A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Ensino Fundamental, 6° Ano Identificação e emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas

2 Língua Portuguesa, 6º Ano do Ensino Fundamental
Identificação e emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas. O diálogo Diálogo é a sequência de falas entre duas ou mais pessoas ou personagens. Cada uma das pessoas ou personagens que participa do diálogo chama-se interlocutor. Imagem: Richard Melo da Silva/Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic

3 Língua Portuguesa, 6º Ano do Ensino Fundamental
Identificação e emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas. O uso do travessão Em geral, em um diálogo, as falas das personagens são introduzidas e separadas da fala do narrador por um travessão (−). Veja um exemplo:

4 “ – O que houve? – perguntou o conde.
Língua Portuguesa, 6º Ano do Ensino Fundamental Identificação e emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas. “ – O que houve? – perguntou o conde. − É que... É que... O senhor vai se arriscar muito. Não posso deixar de me preocupar... − Ah, sim? – animou-se Guiche. – É a primeira vez que a vejo preocupada comigo. Só sinto que tenha sido justamente no dia em que devo partir... − Só o disse porque é terrível ver uma pessoa da qual a gente gosta partir para a guerra – emendou Roxana, triste.” Edmond Rostand. Cyrano de Bergerac. Tradução e adaptação de Rubem Braga. São Paulo: Scipione, 1987. In: Projeto Araribá: português / obra coletiva, concebida, desenvolvida e Produzida pela Editora moderna; 1. ed. – São Paulo: Moderna, p. 118.

5 Observe o seguinte exemplo:
Língua Portuguesa, 6º Ano do Ensino Fundamental Identificação e emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas. Iniciar um novo parágrafo com travessão indica mudança de interlocutor. Se não fizermos isso, o diálogo ficará difícil de entender. Observe o seguinte exemplo:

6 Língua Portuguesa, 6º Ano do Ensino Fundamental
Identificação e emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas. Manhê! Que é, meu filho? Olha só como o céu tá estrelado, né? É, tá bonito. Manhê! Quantas estrelas tem no céu? Sei lá, menino, milhares. Puxa! Manhê! Quanto é que são milhares? Ora essa, são muitas, que a gente nem consegue contar. Pausa. Manhê! Que é, menino, que é? Por que de dia não tem estrelas? Tem sim. Você sabia que o Sol é uma estrela? Puxa! Alexandre Azevedo. Que azar, Golgofredo! São Paulo: Atual, p In: Projeto Araribá: português / obra coletiva, concebida, desenvolvida e produzida pela Editora moderna; 1. ed. – São Paulo: Moderna, ª Série. p. 122.

7 Língua Portuguesa, 6º Ano do Ensino Fundamental
Identificação e emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas. Note que o diálogo está todo junto, não há travessões marcando as falas das personagens. Isso dificulta a compreensão do texto . Observe, porém, como o uso do travessão facilita a leitura e a compreensão do texto:

8 − Manhê! − Que é, meu filho? − Olha só como o céu tá estrelado, né?
Língua Portuguesa, 6º Ano do Ensino Fundamental Identificação e emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas. − Manhê! − Que é, meu filho? − Olha só como o céu tá estrelado, né? − É, tá bonito. − Manhê! Quantas estrelas tem no céu? − Sei lá, menino, milhares. − Puxa! Manhê! Quanto é que são milhares? − Ora essa, são muitas que a gente nem consegue contar.

9 Pausa. − Manhê! − Que é, menino, que é?
Língua Portuguesa, 6º Ano do Ensino Fundamental Identificação e emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas. Pausa. − Manhê! − Que é, menino, que é? − Por que de dia não tem estrelas? − Tem sim. Você sabia que o Sol é uma estrela? − Puxa! Alexandre Azevedo. Que azar, Golgofredo! São Paulo: Atual, p In: Projeto Araribá: português / obra coletiva, concebida, desenvolvida e produzida pela Editora moderna; 1. ed. – São Paulo: Moderna, ª Série. p Livro do professor.

10 Língua Portuguesa, 6º Ano do Ensino Fundamental
Identificação e emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas. O uso das aspas Além do travessão, é possível indicar o diálogo e a mudança de interlocutores com o uso de aspas (“ ”), abrindo e fechando cada fala.

