A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Gestão da Manutenção MANUTIBILIDADE VIDA DE UM BEM FIABILIDADE – R(t) Probabilidade de bom funcionamento MANUTIBILIDADE – M(t) Probabilidade de duração.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Gestão da Manutenção MANUTIBILIDADE VIDA DE UM BEM FIABILIDADE – R(t) Probabilidade de bom funcionamento MANUTIBILIDADE – M(t) Probabilidade de duração."— Transcrição da apresentação:

1 1 Gestão da Manutenção MANUTIBILIDADE VIDA DE UM BEM FIABILIDADE – R(t) Probabilidade de bom funcionamento MANUTIBILIDADE – M(t) Probabilidade de duração de uma reparação λ(t) – taxa de avariasµ(t) – taxa de reparação DISPONIBILIDADE – D(t) Probabilidade de assegu- rar a função MTBF + MTTR MTBF D =

2 2 Gestão da Manutenção MANUTIBILIDADE Probabilidade de restabelecer a um sistema as suas condições de funcionamento específicas, em limites de tempo desejadas, quando a manutenção é conseguida nas condições e com os meios prescritos. (AFNOR) Conceito ligado a: Facilidade de manutenção, tempos de operação de manutenção, qualidade de concepção e custos de manutenção.

3 3 Gestão da Manutenção MANUTIBILIDADE Decomposição dos TTR: - Tempo de verificação da realidade da falha (despiste de falsos alarmes); - T. de diagnóstico; - T. de acesso à parte avariada; - T. de substituição ou de reparação; - T. de remontagem; - T. de controlo e teste.

4 4 Gestão da Manutenção MANUTIBILIDADE CRITÉRIOS DE MANUTIBILIDADE A ter em conta no momento de selecção de investimento. LIGADOS À CONCEPÇÃO - Intercambialidade: normalização dos componentes, pa- dronização dos equipamentos e dos seus componentes; - Indicadores de desgaste, de falha e definição de seus patamares; - Modularidade; - Contadores de utilização; - Tecnologias conhecidas; - Tempo de localização, de diagnóstico e de reparação; - Tempo de desmontagem (acesso, ferramentas especi- ais...) - Regulações complexas de reposição.

5 5 Gestão da Manutenção MANUTIBILIDADE LIGADOS À GESTÃO DO UTILIZADOR - Homogeneidade do parque tecnólogico; - Configuração do layout; - Meios de manutenção.

6 6 Gestão da Manutenção MANUTIBILIDADE LIGADOS À INFORMAÇÃO - Qualidade e extensão do dossier técnico da máquina disponibilizado pelo fabricante; - Normas de instalação, manutenção e utilização. LIGADOS AOS S.A.V. DO FORNECEDOR - Evolução dos modelos de fabrico; - Eficácia e seriedade do serviço pós-venda; - Aprovisionamento de peças e componentes de reposi- ção; -Garantia de continuidade (capacidade de gestão, saúde financeira...)


Carregar ppt "1 Gestão da Manutenção MANUTIBILIDADE VIDA DE UM BEM FIABILIDADE – R(t) Probabilidade de bom funcionamento MANUTIBILIDADE – M(t) Probabilidade de duração."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google