A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Presente do Homem para Deus

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Presente do Homem para Deus"— Transcrição da apresentação:

1 O Presente do Homem para Deus
"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem" (João 4. 23). Hinos Sugeridos (HA): Hino Inicial – 3, 8, 12 Meditação – 2, 7, 16 Hino Final – 278,287, 298 Disponível no site

2 A adoração semanal A cada sábado estamos na igreja. O nosso objetivo é adorar a Deus. Sabemos o que estamos fazendo? Por que adorar? O que é adorar? Como adorar? A quem adorar?

3 A Adoração e o Grande Conflito
A adoração é tema central do Grande Conflito: Satanás desejou ser adorado (Isaías 14:13-14) Ele e seus representantes ainda desejam isso hoje (II Tessalonicenses 2:3-4) Foi uma das tentações de Jesus (Mateus 4:8-9) Será o divisor final entre o Povo de Deus e os ímpios (Apocalipse 14:6-12) Das três mensagens angélicas, duas tratam da adoração! A adoração é o tema central do grande conflito entre Deus e Satanás. A mensagem do terceiro anjo (Apocalipse 14:9-11) oferece a mais solene advertência de toda a Bíblia, uma advertência contra a falsa adoração. A mensagem do primeiro anjo (Apocalipse 14:6-7) é uma ordem para adorar a Deus. Mas, porque não temos dado à adoração a atenção exigida pela mensagem do primeiro anjo, tem sido criado um vácuo nesta área e agora estamos preocupados com o que está preenchendo este vazio. Temos a tendência de reagir àquilo que não gostamos na adoração, em vez de fazermos uma reflexão séria a respeito do que deveria constituir a genuína adoração adventista do sétimo dia.

4 O Grande Conflito e nós "Muitos há que não consideram esse conflito entre Cristo e Satanás como tendo relação especial com sua própria vida; pouco interesse tem para eles. Mas essa luta repete-se nos domínios de cada coração". (O Desejado de Todas as Nações, p. 116)

5 A Adoração e o Grande Conflito
Adoração à besta Apocalipse 13:4, 8, 14 e 15 Adoração a Deus Apocalipse 4:10-11; 5:14; 7:11-12; 11:16-17; 15:4; 19:4

6 O resultado do Grande Conflito
Adoradores da besta: Apocalipse 14:9-11 “E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome.

7 O resultado do Grande Conflito
Adoradores de Deus: Apocalipse 20:4 “E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.”

8 A importância da Adoração
A quem dedicamos a nossa adoração? Esta será a prova final durante a tribulação dos últimos dias, conforme já vimos nas mensagens dos três anjos de Apocalipse 14. João 4:23 “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.”

9 Três tipos de Adoração Adoração Falsa – a falsos deuses: Êxodo 20:3-6;
Deuteronômio 6:14; 8:19; Daniel 3:17-18

10 Três tipos de Adoração Adoração Vã – ao verdadeiro Deus, mas de forma inaceitável: Êxodo 20:7; Isaías 1:11-15 Amós 5:21-23 Marcos 7:6-7

11 Três tipos de Adoração Adoração Verdadeira Deuteronômio 6:13;
Salmos 29:2; 99:9; Isaías 66:23 João 4:23-24; Apocalipse 14:7

12 Mas o que é adoração? Adoração - latim adoratione; derivada do verbo adorare (adorar) verbo trans. direto - "Culto a uma divindade; Culto, reverência, veneração." - Aurélio Isto conceitua o termo, mas não nos explica, de forma prática, como a adoração acontece na vida do cristão Vamos compreender o que a adoração não é

13 Adoração não é sinônimo de louvor!
Louvor - "Glorificação, exaltação“ (Aurélio) é um elogio mais enfático e mais elaborado. Podemos louvar várias coisas: A culinária típica de algum país Os grandes homens da nossa pátria A beleza de um recanto paradisíaco As qualidades e virtudes da mulher amada Os méritos de uma conquista esportiva.

