A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagens, Códigos e suas Releitura, citação e apropriação na arte

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Releitura, citação e apropriação na arte"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Releitura, citação e apropriação na arte
Tecnologias - Arte Ensino Fundamental, 9° Ano ARTES VISUAIS – Releitura, citação e apropriação na arte

2 Novas técnicas artísticas modernas e contemporâneas
ARTE, 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ARTES VISUAIS – Releitura, citação e apropriação na arte. Novas técnicas artísticas modernas e contemporâneas As vanguardas da arte possibilitaram o surgimento de diversos movimentos artísticos, com fazeres e pensares inovadores, técnicas inusitadas e uma linguagem artística cada vez mais eclética.

3 ARTE, 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTES VISUAIS – Releitura, citação e apropriação na arte. RELEITURA CITAÇÃO APROPRIAÇÃO Dentro do contexto das novas técnicas, três expressam bem o momento da arte moderna e contemporânea:

4 ARTE, 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTES VISUAIS – Releitura, citação e apropriação na arte. Releitura Podemos definir a Releitura como uma nova interpretação de uma obra de arte, com um novo estilo, novos materiais ou técnicas, mas sem fugir do arranjo e tema da obra original.

5 ARTE, 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTES VISUAIS – Releitura, citação e apropriação na arte. Na Releitura a essência da obra original deve ser reconhecida imediatamente. Inúmeros artistas imprimiram o seu próprio estilo em obras de outros, recriando verdadeiras obras de arte completamente novas e originais. A Releitura pode ser utilizada nas mais diversas formas de expressão artística: escultura, gravura, teatro, dança, poesia, fotografia, cinema, entre outras.

6 ARTE, 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTES VISUAIS – Releitura, citação e apropriação na arte. A “Monalisa”, tela pintada entre 1503 e 1505 pelo artista Leonardo Da Vinci, é uma das obras de arte que mais releituras, apropriações e citações já teve na história da arte mundial. Por esse motivo, a tela é considerada um ícone popular mundial. Imagem: Leonardo da Vinci / A Mona Lisa ou La Joconde, La Gioconda, entre 1503 e 1505, 76.8 × 53 cm / Museu do Louvre / Domínio público.

7 ARTE, 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTES VISUAIS – Releitura, citação e apropriação na arte. NAS LÂMINAS QUE SE SEGUEM OBSERVEM VÁRIAS RELEITURAS DA OBRA “MONALISA”

8 Observem a garrafa de bebida e o casaco usado pela imagem.
ARTE, 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ARTES VISUAIS – Releitura, citação e apropriação na arte. Releitura da Monalisa feita em grafite por Micheva na cidade do Porto, Portugal, em 2008. Observem a garrafa de bebida e o casaco usado pela imagem. Imagem: Neva. Pintado por: Costah. Mona Lisa, graffiti, Porto, Portugal / GNU Free Documentation License.

9 ARTE, 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTES VISUAIS – Releitura, citação e apropriação na arte. Nessa releitura feita por Rob 10 Berge da “Monalisa”, o artista utiliza referências de outros trabalhos como o “Homem Vitruviano”. Podemos afirmar, então, que nessa releitura há a citação de um outro trabalho do Da Vinci. Imagem: Vitruvian man Rob ten Berge / GNU Free Documentation License..

10 ARTE, 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTES VISUAIS – Releitura, citação e apropriação na arte. Em “Gioconda Tropical”, 2006, Matias Arqudin cria uma releitura da Monalisa onde ela aparece bronzeada, em meio a ondas e com um pimentão na parte inferior da imagem. A imagem se baseia no Surrealismo para criar uma nova interpretação da imagem. Imagem: Matías Argudín / Monalisa tropical, Oleo Sobre Lienzo, 110 x 85cm / GNU Free Documentation License.

11 ARTE, 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTES VISUAIS – Releitura, citação e apropriação na arte. “La monalisa por un joven de colombia” é uma releitura feita por José Luis Urrego. Observem a simplicidade do desenho e ao mesmo tempo a impressão clara do estilo pessoal do artista na obra consagrada. Imagem: Jose Luis Urrego / A Monalisa por um jovem Colombiano / GNU Free Documentation License.

