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TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 1 Prof. Franthiesco Ballerini

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Apresentação em tema: "TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 1 Prof. Franthiesco Ballerini"— Transcrição da apresentação:

1 TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 1 Prof. Franthiesco Ballerini www.franthiescoballerini.com franthiesco@yahoo.com.br

2 NOÇÕES DE CRIATIVIDADE PARA A COMUNICAÇÃO EFICIENTE REFLEXÕES INICIAIS O QUE É CRIATIVIDADE PARA VOCÊS? CRIATIVIDADE SE APRENDE OU SE NASCE COM ELA? CRIATIVIDADE É ESSENCIAL PARA A CARREIRA?

3 NOÇÕES DE CRIATIVIDADE PARA A COMUNICAÇÃO EFICIENTE UM PROBLEMA – CONCRETO, DEFINIDO, MENSURÁVEL – É A MATÉRIA PRIMA DA CRIATIVIDADE. NÃO HÁ CRIATIVIDADE SEM UM PROBLEMA REFERENTE. QUEM DETESTA PROBLEMAS, SE ESQUIVA DOS MESMOS NÃO APRENDEU A ENTRAR EM CONTATO COM SUA PRÓPRIA CRIATIVIDADE. ENVEREDAR-SE PELA CRIATIVIDADE SEM UM PROBLEMA REAL ACABA VIRANDO UM DEVANEIO, GERANDO ATITUDES ABSURDAS E MANÍACAS, SEM MUITA UTILIDADE. QUE FIQUE CLARO QUE ISSO NÃO SE APLICA À ARTE, QUE PEDE CRIATIVIDADE SEM NECESSARIAMENTE HAVER PROBLEMAS. A CRIATIVIDADE SÓ É GERADA POR DUAS RAZÕES: CONVENIÊNCIA E PRAZER. PRINCIPALMENTE POR PRAZER.

4 NOÇÕES DE CRIATIVIDADE PARA A COMUNICAÇÃO EFICIENTE PASSAMOS A VIDA SENDO ENSINADOS A REPETIR AS COISAS. REPETIMOS QUE PEDRO ÁLVARES CABRAL DESCOBRIU O BRASIL E DE TANTO REPETIR ACREDITAMOS NA INFORMAÇÃO SEM CONSTESTAR. MAS ISSO TAMBÉM É IMPORTANTE, POIS É UM MEIO DO SER HUMANO SE SOCIALIZAR, ENTRAR EM UMA CULTURA. QUEM NÃO ACEITASSE INFORMAÇÃO ALGUMA NÃO CONSEGUIRIA SAIR DO LUGAR POIS TERIA QUE CRIAR E RESOLVER TUDO SOZINHO DESDE O INÍCIO.

5 NOÇÕES DE CRIATIVIDADE PARA A COMUNICAÇÃO EFICIENTE CRIATIVIDADE NÃO DEVE SER LEVADO TANTO A SÉRIO. NASCEMOS COM ELA, MAS SE PASSAMOS A VIDA SÓ A REPETIR O QUE OS OUTROS FAZEM OU NOS ENSINAM, DEIXAMOS DE PRATICÁ-LA. QUEM SE AGARRA EM SEU POSTO HIERÁRQUICO CHEIO DE CONHECIMENTO E PODER DIFICILMENTE TEM TEMPO PARA SOLTAR A LEVE CRIATIVIDADE DENTRO DE SI. CRIANÇAS SÃO CRIATIVAS EM SUAS BRINCADEIRAS PORQUE SÃO DESPRETENSIOSAS COM ELA, NÃO A LEVAM TÃO A SÉRIO. UMA CRIANÇA QUE QUER FAZER ALGO E O ADULTO NÃO PERMITE TEM SUA CRIATIVIDADE INSTIGADA PORQUE A CRIATIVIDADE ACABA SENDO ‘UMA ASPIRAÇÃO DE DESFRUTE CONTRARIADA POR UM OBSTÁCULO’.