14 Adoração x Louvor Adoração - só a Deus (prestar culto)
Relação direta entre o adorador e a divindade. Louvor - pode ser dirigido a homens e coisas.  Talvez por isto hoje, ao referir-se sobre música na igreja, seja colocada tanta ênfase no termo louvor, e fale-se tão pouco em adoração. Será que estamos adorando a ima imagem de nós mesmos, em vez de adorar a Deus?

15 Louvor a Deus na Bíblia Deus é "digno de ser louvado” (II Samuel 22:4; I Crônicas 16:25; Salmos 18:3; 48:1; 96:4; 145:3; 148; 150; etc.) Se podemos louvar a homens, quanto mais a Deus, que fez os homens! O louvor a Deus é apenas um dos aspectos da adoração.

16 Adoração E Louvor Quando o louvor é voltado para Deus ele pode fazer parte da adoração e é aí que muitos se confundem. Mas para que ocorra esta fusão, os seguintes requisitos devem ser preenchidos:

17 Adoração E Louvor - 1 O louvor tem que ser dirigido única e exclusivamente a Deus. (Êxodo 20:3; 34:14; I Crônicas 16:8-11; Salmos 98:4-6; 113:1-4; 117; 147:1, 7, 12; Colossenses 3:23-24)

18 Adoração E Louvor - 2 Deve partir de um coração plenamente consciente de sua condição diante de um Deus supremo, perfeito e santo. (Salmos 16:2; 138:6; 147:6; Isaías 57:15; 66:2; Miquéias 6:6-8; Mateus 5:3; 18:3-4; Efésios 4:17-20; Colossenses 3:1-3; I Pedro 3:8-9; 5:5)

19 Adoração E Louvor - 3 Toda arte, técnica e gosto humanos tem que estar absolutamente consagrados, para que possam ser apresentados diante de um Deus supremo, perfeito e santo. Não há adoração sem humildade e consagração. (Levíticos 11:44-45; 19:2; 20:7-8, 26; Salmos 24:3-4; Romanos 12:1-2) 

20 Adoração não é cantar ou tocar!
Para se adorar a Deus não é necessário haver música. A música é apenas um dos veículos da adoração Podemos adorar a Deus cantando ou tocando, mas também podemos adorar perfeitamente a Deus, sem tocar ou cantar, ou seja, sem utilizar música. 

21 Música pode até ser odiosa a Deus
A música pode até ser abominável a Deus, assim como todo o ritual de adoração, se a adoração não for verdadeira (por exemplo, Ezequiel 26:13; Amós 5:23). Por mais bela, apropriada e harmoniosa que seja a música usada, se a adoração não provêm de um coração transformado pelo Espírito, ela não será aceita, esteja ou não acompanhada de música.

22 Música não convida os anjos
"Aparelhamento faustoso, ótimo canto e música instrumental na igreja não convidam o coro angélico a cantar também. À vista de Deus estas coisas são como galhos da figueira infrutífera, que só mostrava folhas pretensiosas. Cristo espera frutos, princípios de bondade, simpatia e amor. (...) Pode uma congregação ser a mais pobre da Terra, sem música nem ostentação exterior, mas se ela possuir esses princípios, os membros poderão cantar, pois o gozo de Cristo está em sua alma, e esse canto podem eles oferecer como uma oblação a Deus." (White – Manuscrito 123, 1899)

23 Isaías 6:1-8 Texto básico para a compreensão da adoração.
Visão da majestade divina (versos 1-4); Visão da própria finitude e pecaminosidade, e confissão dos pecados (verso 5); Recebimento de perdão (ou render-se à divindade) e transformação interior (versos 6-7); Consagração e disposição para o serviço (verso 8).

