A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CITAÇÃO Menção de uma informação extraída de

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CITAÇÃO Menção de uma informação extraída de"— Transcrição da apresentação:

1 CITAÇÃO Menção de uma informação extraída de
outra fonte consultada. Objetivo enriquecer o texto, dando-lhe maior clareza e credibilidade. A fonte da informação deve ser citada obrigatoriamente e todas as citações devem ser referenciadas.

2 A Norma Brasileira para Padronização (NBR 10250) trata dos procedimentos relacionados às citações.
A NBR foi criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

3 CITAÇÃO DIRETA É a transcrição de expressão, frase ou parágrafo tal qual está no texto que está sendo lido (cópia exata do trecho citado). Também chamada de citação literal ou transcrição formal. EXEMPLO: Para Morais (2000, p. 8), o critério de comprometimento visa analisar qual o grau de envolvimento do autor de um texto com o seu discurso e isso não é difícil de ser realizado “[...] não é difícil para o leitor ou leitora de algum recurso intelectual distinguir o que vem do cerne vivo de convicções do que vem de encarceramentos doutrinários”. O que vem sob ASPAS é cópia do texto de Morais. Para comprovar a veracidade da transcrição pode-se consultar a fonte indicada pelo sobrenome, ano e página.

4 Até três linhas: devem estar entre aspas. EXEMPLO:
Lakatos (2000, p. 125) afirma que “a ficha de resumo é importante no trabalho.” OU “A ficha de resumo é importante no trabalho.” (LAKATOS, 2000, p. 125).

5 Mais de três linhas: devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor (10) e sem aspas. EXEMPLO: Quando o engenheiro aceita construir uma casa, a primeira coisa que ele analisa é a planta do imóvel, sem ela a construção da casa tem poucas chances de sair. Da mesma forma acontece com o projeto de pesquisa. (COSTA, 2000, p. 15).

6 CITAÇÃO INDIRETA Quando se quer usar apenas a idéia ou o conceito desenvolvido por um autor, sem repetir as mesmas palavras. Também chamada de citação não literal, conceitual ou paráfrase. EXEMPLO: Um texto deve ser entendido também por aquilo que ele oculta, mascara. Neste sentido, explicitar a intenção subjacente do autor é uma das tarefas da crítica. (MORAIS, 2000). Observar que o texto de Morais não foi usado tal qual se encontra no documento consultado, por isso não é necessário utilizar aspas.

7 EXEMPLO: Caspersen (1985) defini atividade física como movimento corporal com gasto energético. OU Atividade física é movimento corporal com gasto de energia. (CASPERSEN, 1985).

8 CITAÇÃO MISTA São aquelas que se inserem na síntese de um texto com apenas algum termo retirado do documento. EXEMPLO: Morais mostra a importância da crítica para o abandono da postura passiva do leitor, postura encontrada por séculos nas escolas, ao assumirem como inquestionável as falas dos autores, um “sonambulismo estéril”. (2000, p. 2). Nesta citação a transcrição literal é apenas o que vem sob aspas.

9 CITAÇÃO DE CITAÇÃO É a citação direta ou indireta de um texto que não se teve acesso ao original. Neste caso, cita-se o sobrenome do autor não consultado, seguido de apud (citado por, conforme ou segundo) e o sobrenome do autor do documento consultado. EXEMPLO: Silva (1985, p. 20) apud Guedes (1997, p. 50), afirma que “atividade é todo movimento corporal”. Obs: Deve-se usar apud somente para documentos que não podem ser recuperados.

10 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
Quando se suprimirem partes, no início, no final ou no meio, usa-se reticências entre colchetes. EXEMPLO: “As línguas diferem muito pouco no que diz respeito as capacidades expressivas[...]”. “Mas são utilizadas para diferenciar civilizações [...]”. (PERINI, 2002, p. 31). Para realizar comentários ou acréscimos de informações, colocar entre colchetes. EXEMPLO: “A produção científica em Educação, reflete as tendências atuais” [o contexto brasileiro]. (SOCIEDADE BRASILEIRA de EDUCAÇÃO, 1991, p. 15).

