A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trovadorismo e humanismo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trovadorismo e humanismo"— Transcrição da apresentação:

1 Trovadorismo e humanismo
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA

2 O QUE FOI O TROVADORISMO?
Foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Surgiu no século XII, em meio à Idade Média. Seu marco inicial foi a CANTIGA DA RIBEIRINHA (1189 ou 1198), de Paio Soares de Taveirós. A obra é dotada de lirismo e sátira, porém está inserida na cantiga de amor. É oferecida a Maria Pais Ribeiro (Ribeirinha), amante de D. Sancho I, então rei de Portugal. Influência provençal na península Ibérica.

3 O QUE, ONDE e QUEM? Literatura cortesã
Desenvolveu-se no sul da França. Surgiu com Guilherme de Aquitânia, criador do amor idealizado. Novelas de cavalaria Desenvolveram-se no norte da França. Surgiram com Chréstien de Troyes.

4 E sobre o acompanhamento das poesias...
As poesias eram acompanhadas por instrumentos musicais, como a lira, a harpa, a rabeca, o alaúde, a flauta, o tamborete, o címbalo e outros.

5 CLASSIFICAÇÃO DAS CANTIGAS:
CANTIGAS DE AMOR CANTIGAS DE AMIGO CANTIGAS DE ESCÁRNIO CANTIGAS DE MALDIZER

6 CANTIGA DE AMOR Revela a fala de um homem a uma senhora da nobreza, no chamado “amor cortês”; Baseia-se na relação vassalo/senhor, sendo que o homem sempre está na camada social inferior; O eu-lírico é masculino, sofredor e submisso, chamando a amada de “mia senhor”; O nome da mulher não é revelado, tornando esta ainda mais inacessível.

7 CANTIGA DE AMIGO O eu-lírico é feminino e retrata a partida do namorado rumo ao combate aos mouros; Mostra a relação amorosa entre pessoas de classes sociais inferiores; A confissão da tristeza e da saudade é feita pela mulher à sua mãe, irmã ou a elementos da natureza.

8 CANTIGA DE ESCÁRNIO Era a crítica feita de forma indireta, irônica, sem a citação do nome da pessoa ofendida.

9 CANTIGA DE MALDIZER Era a crítica direta, com o uso de palavras de baixo calão, em que se ridicularizavam as pessoas conhecidas.

10 HUMANISMO Foi o período de transição entre a Idade Média e o Renascimento; Período da expansão marítima, do mercantilismo, do desaparecimento do misticismo; Seu principal objetivo era contestar o teocentrismo e dar espaço ao antropocentrismo.

11 POESIA PALACIANA TEATRO POPULAR CRÔNICAS
Surgida nos palácios no século XV Principal nome: GARCIA DE RESENDE Obra: CANCIONEIRO GERAL TEATRO POPULAR Surgido em 1502, em Portugal Principal nome: GIL VICENTE Obras: MONÓLOGO DO VAQUEIRO / O AUTO DA BARCA DO INFERNO CRÔNICAS Surgidas no período das grandes navegações Principal nome: FERNÃO LOPES Obra: CRÔNICA D’EL REI D. PEDRO

12 GIL VICENTE Retratou a sociedade da época e sua sátira atingia todas as classes sociais como frades, bispos, fidalgos, plebeus, ciganos etc., criticando sua postura moral. Suas principais obras são MONÓLOGO DO VAQUEIRO, O AUTO DA BARCA DO INFERNO e A FARSA DE INÊS PEREIRA.

13 Exercícios de aplicação
CADERNO DE ATIVIDADES PÁGS. 292 E 293


Carregar ppt "Trovadorismo e humanismo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google