24 Afinal, o que é adoração? "Adoração é uma reação ativa a Deus, pela qual declaramos a sua dignidade. A adoração não é passiva, mas sim participativa. Adoração não é simplesmente um clima; é uma reação. Adoração não é apenas uma sensação; é uma declaração. (Allen/Borror, Teologia da Adoração - pág. 16 – (ênfase no original))

25 A adoração é um diálogo Deus fala: estudo da Palavra de Deus e outras formas de revelação (inclusive a música) O homem responde: expressão da adoração – ofertas, cânticos, orações, serviço, etc. Notar o duplo papel da música (revelação e expressão) A igreja necessita compreender a importância desses elementos, de forma positiva e equilibrada.

26 Qual é o item essencial? Mateus 8:2 - “E eis que veio um leproso e o adorava, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo.” Mateus 9:18 - “Enquanto ainda lhes dizia essas coisas, eis que chegou um chefe da sinagoga e o adorou, dizendo: Minha filha acaba de falecer; mas vem, impõe-lhe a tua mão, e ela viverá.” Mateus 14:33 - “Então os que estavam no barco adoraram-no, dizendo: Verdadeiramente tu és Filho de Deus.” Mateus 15:25 – “Então veio ela e, adorando-o, disse: Senhor, socorre-me.” Mateus 28:17 - “E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.

27 Um item essencial – a Fé "Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que recompensa os que O buscam“ (Hebreus 11:6). Adorar com fé é faze-lo confiando em Suas promessas.

28 Como devemos adorar?  "Religião não é limitar-se a formas e cerimônias exteriores. A religião que vem de Deus é a única que leva a Ele. Para O servirmos devidamente, é mister nascermos do divino Espírito. Isso purificará o coração e renovará a mente, dando-nos nova capacidade para conhecer e amar a Deus. Comunicar-nos-á voluntária obediência a todos os Seus reclamos. Esse é o verdadeiro culto. (...continua...)

29 A Adoração é fruto do coração?
... É o fruto da operação do Espírito Santo. É pelo Espírito que toda prece sincera é ditada, e tal prece é aceitável a Deus. Onde quer que a alma se dilate em busca de Deus, aí é manifesta a obra do Espírito, e Deus Se revelará a essa alma. A tais adoradores Ele busca. Espera recebê-los, e torná-los Seus filhos e filhas." (D.T.N., 189)

30 A adoração é fruto do Espírito!
Filipenses 2:13 "porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade." "Não podeis mudar vosso coração, não podeis por vós mesmos consagrar a Deus as vossas afeições; mas podeis escolher servi-Lo. Podeis dar-Lhe a vossa vontade; Ele então operará em vós o querer e o efetuar, segundo a Sua vontade. Desse modo toda a vossa natureza será levada sob o domínio do Espírito de Cristo." (Caminho a Cristo, 47)

31 Comunhão: A chave da adoração
Osterman, O Que Deus Diz Sobre Música, pág. 39 "Infelizmente, quando o culto individual é negligenciado, em virtude de exigüidade de tempo ou outros desafios, a pessoa fica desarmada e despreparada para lutar contra o inimigo e as tentações trazidas pelos costumes, com as quais ele procura enredar a alma incauta. 'Não negligencieis a oração secreta, pois é a alma da religião' (White, Testemonies, vol. 1, pág. 163)"

32 Adoração individual e comunitária
É na esfera individual que a adoração comunitária tem a sua origem. De todo aquele que se aproxima do Senhor para adorá-Lo, exige-se que reconheça a Sua santidade e dignidade. Porém, este conhecimento só brota quando temos um relacionamento com Ele, em nossa comunhão diária.

33 Conhecer a Deus Para adorar a Deus, precisamos saber quem Ele é, ler nas Escrituras Sua auto-revelação ao Seu povo, meditar em Seus atributos; e, sobretudo, aceitar pela fé Sua manifestação em Cristo. Somente depois que O reconhecermos como nosso soberano é que daremos a devida importância à Sua vontade na nossa vida, e O serviremos voluntariamente, de todo coração.