12 ARTE, 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTES VISUAIS – Releitura, citação e apropriação na arte. Em “Monalisa Estilizada”, 08 de dezembro de 2010, a imagem da Monalisa foi recriada, utilizando-se sowfters específicos de computação gráfica. Imagem: Wikimedia Foudation / Mona Lisa estilizada / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

13 ARTE, 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTES VISUAIS – Releitura, citação e apropriação na arte. Pablo Picasso, o grande nome do Cubismo, pintou mais de 58 releituras da obra “As meninas”, do pintor do século XVI Velázquez. Observe no link abaixo.

14 ARTE, 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTES VISUAIS – Releitura, citação e apropriação na arte. Apropriação Na arte moderna e contemporânea, a apropriação seria a incorporação à sua obra de elementos que inicialmente, em “tese”, seriam “estranhos” à mesma. Imagens, objetos do cotidiano, conceitos, textos, partes ou até mesmo obras inteiras de outros criadores consagrados.

15 ARTE, 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTES VISUAIS – Releitura, citação e apropriação na arte. Na obra “Não Duchamp”,1987, o artista Mike Bidlo cita Marcel Duchamp, um dos mais importantes artistas dadaístas. Temos assim uma dupla apropriação da imagem da Monalisa, já que Bidlo através da fotografia se apropria da apropriação de Duchamp. Imagem: Mike Bidlo / Não Duchamp , de 1987 / GNU Free Documentation License.

16 ARTE, 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTES VISUAIS – Releitura, citação e apropriação na arte. Na obra de Duchamp, ele utiliza uma cópia barata da tela de Da Vinci produzida em larga escala para fazer a sua intervenção artística – a legenda L.H.O.O.Q., e o bigode e cavanhaque - , criando assim uma obra de arte nova, original. Imagem: Mike Bidlo / Não Duchamp(detalhe) , de 1987 / GNU Free Documentation License.

17 ARTE, 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTES VISUAIS – Releitura, citação e apropriação na arte. Na obra “O lixo”, Eduardo Paolozzi utilizou várias peças de metal recolhidas do lixo para montar uma escultura, apropriando-se, assim, de formas pré-existentes e elementos descartados para compor a sua obra. Imagem: Eduardo Paolozzi / The Crash,1964 / Ulster Museum / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada.

18 ARTE, 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTES VISUAIS – Releitura, citação e apropriação na arte. Andy Warhol em “Marilyn”, 1964, se apropria da imagem de um ícone popular, a estrela do cinema norte-americano Marilyn Monroe, utilizando também uma técnica popular de impressão em série: a serigrafia. Na Arte Pop, a apropriação de imagens de ícones populares do cinema, propaganda, HQ, etc. é uma das principais características. Imagem: Andy Warhol / Marylin(detalhe), serigrafia / Domínio público.

19 ARTE, 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTES VISUAIS – Releitura, citação e apropriação na arte. Formas de Apropriação De modo geral, podemos observar diversas formas de apropriação, porém podemos destacar dois tipos: A partir do deslocamento. A partir do citacionismo.

20 ARTE, 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTES VISUAIS – Releitura, citação e apropriação na arte. Deslocamento No deslocamento um objeto, imagem, técnica, material, etc. é retirado do seu contexto original e colocado em outro. Dentro do descolamento é célebre o Ready-Made, criado por Marcel Duchamp.

21 ARTE, 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTES VISUAIS – Releitura, citação e apropriação na arte. Na obra “A Fonte”, o artista dadaísta Marcel Duchamp dispõe um mictório como uma criação artística em um ambiente de exposição . Observamos assim a apropriação de um objeto de uso comum revisto como “obra de arte”. Image: Marcel Duchamp / A Fonte, / Domínio público.

22 ARTE, 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTES VISUAIS – Releitura, citação e apropriação na arte. Em “Die Jalousie”, 1914, Juan Gris utiliza recortes de jornal para a composição de sua obra cubista. Vemos, assim, a utilização por deslocamento do jornal como mídia artística. Imagem: Juan Gris / A Sunblind, 1914 / Domínio público.