11 Para dar ênfase ou destaque, usar negrito ou itálico, informando com grifo nosso ou grifo do autor se a citação original já está com grifo. EXEMPLO: “Característica popular da língua”. (PERINI, 2002, p.10, grifo nosso). Citação de dados obtidos por informação oral (cursos, palestras, debates) é indicada pela expressão verbal, entre parênteses. EXEMPLO: Mais da metade da população brasileira é sedentária. (SILVA, 2007, informação verbal).

12 Quando houver coincidência de sobrenomes de autores, acrescentar as iniciais de seus nomes, se mesmo assim houver coincidência, colocam-se os nomes por extenso. EXEMPLO: (SILVA, B., 1999, p. 20). (SILVA, G., 2005, p. 10). (SOUZA, Elizabeth, 2002, p. 40). (SOUZA, Elza, 2004, p. 18).

13 Para citação de vários trabalhos de um mesmo autor , com a mesma data, usa-se letras minúsculas acompanhando a data. EXEMPLO: (SANTOS, 1999a). (SANTOS, 1999b). Citações indiretas de vários trabalhos de um mesmo autor, publicados em datas diferentes, cita-se o sobrenome, seguido das datas, sem espaçamento. EXEMPLO: (FARIA, 1999, 2000, 2002).

14 Citação indireta de diversos documentos de vários autores, são separados por ponto e vírgula em ordem alfabética. EXEMPLO: (ANDES, 1998; FARIA, 2000; SANTOS, 1996). OU Andes (1998), Faria (2000), Santos (1996) dizem... Citação de trabalho de dois autores, cita-se os dois. EXEMPLO: Santos e Silva (2000, p.12) relatam..... (SANTOS E SILVA, 2000, p.12).

15 Citação de trabalho de três ou mais autores, cita-se apenas o primeiro autor e depois et al. EXEMPLO: Carvalho et al. (2004, p. 50) denominam... OU (CARVALHO et al., 2004, p. 50).

16 BIBLIOGRAFIA JACOBINI, M. L. de P. Metodologia do trabalho acadêmico. Campinas: Alínea, 2004.

17 EXERCÍCIOS Faça uma citação direta no fim desta frase:
Motivação é qualquer coisa que leva uma pessoa a praticar uma determinada ação. Autor: Idalberto Chiavenato Ano: 2000 Página: 45

18 Faça uma citação indireta no início desta frase: Os alunos terminam os estudos sem motivação para redigir um texto, isso tem um motivo: seus professores não desenvolverem na sala de aula a habilidade de expressão dos alunos. Autor: Marcos Bagno Ano: 2005 Página: 135

19 Faça uma citação mista no início e no fim desta frase: Seus contatos com outros grupos são feitos com os pesquisadores principais desses grupos. São essas pessoas que em geral se têm em mente quando se menciona um “colégio invisível”. Autor: Arthur Meadows Ano: 1999 Página: 135

20 Descreva qual o tipo de citação nos exercícios a seguir:
A doutrina da transformação das circunstâncias e da educação, esquece que as circunstâncias tem de ser transformadas pelos homens, e que o próprio educador tem que ser educado. (MARX, 1984, p. 14).

21 Conforme adverte Bourdieu, “a teoria da prática que aparece como condição de uma ciência rigorosa das práticas, não é menos teórica”. (1972, p.157). Temos que começar enfrentando a questão, ainda que não tenhamos respostas definitivas. E o fazemos salientando alguns pontos que distinguem as Ciências Sociais e as tornam específicas. (DEMO, 1981). Sem entrar no mérito do reducionismo que se processa em relação à abrangência do social e em relação à delimitação do espaço da saúde/doença no corpo, ainda que “corpo social”, tenta-se realizar neste estudo uma ampliação do conceito sociológico de saúde. (TEIXEIRA, 1985, p. 87).

22 Para Tuckwell (1907, p. 124) “a mente é o homem, e o conhecimento, a mente. O homem é apenas aquilo que ele conhece [...]. A verdade de ser e a verdade de saber são uma só”. A outra experiência de que participo não usa correio [eletrônico] de modo tão eficiente. É um traço, pessoal do organizador. Por causa disso, a colaboração é menos eficaz. As pessoas não estão organizadas. Elas não sabem o que devem fazer. (FOX, 1991). Cuidado, se você continuar gerando maiores economias de custo na linha de produção, pode ser o próximo a perder o emprego. (MEYER, 1986, p. 34 apud LAWLER, 1987, p. 42).


Carregar ppt "CITAÇÃO Menção de uma informação extraída de"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google