34 Cristãos vazios Quando chegamos vazios à igreja, nada tendo a oferecer, (...) o homem torna-se então a audiência (...) o desejo de uma emoção intensa é a única coisa que parece satisfazer a alma vazia." (Osterman, O Que Deus Diz Sobre Música, pág. 46) Na falta de uma gratificação espiritual, sente-se, então, necessidade de uma excitação aos sentidos, uma gratificação aos prazeres comuns da natureza humana.

35 Culto com excitação – um exemplo
A adoração ao bezerro de ouro, relatada em Êxodo 32 é o exemplo mais gritante de um culto falso onde foram introduzidas excitações não produzidas nas cortes celestiais, inclusive com música, dança. Hoje em dia, para designar este tipo de culto vazio e emocional podemos usar palavras como "celebração" ou "louvor". Na verdade, isto é uma adoração falsa, feita a nós mesmos, gratificando aos nossos desejos carnais. O “eu” tem a supremacia neste tipo de culto

36 Culto com excitação – Testemunho
"Quantas vezes em nossos próprios dias é o amor aos prazeres disfarçado por uma "aparência de piedade"! (II Timóteo 3:5). Uma religião que permite aos homens, enquanto observam os ritos do culto, entregarem-se à satisfação egoísta ou sensual, é tão agradável às multidões hoje como o foi nos dias de Israel. E ainda há Arãos flexíveis, que ao mesmo tempo em que mantêm posições de autoridade na igreja, cederão aos desejos dos que não são consagrados, e assim os induzirão ao pecado." (White, Patriarcas e Profetas, pág. 317)

37 Ofensa a Deus A menos que aos crentes sejam inculcadas idéias precisas acerca do culto verdadeiro e da verdadeira reverência para com Deus, prevalecerá entre eles a tendência para nivelar o sagrado ao comum. Tais pessoas, professando a verdade, serão uma ofensa a Deus e uma lástima para a religião. (White – Testemunhos Seletos, vol. 2, p. 202)

38 Conceitos errados de adoração
Um grande número de cristãos que acha que vir à igreja é uma espécie de experiência mística e supersticiosa, um ritual que, caso seja seguido em todos os seus detalhes, garantirá ao crente uma semana de proteção divina contra todos os males Não é o “vir a igreja” a alma da religião, mas sim a oração secreta, a comunhão pessoal

39 Três níveis de vida Søren Kierkgaard, o grande filósofo dinamarquês, descreve em seu livro, Estágios no Caminho da Vida, três níveis de vida: Estético: Coisas que agradam aos sentidos: cheiro, sabor, visão. A avaliação é: o que é agradável, gostoso, bonito, é bom. (instintivo, infantil, animal) Ético: “É gostoso, mas é realmente bom? Tem um bom propósito? É bom a longo prazo?” (maduro, racional) Espiritual: Você acha que é bom para você e para outros seres humanos, mas o que Deus acha, Ele que conhece melhor? (espiritual, divino)

40 Níveis Estético e Ético
É triste dizer que a maior parte das pessoas de hoje em dia permanecem no nível estético, quando se trata de música. O que soa bem e agrada ao ouvido é considerado ser bom. O lema é “Se eu gosto, é bom.” É ainda mais triste quando este pensamento é aplicado à música de adoração, que é apresentada para Deus! As pessoas deveriam fazer as outras perguntas: “O que é realmente bom para você? O que e ajuda a desenvolver a personalidade, a desenvolver o melhor de você?” Balas e doces podem ser gostosos, mas são bons a longo prazo?

41 Nível Espiritual O homem possui um coração enganoso e uma mente limitada (Isaías 55:8-9; Jeremias 17:9). A maioria das pessoas não faz a pergunta final (nem mesmo as pessoas religiosas): “O que Deus pensa?” Apenas umas poucas pessoas chegam a este estágio onde elas lutam com Deus, para chegarem a um tipo de visão mais clara daquilo que Deus quer de nós.

