é a transcrição livre do texto. É permitida, ainda, quando se trata de um trecho muito longo, a interpretação da ideia central e a inserção em forma de síntese. Não se deve usar aspas. Ex.: Segundo Maria Helena Diniz (2010), não compete ao direito buscar a definição de si mesmo, visto que tal tarefa ultrapassa seus limites. Trecho original: “A definição essencial do direito é tarefa que ultrapassa a sua competência.” (DINIZ, 2010) O

16 Língua Portuguesa, 8º Ano do Ensino Fundamental
Referências ou remissões a outros textos ou a outros autores Citação de citação Ocorre quando obtemos informação de um autor por uma fonte secundária, ou seja, quando não temos acesso à obra original, apenas a uma obra secundária que citou tal autor. Não é recomendado o uso desse recurso, exceto em casos de real necessidade, pois perde em credibilidade, já que não se pesquisou a partir da obra original. Pode ser realizada em citações diretas e indiretas.

17 Citação de citação: direta
Língua Portuguesa, 8º Ano do Ensino Fundamental Referências ou remissões a outros textos ou a outros autores Citação de citação: direta Esse tipo de citação obedece à seguinte ordem: Sobrenome do(s) autor(es) original(is), em letras maiúsculas e minúsculas, seguidos (entre parênteses) da data de publicação. O termo apud (latim = citado), ou o equivalente em português "citado por". O sobrenome do(s) autor(es) (em maiúsculo) da fonte pesquisada, a data e a página. Veja: Ex.: Segundo Enok (1990, p.3 apud (ou citado por) MENEZES, 2001, p. 33): "A dimensão biográfica do romance, não se esgota nos conflitos psicológicos". Nesse caso, não foi possível o acesso ao livro de Enok, mas encontramos referências a suas ideias no livro de Menezes, ao qual tivemos acesso.¹ 1 - (SERGIO, Ricardo. Como fazer citação de citação. Em: < Acesso em: 12 de julho 2012.)

18 Citação de citação: indireta
Língua Portuguesa, 8º Ano do Ensino Fundamental Referências ou remissões a outros textos ou a outros autores Citação de citação: indireta Quando a afirmação de um autor que cita outro autor é, por você, feita livremente, sem a necessidade de citação literal, temos a citação de citação indireta: Ex.: [...], segundo Moles (1960, apud EICO, 1971, p. 59), Kitsch é uma arte típica da classe média, que acumula estilo sobre estilo; além disso, agigantando-se, frente à exacerbação das carências sociais.² 2 - (SERGIO, Ricardo. Como fazer citação de citação. Em: < Acesso em: 12 de julho 2012.)

19 Recursos adicionais das citações:
Língua Portuguesa, 8º Ano do Ensino Fundamental Referências ou remissões a outros textos ou a outros autores Recursos adicionais das citações: supressões; interpolações; destaque; incorreções e incoerências; dúvidas e ênfase.

20 Língua Portuguesa, 8º Ano do Ensino Fundamental
Referências ou remissões a outros textos ou a outros autores Supressões São utilizadas para fazer uma omissão de determinado trecho da citação sem perder o sentido original. São feitas pelo uso de reticências entre colchetes, no início, meio ou final da citação. Ex.: “Várias mulheres decidiram não buscar nem receber nenhum homem aquela noite [...].” (AMADO, 2004, p.48)

21 Língua Portuguesa, 8º Ano do Ensino Fundamental
Referências ou remissões a outros textos ou a outros autores Interpolações Comentários acrescidos à citação. Devem ser colocados entre colchetes, no inicio, meio ou final da citação. Ex.: “Nisso, porém, não queria Vanda pensar. De novo regressou à infância [talvez de forma inconsciente], era ainda ali que encontrava mais precisa a figura de Joaquim.” (AMADO, 2004, p.35)

22 Língua Portuguesa, 8º Ano do Ensino Fundamental
Referências ou remissões a outros textos ou a outros autores Destaque Quando destacar um trecho da citação por meio do grifo deve se colocar, após a indicação da referência uma das seguintes expressões: sem grifo no original, grifo meu ou grifo nosso. Ex.: “Lembrava também da fisionomia do pai quando ela lhe comunicara a próxima visita de Leonardo, afinal resolvida a solicitar-lhe a mão.”(AMADO, 2004, p.34, sem grifo no original)

23 Incoerências e incorreções
Língua Portuguesa, 8º Ano do Ensino Fundamental Referências ou remissões a outros textos ou a outros autores Incoerências e incorreções Para indicar a existência de incorreções ou de incoerências nas citações, devemos utilizar o termo latim [sic] logo após a sua ocorrência. Essa expressão significa, em tradução grosseira, estava assim no texto original. Por se tratar de uma expressão latina e não de uma abreviação, deve sempre estar em negrito ou itálico. Ex.: Fulano de tal, nascido em 1983 [sic], escreveu grandes obras.

