A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VI Oficina de Educação Corporativa e Seminário Estratégico sobre Inovação e Educação Corporativa Educação Corporativa no Brasil: Desafios e Tendências.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VI Oficina de Educação Corporativa e Seminário Estratégico sobre Inovação e Educação Corporativa Educação Corporativa no Brasil: Desafios e Tendências."— Transcrição da apresentação:

1 VI Oficina de Educação Corporativa e Seminário Estratégico sobre Inovação e Educação Corporativa Educação Corporativa no Brasil: Desafios e Tendências André Fábio de Souza André Fábio de Souza (Secretaria de Inovação/MDIC) Brasília, 24 de novembro de 2011.

2 Educação Corporativa A corporate university is an educational entity that is a strategic tool designed to assist its parent organization in achieving its mission by conducting activities that cultivate individual and organizational learning, knowledge, and wisdom. (Alen, 2002, p. 9)

3 DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA EC

4 Desafio 1: Extensão da EC a todos os stakeholders da empresa http://www.treebranding.com/site/index.php?option=com_content&view=article&id=23&Itemid=79

5 Desafio 2 : Maior conscientização das lideranças sobre a importância da EC http://gestaodepessoasrh.wordpress.com/category/gestao-de-pessoas/lideranca/

6 Desafio 3 : Mensuração dos resultados da EC http://www.rh.com.br/Portal/Desenvolvimento/Entrevista/3990/educacao-corporativa-uma-realidade- brasileira.html

7 Desafio 4: Sustentabilidade por meio de ações de EC http://sustentabilidadenogoverno.blogspot.com/

8 TENDÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DA EC

9 Tendência 1: Uso contínuo de tecnologia e sistemas de informação http://www.culturamix.com/tecnologia/as-novas-tecnologias

10 Tendência 2: Universidades corporativas setoriais

11 Tendência 3: integração entre ações da EC e das demais áreas da empresa http://www.network-informatica.com/cursos.php

12 Tendência 4: EC como elemento indutor da sustentabilidade na empresa http://www.copel.com/relatorio2006/01_02.htm

13 Tendência 5: EC como instrumento para a inovação http://www.eletrobras.com/elb/main.asp?Team=%7BF60F4050-43E7-45C9-88E9-7172A8A4047A%7D

14 O que é inovação

15 O emprego no Brasil cresce mais aceleradamente nas empresas que inovam, que exportam e que mais gastam em P&D Essas empresas geram postos de trabalho de melhor qualidade em termos de remuneração, escolaridade e tempo de permanência na empresa Inovação e Emprego

16 “Para promover o ambiente propício à inovação, é necessário o estímulo permanente à capacitação empresarial, o investimento na formação de líderes e, sobretudo, o alinhamento das competências individuais às estratégias empresariais. Essa convergência operacional acontece por meio da educação corporativa [...]” Francelino Grando Ex-Secretário de Inovação Educação Corporativa e Inovação

17 Educação corporativa no Brasil Há no país mais de 100 universidades corporativas  Privadas: Ambev, Vale, Fiat, Algar, Datasul, Academia Accor...  Estatais: Petrobrás, Correios, Eletronorte  Setoriais: Sebrae, Unindus, ABDIB  Recente interesse do setor judiciário

18 Possibilidade de um usuário disponibilizar a outros usuários cases e estudos sobre o tema EC Criação de um banco de dados de empresas, universidades, especialistas e usuários da educação corporativa no Brasil O Portal de Educação Corporativa do MDIC

19 www.educor.mdic.gov.br

20 Contato: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Inovação Esplanada dos Ministérios, Bloco J, Sala 206 Brasília – DF – CEP 70053-900 E-mail : andre.souza@mdic.gov.br Fale conosco: www.educor.mdic.gov.br/contato


Carregar ppt "VI Oficina de Educação Corporativa e Seminário Estratégico sobre Inovação e Educação Corporativa Educação Corporativa no Brasil: Desafios e Tendências."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google