6 NOÇÕES DE CRIATIVIDADE PARA A COMUNICAÇÃO EFICIENTE NEM TODO PROBLEMA EXIGE CRIATIVIDADE. O BOM PROBLEMA EXIGE, POIS ELE, AO SER RESOLVIDO, ENTREGA UMA RECOMPENSA NO FINAL. NUM AMBIENTE CORPORATIVO, QUANDO SURGE ALGUM PROBLEMA QUE PARECE NÃO TER SOLUÇÃO FÁCIL, EM GERAL MUITAS PESSOAS COMEÇAM A TAL EMBROMAÇÃO, UTILIZANDO PALAVRAS BONITAS PARA FINGIR ESTAREM COLABORANDO PARA UMA SOLUÇÃO. “PRECISAMOS REPOSICIONAR OS PARÂMETROS IDEOLÓGICOS DESSA QUESTÃO”, OU “ACREDITO QUE, NESTE CENÁRIO, PODERÍAMOS REINTRODUZIR ALGUNS PARADIGMANS DA FASE 3 DO NOSSO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO’. O IDEAL, EM CASOS DE PROBLEMAS DIFÍCEIS, É FUGIR DA EMBROMAÇÃO E SER HONESTO CONSIGO E COM OS OUTROS: “COMO ESCAPAMOS DESSE ABACAXI?”. PARA ISSO, É PRECISO SE ABRIR PARA NOVAS IDÉIAS, NOVOS MODOS DE PENSAR.

7 NOÇÕES DE CRIATIVIDADE PARA A COMUNICAÇÃO EFICIENTE A CULTURA ORGANIZACIONAL TAMBÉM PRECISA DA CRIATIVIDADE PARA SE ADAPTAR AOS NOVOS PAÍSES EM QUE ENTRA, ESPECIALMENTE NO CASO DAS MULTINACIONAIS. UMA MULTINACIONAL NÃO TERÁ SUCESSO SE QUISER IMPOR SUA CULTURA ORGANIZACIONAL A OUTRO PAÍS, AINDA QUE O PAÍS DE ORIGEM SEJA ADMIRÁVEL.

8 NOÇÕES DE CRIATIVIDADE PARA A COMUNICAÇÃO EFICIENTE AS VEZES, A CONCRETIZAÇÃO DE PRODUTOS FRUTOS DA CRIATIVIDADE SÓ ACONTECEM POR PERSISTÊNCIA POR MEIO DA INTUIÇÃO. AKIO MORITA, PRESIDENTE DA SONY, AO CRIAR O WALKMAN, RECEBEU CRÍTICAS DE SEUS FUNCIONÁRIOS DIZENDO QUE ‘AQUILO NÃO IA DAR CERTO, NÃO IA VENDER’. ELE DISSE: “DESISTO DA PRESIDÊNCIA SE NÃO VENDERMOS 100 MIL APARELHOS ATÉ O FINAL DO ANO”. A SONY VENDEU 3 MILHÕES NO FINAL DAQUELE ANO.

9 NOÇÕES DE CRIATIVIDADE PARA A COMUNICAÇÃO EFICIENTE NAS AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, É MUITO COMUM TER O DESPRENDIMENTO COM RELAÇÃO A UMA IDÉIA QUE TODOS GOSTARAM. É PRECISO TER O DESAPEGO CRIATIVO, QUANDO UMA IDEIA É BOA PORÉM É IMPRATICÁVEL, INVIÁVEL DE SER CONCRETIZADA POR QUESTÕES FINANCEIRAS, ÉTICAS, MORAIS ETC. A IDEIA, OU SOLUÇÃO CRIATIVA, NÃO PODE SE TORNAR UMA OBSESSÃO. UM SUJEITO QUE PRATICA CRIATIVIDADE GERA MUITAS IDEIAS, MUITAS DELAS CONTRADITÓRIAS. ELE NÃO CONFUNDE SUAS CONVICÇÕES (PATRIMÔNIO MORAL) COM IDEIAS (QUE SÃO DESCARTÁVEIS). CRIATIVIDADE DÁ MARGEM A PATENTES. RACIONALIDADE ESCREVE RELATÓRIOS. UMA BOA FRASE: “ REUNIÕES SÃO INDISPENSÁVEIS QUANDO NÃO SE QUER DECIDIR NADA” JOHN KENNETH GALBRAITH.