11 “ De São Luís, ouviu falar?”
Língua Portuguesa, 6º Ano do Ensino Fundamental Identificação e emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas. “ Você vai viajar?”, perguntou-me a senhora que cuidava do banheiro, olhando minha pequena sacola sobre a pia. “ Não. Estou chegando.” “Ah.” “ De São Luís, ouviu falar?” “ Ouvi. Veio passear na casa de parentes?” “Não. Vim trabalhar. Sou atriz.” Ana Miranda. Sem pecado. São Paulo: Cia. Das Letras, p. 11.

12 Língua Portuguesa, 6º Ano do Ensino Fundamental
Identificação e emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas. O uso dos dois pontos No diálogo os dois pontos são usados, sobretudo, para introduzir uma fala. Observe o exemplo:

13 − Ah, meu primo, como ele é lindo! Como é talentoso! E como eu o amo!
Língua Portuguesa, 6º Ano do Ensino Fundamental Identificação e emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas. “Logo depois, Roxana chegou ao jardim: − Ah, meu primo, como ele é lindo! Como é talentoso! E como eu o amo! [...] A aia chegou correndo e interrompeu o diálogo: − O conde de Guiche vem vindo. Depressa, senhor, é melhor entrar... Não é bom que ele o encontre aqui. Edmond Rostand. Cyrano de Bergerac. Tradução e adaptação de Rubem Braga. São Paulo: Scipione, 1987. In: Projeto Araribá: português / obra coletiva, concebida, desenvolvida e Produzida pela Editora moderna; 1. ed. – São Paulo: Moderna, p

14 O diálogo na literatura
Língua Portuguesa, 6º Ano do Ensino Fundamental Identificação e emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas O diálogo na literatura Na literatura, o diálogo desempenha várias funções: tornar as personagens mais reais para o leitor; dar às personagens expressão própria para que pareçam falar diretamente com o leitor;

15 dar informações diretamente ao leitor, sem a necessidade do narrador;
Língua Portuguesa, 6º Ano do Ensino Fundamental Identificação e emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas. dar informações diretamente ao leitor, sem a necessidade do narrador; sugerir ao leitor características das personagens.

16 Língua Portuguesa, 6º Ano do Ensino Fundamental
Identificação e emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas. O confuso mundo dos eus Jantaram em silêncio. Alice trazia os pratos, levava os pratos, e Lília acompanhava com os olhos. Já estavam na sobremesa, quando a mãe resolveu abrir a boca. − Marcos César telefonou há meia hora – disse em tom de acaso. − Prefiro não falar desse assunto, mamãe − respondeu Lília, afastando o prato.

17 Língua Portuguesa, 6º Ano do Ensino Fundamental
Identificação e emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas. − Não sei por que essas brigas! – insistiu dona Flávia. – É um rapaz tão educado! E tem mais: é de boa família. Ele vive dizendo que há de ser um famoso engenheiro nuclear, e eu não duvido que consiga! − Que bom pra ele! − Você, quando quer, sabe ser cínica! − observou a mãe com um olhar reprovador. Ganymédes José. A ladeira da saudade. São Paulo: Moderna, p. 16.

18 Língua Portuguesa, 6º Ano do Ensino Fundamental
Identificação e emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas. O texto “ O confuso mundo dos eus” é fragmento de um romance que conta a história de uma adolescente de classe alta, Lília, que se apaixona por um artista, porém a sua mãe não aprova o namoro e já escolheu Marcos César para namorar com a filha.

19 Língua Portuguesa, 6º Ano do Ensino Fundamental
Identificação e emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas. Observe que é através do diálogo que percebemos as personalidades das personagens, bem como a difícil relação entre elas. E, para isso, a pontuação desempenha um papel fundamental. Note:

20 Língua Portuguesa, 6º Ano do Ensino Fundamental
Identificação e emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas. − Não sei por que essas brigas! – insistiu dona Flávia. – É um rapaz tão educado! E tem mais: é de boa família. Ele vive dizendo que há de ser um famoso engenheiro nuclear, e eu não duvido que consiga! − Que bom pra ele! − Você, quando quer, sabe ser cínica! − observou a mãe com um olhar reprovador. O uso do ponto de exclamação deixa claro para os leitores que não se trata de uma conversa amigável. Mãe e filha vivem uma relação conturbada.

21 Língua Portuguesa, 6º Ano do Ensino Fundamental
Identificação e emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas. O uso da interrogação O ponto de interrogação (?) é usado no final das frases para indicar que uma pergunta está sendo feita. No diálogo a pontuação no final da frase é muito importante para entendermos as intenções das personagens.