42 Vida no porão A maior parte das pessoas passa as suas vidas apenas no nível estético. É como se os seres humanos passassem toda a sua vida no porão de suas casas de dois andares, porque é ali que guardaram todas as suas provisões, carne, bebidas, etc. Porém, esses seres humanos raramente vão até mesmo ao primeiro andar, onde há luz, onde podem olhar um pouco à sua volta e expandir seus horizontes. E eles nunca vão até o segundo andar, de onde poderiam ter esta linda visão – poderia ser uma visão do céu. Passam toda a sua vida no porão. Que triste!

43 Adoração como presente
Todos aqueles que vêem à igreja o fazem, segundo afirmam, para adorar a DEUS. O ato de adoração envolve nossa homenagem, gratidão, louvor e reverência. Tudo isso é oferecido a DEUS tal qual um presente de amor. I Crônicas 16:29 – “Tributai ao SENHOR a glória de seu nome; trazei presentes, e vinde perante ele; adorai ao SENHOR na beleza da sua santidade.”

44 Dar um presente Você gosta de receber presentes? Quantos gostam de recebê-los? Um ditado popular diz que "a cavalo dado não se olha os dentes", e outro diz ainda que "de graça, até injeção na testa". Mas, será que todo presente é bem-vindo? O que uma namorada faria se recebesse uma vassoura de presente do namorado? Será que alguém gostaria de receber um penico de presente de aniversário? Um adventista ficaria contente se recebesse um leitão assado e uma garrafa de pinga de presente? Será que, nalgum desses casos, ajudaria se alguém dissesse que o "presente" foi dado com boas intenções?

45 Presentear a Deus? Presentear envolve relacionamento.
Como podemos presentear de forma correta alguém que: não conhecemos tem tudo

46 Não O conhecemos Mateus 11:27; Lucas 10:22 - “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.” João 1:10 – “Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.” João 8:19 – “Disseram-lhe, pois: Onde está teu Pai? Jesus respondeu: Não me conheceis a mim, nem a meu Pai; se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai.”

47 Ele é dono de tudo Salmos 24:1- “Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam” Salmos 50:12 - “Se eu tivesse fome, não to diria, pois meu é o mundo e toda a sua plenitude.” Salmos 89:11 - “Teus são os céus, e tua é a terra; o mundo e a sua plenitude tu os fundaste.” Ageu 2:8 - “Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos.” I Coríntios 10:26 - “Pois do Senhor é a terra e a sua plenitude.”

48 A verdadeira adoração Mas, de acordo com João 4:23, Deus ainda quer que você lhe ofereça um presente. Qual seria este presente? Em Lucas 7:37-48 temos o relato de alguém trazendo um presente para Jesus. Que presente esta mulher trouxe? Era um presente muito caro? Quanto valia? (Marcos 14:4-5)

49 O perfume? (Lucas 7) 44 E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta com suas lágrimas os regou e com seus cabelos os enxugou. 45 Não me deste ósculo; ela, porém, desde que entrei, não tem cessado de beijar-me os pés. 46 Não me ungiste a cabeça com óleo; mas esta com bálsamo ungiu-me os pés. 47 Por isso te digo: Perdoados lhe são os pecados, que são muitos; porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama. 48 E disse a ela: Perdoados são os teus pecados.

50 O verdadeiro presente Jesus cita o perfume apenas como um dos componentes da ação da mulher, sem qualquer destaque especial. " Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." (João 4:24) O presente material (assim como as obras) nunca será essencial (embora seja uma conseqüência). O que Jesus enfatizou foi "porque ela muito amou" (Lucas 7:47)

51 Amor + Comunhão = Adoração
Este é o verdadeiro presente da adoração: Um coração transformado, transbordante de amor! Este amor nasce de conhecermos a bondade e a misericórdia de Deus O conhecimento nasce da contemplação A contemplação acontece na comunhão Logo, sem comunhão, não há adoração!