24 Língua Portuguesa, 8º Ano do Ensino Fundamental
Referências ou remissões a outros textos ou a outros autores Dúvida e ênfase Para indicar que há dúvidas a respeito da veracidade do trecho da citação, utiliza-se o símbolo de interrogação entre colchetes logo após o trecho em questão. Do mesmo modo, coloca-se o ponto de exclamação entre colchetes para enfatizar determinado trecho da citação. Ex1.: “De agora em diante já não seria a memória do aposentado funcionário da Mesa de Rendas Estadual perturbada e arrastada na lama pelos atos inconsequentes [?] do vagabundo em que ele se transformara no fim da vida.” (AMADO. 2004, p.7) Ex2.: Um suspiro de satisfação [!] escapou-lhe do peito. (AMADO, 2004, p.31)

25 Elaboração de referências bibliográficas
Língua Portuguesa, 8º Ano do Ensino Fundamental Referências ou remissões a outros textos ou a outros autores Elaboração de referências bibliográficas O que é uma referência bibliográfica? “Referência Bibliográfica é o conjunto de elementos que permite a identificação, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diversos tipos de material.” (NBR-6023) MARTINS, Gilberto de Andrade. Em: < > Acesso em: 15 de julho 2012.

26 Quando se utiliza uma referência bibliográfica?
Língua Portuguesa, 8º Ano do Ensino Fundamental Referências ou remissões a outros textos ou a outros autores Quando se utiliza uma referência bibliográfica? Após a elaboração de qualquer trabalho de pesquisa, deve-se indicar todas as fontes efetivamente utilizadas. Relacionam-se as referências bibliográficas em lista própria, numerada sequencialmente, em ordem alfabética de sobrenome de autor e título. Essa lista vai no final do trabalho, com o nome de bibliografia. Quando o autor entender necessário, são relacionadas duas listas de referências bibliográficas: bibliografia consultada e bibliografia recomendada. MARTINS, Gilberto de Andrade. Em: < > Acesso em: 15 de julho 2012.

27 Como se constrói uma referência bibliográfica?
Língua Portuguesa, 8º Ano do Ensino Fundamental Referências ou remissões a outros textos ou a outros autores Como se constrói uma referência bibliográfica? Geralmente, inicia-se a entrada pelo último sobrenome do autor seguido dos prenomes (exceto sobrenomes compostos), da mesma forma como consta do documento. Quando não houver autoria (pessoal ou entidade), inicia-se pelo título. Nas explicações para composição das referências atentar a que: (1) as setas referem-se ao número de espaços que devem ser dados. (2) pode-se utilizar negrito, itálico ou sublinhado para o título. (3) quando se tratar de obras consultadas online, são essenciais as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão: “Acesso em:”. MARTINS, Gilberto de Andrade. Em: < > Acesso em: 15 de julho 2012.

28 Língua Portuguesa, 8º Ano do Ensino Fundamental
Referências ou remissões a outros textos ou a outros autores Referência para livro SOBRENOME DO AUTOR, Nome.¯Título do livro:¯subtítulo.¯Local de publicação (cidade):¯Editora,¯data.¯Número de páginas ou volumes.¯(Nome e número da série) Ex.: SCHAFF, Adam. História e verdade. São Paulo: Martins Fontes, p. MARTINS, Gilberto de Andrade. Em: < > Acesso em: 15 de julho 2012.

29 Língua Portuguesa, 8º Ano do Ensino Fundamental
Referências ou remissões a outros textos ou a outros autores Conclusão A cada dia, os trabalhos acadêmicos vêm ganhado mais notoriedade e importância, na mesma medida que a produção textual vem se tornando requisito essencial para todo aquele que deseja se inserir no mercado de trabalho. A habilidade para fazer referências ou remissões a outros textos e autores é fundamental para se construir um texto que possua credibilidade e auxilia muito o estudante a ler alguns gêneros textuais que fazem uso desse recurso. Portanto, esse aspecto da intertextualidade não deve ser encarado como ferramenta secundária, mas como algo de extrema importância, sem a qual a produção textual, em especial quando se trata de textos acadêmicos, de um aluno fica seriamente comprometida.

30 Sites sugeridos http://artigocientifico.uol.com.br/
Língua Portuguesa, 8º Ano do Ensino Fundamental Referências ou remissões a outros textos ou a outros autores Sites sugeridos Nesse site, podem ser acessados diversos artigos científicos, de natureza aleatória, dos quais os alunos podem extrair trechos para os exercicios de referenciação, além de se familizarizarem com um gênero textual que comumente faz uso de remissões a outros textos e autores. Nesse site, está à disposição do aluno uma gama enorme de redações sobre vários temas, das quais ele pode se utilizar para resolver os exercícios de citação sugeridos na aula prática.

31 Referências Bibliográficas
Língua Portuguesa, 8º Ano do Ensino Fundamental Referências ou remissões a outros textos ou a outros autores Referências Bibliográficas Associação brasileira de normas técnicas, informação e documentação –citações em documentos – apresentação, Disponível em: < > Acesso em: 13 de julho 2012. AMADO, Jorge. A morte e a morte de Quincas Berro D’água. Rio de Janeiro: Ed. Record, 2004. QUEIROZ, Eça de. O primo Basílio. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2004. SERGIO, Ricardo. Como fazer citação de citação. Disponível em: < >. Acesso em: 12 de julho 2012.


Carregar ppt "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google