22 Acesse o Link da Tirinha:
Língua Portuguesa, 6º Ano do Ensino Fundamental Identificação e emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas. (1) A interrogação indica que Mônica está fazendo uma pergunta. Acesse o Link da Tirinha:

23 Outros exemplos do uso da interrogação
Língua Portuguesa, 6º Ano do Ensino Fundamental Identificação e emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas Outros exemplos do uso da interrogação Acesse o Link da Tirinha:

24 Acesse o Link da Tirinha:
Língua Portuguesa, 6º Ano do Ensino Fundamental Identificação e emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas. Acesse o Link da Tirinha:

25 Língua Portuguesa, 6º Ano do Ensino Fundamental
Identificação e emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas. O uso da exclamação O ponto de exclamação (!) expressa uma emoção ou sentimento: surpresa, alegria, medo, irritação, etc. Observe o uso da exclamação em alguns diálogos:

26 Acesse o Link da Tirinha:
Língua Portuguesa, 6º Ano do Ensino Fundamental Identificação e emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas. Exclamações indicando a alegria do pai. (primeiro quadrinho) Exclamações indicando a irritação da filha. (segundo quadrinho) Acesse o Link da Tirinha:

27 Sugestões de atividades
Língua Portuguesa, 6º Ano do Ensino Fundamental Identificação e emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas. Sugestões de atividades 1ª Atividade: 1) Exibir o filme “Os fantásticos livros voadores do Senhor Lessmore”, disponível no You Tube.(2) 2) Dividir a turma em quatro grupos. Cada grupo ficará encarregado de criar uma diálogo para determinada cena do filme.

28 Grupo 1: Diálogo entre a moça, o Sr. Lessmore e o livro;
Língua Portuguesa, 6º Ano do Ensino Fundamental Identificação e emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas. Grupo 1: Diálogo entre a moça, o Sr. Lessmore e o livro; Grupo 2: A chegada à biblioteca (diálogo com os livros); Grupo 3: A parada cardíaca do livro (diálogo com os demais livros que observam a ressuscitação);

29 Grupo 4: Empréstimo dos livros (diálogos com os leitores);
Língua Portuguesa, 6º Ano do Ensino Fundamental Identificação e emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas. Grupo 4: Empréstimo dos livros (diálogos com os leitores); Grupo 5: A despedida do Sr. Lessmore dos livros. 3) Após a produção textual, cada grupo apresentará o seu diálogo.

30 Língua Portuguesa, 6º Ano do Ensino Fundamental
Identificação e emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas. 4) Promover um debate sobre os resultados obtidos, dando ênfase à pontuação utilizada. Obs.: Essa atividade pode ser desenvolvida no laboratório de informática e as produções apresentadas no datashow, facilitando o debate sobre a pontuação empregada por cada grupo.

31 Língua Portuguesa, 6º Ano do Ensino Fundamental
Identificação e emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas. * 2ª Atividade: 1) Reescreva o diálogo pontuando-o adequadamente, marcando a fala de cada personagem e a entonação que imagina para cada fala. Alô Quem fala Ninguém Quem fala é você que está perguntando

32 Mas eu preciso saber com quem estou falando
Língua Portuguesa, 6º Ano do Ensino Fundamental Identificação e emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas. Mas eu preciso saber com quem estou falando E eu preciso saber antes a quem estou respondendo Assim não dá Me faz o obséquio de dizer quem fala Todo mundo fala meu amigo desde que não seja mudo [...] Carlos Drummond de Andrade. Diálogo de todo dia. In: Histórias para o rei. Rio de Janeiro: Record, 2002.

33 Língua Portuguesa, 6º Ano do Ensino Fundamental
Identificação e emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas. Resposta − Alô? Quem fala? − Ninguém. Quem fala é você, que está perguntando. − Mas eu preciso saber com quem estou falando. − E eu preciso saber antes a quem estou respondendo. − Assim não dá. Me faz o obséquio de dizer quem fala. − Todo mundo fala, meu amigo, desde que não seja mudo. [...]

34 Língua Portuguesa, 6º Ano do Ensino Fundamental
Identificação e emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas. * 3ª Atividade: Usando o programa Hagáquê, peça aos alunos que montem uma história em quadrinhos, criando diálogos divertidos entre as personagens.(3)

35 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 2 Richard Melo da Silva/Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic 17/09/2012


Carregar ppt "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google