52 E nós? O que você veio fazer aqui hoje?
Veio assistir a um culto ou veio prestar um culto? 

53 Como está a nossa comunhão?
Todo o Céu está interessado em nós. Devemos estar ativos e despertos para honrar, glorificar e adorar o Alto e Sublime. Nosso coração deve transbordar em amor e gratidão por Aquele que tem sido tão cheio de amor e compaixão por nós. Devemos honrá-Lo com nossa vida, e com pura e santa conversação mostrar que fomos nascidos de cima, que este mundo não é nosso lar, mas somos peregrinos e estrangeiros aqui, a caminho de um país melhor." (White, Primeiros Escritos, pág. 113)

54 A decisão é hoje Ao demorar-se no assunto, o seguidor de Cristo deve manter a expectativa de ser confrontado com a histórica pergunta dirigida por Elias ao povo de Israel: "Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-O; se é Baal, segui-o" (I Reis 18:21). Mateus 6:24 – “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro.”

55 Qual será a tua atitude? Faça um voto hoje, entre você e Deus, de busca-lO a cada dia, de conhece-lO com intimidade. Não espere até "sentir" algo, alguma sensação ou que ocorra espontaneamente alguma transformação; ela não acontecerá, pois a nossa natureza é pecaminosa. Ofereça o que você tem hoje, doe-se a Deus como você está hoje.

56 Deus espera por você - Conclusão
Deus está ansioso por isto, ou ele não teria dito à igreja de Laodicéia "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono." (Apocalipse 3:20-21) Que esta promessa possa ser verdadeira para você, a partir de hoje

57 Isaías 14:13-14 13 E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. 14 Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.

58 II Tessalonicenses 2:3-4 3 Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, 4 O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.

59 Mateus 4:8-9 8 Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. 9 E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.

60 Apocalipse 14:6-12 6 E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo, 7 Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. 8 E outro anjo seguiu, dizendo: Caiu, caiu Babilônia, aquela grande cidade, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição. 9 E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, 10 Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. 11 E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome. 12 Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.

61 Apocalipse 13:4, 8, 14 e 15 4 E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela? 8 E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. 14 E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia. 15 E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta.

62 Apocalipse 4:10-11 10 Os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam o que vive para todo o sempre; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo: 11 Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.

63 Apocalipse 5:14 14 E os quatro animais diziam: Amém. E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e adoraram ao que vive para todo o sempre.

64 Apocalipse 7:11-12 11 E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos, e dos quatro animais; e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus, 12 Dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ação de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, para todo o sempre. Amém.

65 Apocalipse 11:16-17 16 E os vinte e quatro anciãos, que estão assentados em seus tronos diante de Deus, prostraram-se sobre seus rostos e adoraram a Deus, 17 Dizendo: Graças te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso, que és, e que eras, e que hás de vir, que tomaste o teu grande poder, e reinaste.

66 Apocalipse 15:4; 19:4 15:4 Quem te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome? Porque só tu és santo; por isso todas as nações virão, e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos. 19:4 E os vinte e quatro anciãos, e os quatro animais, prostraram-se e adoraram a Deus, que estava assentado no trono, dizendo: Amém. Aleluia!

67 Êxodo 20:3-6 3 Não terás outros deuses diante de mim.
4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. 6 E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.

68 Deuteronômio 6:14; 8:19 6:14 Não seguireis outros deuses, os deuses dos povos que houver ao redor de vós; 8:19 Será, porém, que, se de qualquer modo te esqueceres do SENHOR teu Deus, e se ouvires outros deuses, e os servires, e te inclinares perante eles, hoje eu testifico contra vós que certamente perecereis.

69 Daniel 3:17-18 17 Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei. 18 E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.

70 Êxodo 20:7 7 Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

71 Isaías 1:11-15 11 De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o SENHOR? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes. 12 Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios? 13 Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo a reunião solene. 14 As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer. 15 Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.

72 Amós 5:21-23 21 Odeio, desprezo as vossas festas, e as vossas assembléias solenes não me exalarão bom cheiro. 22 E ainda que me ofereçais holocaustos, ofertas de alimentos, não me agradarei delas; nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais gordos. 23 Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas liras.