10 NOÇÕES DE CRIATIVIDADE PARA A COMUNICAÇÃO EFICIENTE A ABORDAGEM DE QUALQUER PROBLEMA DEVE SER INICIALMENTE 100% RACIONAL, LÓGICA E TÉCNICA. QUEM TENTA UTILIZAR A ORIGINALIDADE PARA RESOLVER TODOS OS PROBLEMAS CRIARÁ NOVOS PROBLEMAS. A CRIATIVIDADE SÓ COMEÇA QUANDO O PROBLEMA FOR MAIOR DO QUE QUALQUER MANUAL DE INSTRUÇÃO LÓGICO E RACIONAL. SE AS NORMAS INTERNAS DA EMPRESA JÁ PREVEEM A SOLUÇÃO PARA TAL PROBLEMA, DISPENSE A CRIATIVIDADE E SIGA AS REGRAS. FUNCIONÁRIOS QUE DIZEM QUE SUA CRIATIVIDADE É SOTERRADA PELAS NORMAS INTERNAS DA EMPRESA NÃO SABEM USAR SUA CRIATIVIDADE E ESTÃO CONDENADOS A SE ENCURRALAR NA ORGANIZAÇÃO. JÁ QUEM TENTA RESOLVER PROBLEMAS QUE NÃO SÃO PREVISTOS PELAS NORMAS INTERNAS SÃO OS PRIMEIROS QUE DEVERIAM SER PROMOVIDOS.

11 NOÇÕES DE CRIATIVIDADE PARA A COMUNICAÇÃO EFICIENTE O SER HUMANO CRIATIVO EM GERAL É: INTELIGENTE COMPLICADO PORTADOR DE UM BOM HUMOR CAPAZ DE SUPORTAR PRESSÕES POUCO CONFORMISTA POSSUI AUTO-CONFIANÇA

12 NOÇÕES DE CRIATIVIDADE PARA A COMUNICAÇÃO EFICIENTE A CRIATIVIDADE ESTÁ LIGADA A FATORES COMO ESPONTANEIDADE, ENTUSIASMO E MOTIVAÇÃO, TESÃO POR ALGO QUE SE FAZ. TER BOM HUMOR É FUNDAMENTAL PARA A CRIATIVIDADE, MAS NÃO SIGNIFICA SER BEM HUMORADO O TEMPO INTEIRO. TER BOM HUMOR SIGNIFICA ‘ESTAR NUMA BOA’ QUANDO O PROBLEMA CHEGA. NO CAMPO DA PUBLICIDADE, QUALQUER ANÚNCIO CUJA CRIATIVIDADE ENCANTOU VOCÊ PODERIA TER SIDO FEITO POR VOCÊ, PORQUE SE ELE LHE ENCANTOU É PORQUE ELE JÁ EXISTIA DENTRO DE VOCÊ. MAS O PUBLICITÁRIO ESTAVA DE BEM COM A VIDA, DE BOM HUMOR.