23 ARTE, 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTES VISUAIS – Releitura, citação e apropriação na arte. Ready-made - O termo ready-made signfica confeccionado, pronto. Refere-se a qualquer elemento manufaturado, industrializado, comercializado em massa, utilizado posteriormente como obra de arte, em sua totalidade ou em parte. Esse termo e conceito foi utilizado amplamente por Marcel Duchamp em sua obra.

24 ARTE, 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTES VISUAIS – Releitura, citação e apropriação na arte. Citação A citação é uma técnica artística moderna que utiliza a essência de uma imagem – uma pose ou um arranjo, por exemplo – para a criação de uma outra obra de arte nova.

25 ARTE, 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTES VISUAIS – Releitura, citação e apropriação na arte. A Citação é menos explícita do que a Releitura, podendo deixar clara ou não a referência original. Imagem: Marcantonio Raimondi / O Julgamento de Paris, entre 1514 e 1518 (detalhe) / British Museum / Domínio público. Imagem: Édouard Manet / Le déjeuner sur l'herbe, 1863 / Musée d'Orsay, Paris / Domínio Público. - Na obra “Le déjeuner sur l'herbe’, o pintor francês Éduard Manet cita claramente o arranjo e as poses do recorte da obra ‘O julgamento de Paris’ do gravurista Marcantonio Raimondi.

26 (A banhista de Valpiçon 1808)
ARTE, 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ARTES VISUAIS – Releitura, citação e apropriação na arte. A Citação pode ser feita por um artista sobre a sua própria obra, como mostram as imagens do pintor neoclássico Dominique Ingres. Imagem: Jean Auguste Dominiqui Ingres / La Baigneuse dite Baigneuse de Valpinçon, 1808 / Museu do Louvre / Domínio Público. Imagem: Jean Auguste Dominiqui Ingres / Le Bain Turc, 1862 / Museu do Louvre /Domínio público. (A banhista de Valpiçon 1808) (O banho turco 1862)

27 ARTE, 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTES VISUAIS – Releitura, citação e apropriação na arte. Na tela “Nu, de Monalisa”, Gian Giacomo Caprotti, mais conhecido como Salai, cita a obra mais célebre de seu mestre Leonardo Da Vinci: A Monalisa. Observe que a tela Monalisa aqui não é “relida”, ela apenas serviu de referência para a execução dessa nova imagem por meio de alguns de seus elementos. Imagem: Gian Giacomo Caprotti (Salai) / Nu de Monalisa / Museu do Louvre /Domínio público.

28 ARTE, 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTES VISUAIS – Releitura, citação e apropriação na arte. Na exposição de 20 anos da morte de Andy Warhol, na Royal Scottish Academy , as colunas da academia foram envolvidas com réplicas da embalagem da sopa de tomate, em uma clara alusão a uma das mais famosas obras do artista: “Sopa de tomate”. Imagem: Tom Rolfe / Soup can pillars on the exterior of the Warhol Exhibition at the Royal Scottish Academy marking the 20th anniversary of Warhol's death / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 2.0 Genérica.

29 Movimentos artísticos
ARTE, 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ARTES VISUAIS – Releitura, citação e apropriação na arte. Movimentos artísticos Alguns movimentos artísticos se relacionam de forma mais intensa com a Releitura, a Citação e a Apropriação: Dadaísmo, Pop Art, Cubismo, Surrealismo, e a Fotografia como forma de arte.

30 Colagem ARTE, 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTES VISUAIS – Releitura, citação e apropriação na arte. Colagem A Colagem é uma técnica de composição feita a partir da utilização dos mais diversos materiais, podendo utilizar texturas, sobrepondo-as ou colocando-as lado a lado, criando assim uma imagem ou forma, já que a colagem pode ser bidimensional ou tridimensional.