73 Mateus 15:8-9 8 Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. 9 Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.

74 Marcos 7:6-7 6 E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim; 7 Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.

75 Deuteronômio 6:13 13 O SENHOR teu Deus temerás e a ele servirás, e pelo seu nome jurarás.

76 Salmos 29:2; 99:9 29:2 Dai ao SENHOR a glória devida ao seu nome, adorai o SENHOR na beleza da santidade. 99: 9 Exaltai ao SENHOR nosso Deus e adorai-o no seu monte santo, pois o SENHOR nosso Deus é santo.

77 Isaías 66:23 23 E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR.

78 João 4:23-24 23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. 24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

79 Apocalipse 12:7 7 Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas

80 II Samuel 22:4; I Crônicas 16:25
II Samuel 22:4 - O SENHOR, digno de louvor, invocarei, e de meus inimigos ficarei livre, I Crônicas 16:25 - Porque grande é o SENHOR, e mui digno de louvor, e mais temível é do que todos os deuses.

81 Salmos 18:3; 48:1; 96:4; 145:3 18:3 Invocarei o nome do SENHOR, que é digno de louvor, e ficarei livre dos meus inimigos. 48:1 GRANDE é o SENHOR e mui digno de louvor, na cidade do nosso Deus, no seu monte santo. 96:4 Porque grande é o SENHOR, e digno de louvor, mais temível do que todos os deuses. 145:3 Grande é o SENHOR, e muito digno de louvor, e a sua grandeza inescrutável.

82 Salmos 148 1 LOUVAI ao SENHOR. Louvai ao SENHOR desde os céus, louvai-o nas alturas. 2 Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos. 3 Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes. 4 Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus. 5 Louvem o nome do SENHOR, pois mandou, e logo foram criados. 6 E os confirmou eternamente para sempre, e lhes deu um decreto que não ultrapassarão. 7 Louvai ao SENHOR desde a terra: vós, baleias, e todos os abismos; 8 Fogo e saraiva, neve e vapores, e vento tempestuoso que executa a sua palavra; 9 Montes e todos os outeiros, árvores frutíferas e todos os cedros; 10 As feras e todos os gados, répteis e aves voadoras; 11 Reis da terra e todos os povos, príncipes e todos os juízes da terra; 12 Moços e moças, velhos e crianças. 13 Louvem o nome do SENHOR, pois só o seu nome é exaltado; a sua glória está sobre a terra e o céu. 14 Ele também exalta o poder do seu povo, o louvor de todos os seus santos, dos filhos de Israel, um povo que lhe é chegado. Louvai ao SENHOR.

83 Salmos 150 1 LOUVAI ao SENHOR. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder. 2 Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza. 3 Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa. 4 Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos. 5 Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes. 6 Tudo quanto tem fôlego louve ao SENHOR. Louvai ao SENHOR.

84 Êxodo 20:3; 34:14 20:3 - Não terás outros deuses diante de mim.
34:14 - Porque não te inclinarás diante de outro deus; pois o nome do SENHOR é Zeloso; é um Deus zeloso.

85 I Crônicas 16:8-11 8 Louvai ao SENHOR, invocai o seu nome, fazei conhecidas as suas obras entre os povos. 9 Cantai-lhe, salmodiai-lhe, atentamente falai de todas as suas maravilhas. 10 Gloriai-vos no seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam ao SENHOR. 11 Buscai ao SENHOR e a sua força; buscai a sua face continuamente.

86 Salmos 98:4-6 4 Exultai no SENHOR toda a terra; exclamai e alegrai-vos de prazer, e cantai louvores. 5 Cantai louvores ao SENHOR com a harpa; com a harpa e a voz do canto. 6 Com trombetas e som de cornetas, exultai perante a face do SENHOR, do Rei.

87 Salmos 113:1-4 1 LOUVAI ao SENHOR. Louvai, servos do SENHOR, louvai o nome do SENHOR. 2 Seja bendito o nome do SENHOR, desde agora para sempre. 3 Desde o nascimento do sol até ao ocaso, seja louvado o nome do SENHOR. 4 Exaltado está o SENHOR acima de todas as nações, e a sua glória sobre os céus.

88 Salmos 117 1 LOUVAI ao SENHOR todas as nações, louvai-o todos os povos. 2 Porque a sua benignidade é grande para conosco, e a verdade do SENHOR dura para sempre. Louvai ao SENHOR.

89 Salmos 147:1, 7, 12 1 LOUVAI ao SENHOR, porque é bom cantar louvores ao nosso Deus, porque é agradável; decoroso é o louvor. 7 Cantai ao SENHOR em ação de graças; cantai louvores ao nosso Deus sobre a harpa. 12 Louva, ó Jerusalém, ao SENHOR; louva, ó Sião, ao teu Deus.

90 Colossenses 3:23-24 23 E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, 24 Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.

91 Salmos 16:2; 138:6; 147:6 16:2 A minha alma disse ao SENHOR: Tu és o meu Senhor, a minha bondade não chega à tua presença 138:6 Ainda que o SENHOR é excelso, atenta todavia para o humilde; mas ao soberbo conhece-o de longe. 147:6 O SENHOR eleva os humildes, e abate os ímpios até à terra.

92 Isaías 57:15; 66:2 57:15 Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos. 66:2 Porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o SENHOR; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra.

93 Miquéias 6:6-8 6 Com que me apresentarei ao SENHOR, e me inclinarei diante do Deus altíssimo? Apresentar-me-ei diante dele com holocaustos, com bezerros de um ano? 7 Agradar-se-á o SENHOR de milhares de carneiros, ou de dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu ventre pelo pecado da minha alma? 8 Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?

94 Mateus 5:3; 18:3-4 5:3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; 18:3 E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus. 18:4 Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus.

95 Efésios 4:17-20 17 E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. 18 Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; 19 Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza. 20 Mas vós não aprendestes assim a Cristo,

96 Colossenses 3:1-3 1 Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. 2 Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; 3 Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.

97 I Pedro 3:8-9; 5:5 3:8 E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis. 3:9 Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção. 5:5 Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

98 Levíticos 11:44-45 44 Porque eu sou o SENHOR vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis com nenhum réptil que se arrasta sobre a terra; 45 Porque eu sou o SENHOR, que vos fiz subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus, e para que sejais santos; porque eu sou santo.

99 Levíticos 19:2; 20:7-8, 26 19:2 Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR vosso Deus, sou santo. 20:7 Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o SENHOR vosso Deus. 20:8 E guardai os meus estatutos, e cumpri-os. Eu sou o SENHOR que vos santifica. 20:26 E ser-me-eis santos, porque eu, o SENHOR, sou santo, e vos separei dos povos, para serdes meus.

100 Salmos 24:3-4 3 Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo? 4 Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.

101 Romanos 12:1-2 1 Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

102 Ezequiel 26:13; Amós 5:23 Ezequiel 26:13 - E farei cessar o ruído das tuas cantigas, e o som das tuas harpas não se ouvirá mais. Amós 5:23 - Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas violas.

103 Isaías 6:1-4 1 NO ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo. 2 Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. 3 E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. 4 E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.

104 Isaías 6:5 5 Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos.

105 Isaías 6:6-7 6 Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; 7 E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado.

106 Isaías 6:8 8 Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

107 Isaías 55:8-9; Jeremias 17:9 Isaías 55:8-9 8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. 9 Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Jeremias 17:9 - 9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?

108 Marcos 14:4-5 4 E alguns houve que em si mesmos se indignaram, e disseram: Para que se fez este desperdício de ungüento? 5 Porque podia vender-se por mais de trezentos dinheiros, e dá-lo aos pobres. E bramavam contra ela.


Carregar ppt "O Presente do Homem para Deus"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google