31 ARTE, 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTES VISUAIS – Releitura, citação e apropriação na arte. Juan Gris na tela “Homem no café”, 1914, utiliza a técnica da colagem como elemento decisivo na construção da sua obra essencialmente cubista. Imagem:Juan Gris / Mann im Café, 1914 / Domínio público

32 ARTE, 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTES VISUAIS – Releitura, citação e apropriação na arte. Em “"La Mona Elisa“, colagem pertencente a Série "Aforismos Apropiados" , do artista venezuelano Steven Marquezz”, podemos observar a apropriação de imagens distintas (Monalisa, cabeça do chimpanzé e a lâmina) arranjadas através de uma colagem para a “criação” de uma nova imagem artística. Imagem: Steven Marquezz / La Mona Elisa /Domínio público.

33 Referências ARTE, 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTES VISUAIS – Releitura, citação e apropriação na arte. Referências ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. ARTE: o guia visual definitivo / consultor editorial Andrew Graham-Dixon;[traduzido por Eliana Rocha] São Paulo: Publifolha, Vários Colaboradores. COSTA, Cacilda Teixeira. Roupa de Artista – O vestuário na obra de arte. São Paulo: Edusp, 2009. FARTHING, Stephen. Tudo sobre arte. Rio de Janeiro: Sextante, 2010. GRAHAM-DIXON, Andrew. Arte – Guia visual definitivo da arte: da Pré-História ao século XXI. São Paulo: Publifolha, 2011. PRETTE, Maria Carla. Para entender arte: história, linguagem, época, estilo. São Paulo: Globo, 2008.

34 Sites: ARTE, 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTES VISUAIS – Releitura, citação e apropriação na arte. PROENÇA, Graça. Descobrindo a história da arte. 2ª. Edição, São Paulo - Ática, 2008. STRICKLAND, Carol. Arte Comentada – Da Pré-história ao Pós-Moderno. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004. TEBEROSKY, Ana e COLL, César. Aprendendo Arte. Editora Ática, 1ª. Edição, São Paulo-SP. Sites:

35 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 6 Leonardo da Vinci / A Mona Lisa ou La Joconde, La Gioconda, entre 1503 e 1505, 76.8 × 53 cm / Museu do Louvre / Domínio público. 22/08/2012 8 Neva. Pintado por: Costah. Mona Lisa, graffiti, Porto, Portugal / GNU Free Documentation License. 9 Vitruvian man Rob ten Berge / GNU Free Documentation License.. 10 Matías Argudín / Monalisa tropical, Oleo Sobre Lienzo, 110 x 85cm / GNU Free Documentation License. 11 Jose Luis Urrego / A Monalisa por um jovem Colombiano / GNU Free Documentation License. 12 Wikimedia Foudation / Mona Lisa estilizada / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 15 Mike Bidlo / Não Duchamp , de 1987 / GNU Free Documentation License.

36 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 16 Mike Bidlo / Não Duchamp(detalhe) , de 1987 / GNU Free Documentation License. 22/08/2012 17 Eduardo Paolozzi / The Crash,1964 / Ulster Museum / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada. 18 Andy Warhol / Marylin(detalhe), serigrafia / Domínio público. 21 Marcel Duchamp / A Fonte, / Domínio público. 22 Juan Gris / A Sunblind, 1914 / Domínio público. 25a Marcantonio Raimondi / O Julgamento de Paris, entre 1514 e 1518 (detalhe) / British Museum / Domínio público. 25b Édouard Manet / Le déjeuner sur l'herbe, 1863 / Musée d'Orsay, Paris /Domínio Público. 26a Jean Auguste Dominiqui Ingres / La Baigneuse dite Baigneuse de Valpinçon, 1808 / Museu do Louvre / Domínio Público.

37 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 26b Jean Auguste Dominiqui Ingres / Le Bain Turc, 1862 / Museu do Louvre /Domínio público. 22/08/2012 27 Gian Giacomo Caprotti (Salai) / Nu de Monalisa / Museu do Louvre /Domínio público. 28 Tom Rolfe / Soup can pillars on the exterior of the Warhol Exhibition at the Royal Scottish Academy marking the 20th anniversary of Warhol's death / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 2.0 Genérica. 31 Juan Gris / Mann im Café, 1914 / Domínio público 32 Steven Marquezz / La Mona Elisa /Domínio público.


Carregar ppt "Linguagens, Códigos e suas Releitura, citação e apropriação na arte"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google