13 NOÇÕES DE CRIATIVIDADE PARA A COMUNICAÇÃO EFICIENTE A CRIATIVIDADE TAMBÉM IMPLICA EM IRREVERÊNCIA. POR IRREVERÊNCIA SE ENTENDE JOGO DE CINTURA, LEVE CETICISMO. DAR SEMPRE UM AMENO, SUBJETIVO E PRECISO DESCONTO A TUDO QUE O CERCA E O DIZEM. O BOM HUMOR É O ANTÍDOTO CONTRA A PREOCUPAÇÃO, ANSIEDADE, AGRESSIVIDADE E DESMOTIVAÇÃO. A IRREVERÊNCIA É O ANTÍDOTO CONTRA A CELEBRAÇÃO DE VERDADES, PRINCÍPIOS, DOGMAS, NORMAS E MANUAIS. POIS OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E A PUBLICIDADE BOMBARDEIAM O RECEPTOR O TEMPO INTEIRO COM VERDADES INCONTRASTÁVEIS, QUASE TODAS MISTIFICAÇÕES.

14 NOÇÕES DE CRIATIVIDADE PARA A COMUNICAÇÃO EFICIENTE AQUI ENTRA TAMBÉM O ENSINO FORMAL CRIATIVO, BASEADO NA MÁXIMA DO EDUCADOR ALEMÃO HANS REICHENBACH: “NENHUMA AFIRMAÇÃO DEVE SER TOMADA COMO LEGÍTIMA SÓ PORQUE FOI FEITA POR UMA AUTORIDADE DO ASSUNTO”. E ORTEGA Y GASSET: “QUANDO ENSINARES, ENSINA A DUVIDAREM DO QUE ESTIVERES ENSINANDO”. ENSINO CRIATIVO É, PORTANTO, TRANSFORMAR A IGNORÂNCIA CONVICTA EM PONDERADA INCERTEZA.

15 NOÇÕES DE CRIATIVIDADE PARA A COMUNICAÇÃO EFICIENTE OUTRO FATOR IMPORTANTE PARA O ESTALO CRIATIVO É A PRESSÃO. TRATA-SE DE UM FATOR IMPRESCINCÍVEL PARA A INSPIRAÇÃO. NO MEIO PUBLICITÁRIO, UMA BOA CAMPANHA NÃO SAI SEM PRESSÃO ESTIMULANTE SOBRE REDATORES, DIAGRAMADORES, PRODUTORES ETC. PUBLICITÁRIOS DE CRIAÇÃO DIZEM QUE NÃO SUPORTAM PRESSÃO, MAS ELS NÃO CONSEGUIRIAM CRIAR SEM PRESSÃO. A PRESSÃO NÃO PODE SER MALÉFICA, ELA TEM QUE TER O SINÔNIMO DE DESAFIO. UM BOM LÍDER SABE FAZER UMA BOA PRESSÃO, NÃO EM TOM DE AMEAÇA OU ENROLAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PRODUTIVIDADE.

16 NOÇÕES DE CRIATIVIDADE PARA A COMUNICAÇÃO EFICIENTE OS GRANDES REDATORES DE PUBLICIDADE NO BRASIL SE FORMARAM NA DÉCADA DE 1930, JUSTAMENTE DEVIDO ÀS IMPOSIÇÕES DA CENSURA: TINHAM DE REBOLAR PARA VENDER SEUS PRODUTOS NO RÁRIO, COMO PURGANTES E MEDICAMENTOS PARA DOENÇAS VENÉREAS, POIS SUAS UTILIDADES ESPECÍFICAS NÃO PODIAM FICAR EXPLÍCITAS NOS ANÚNCIOS. UM CASO TÍPICO DE PRESSÃO EXTERNA BEM INTERIORIZADA E SUPERADA PELA IMAGINAÇÃO. SEM FALAR NAS ARTES DE PAÍSES SOB CENSURA, COMO O IRÃ, QUE PRODUZIU O BELÍSSIMO ‘A SEPARAÇÃO’, QUE GANHOU O OSCAR EM 2012.

17 NOÇÕES DE CRIATIVIDADE PARA A COMUNICAÇÃO EFICIENTE NAS ARTES, ATÉ O ROMANTISMO, A MAIORIA DAS OBRAS ERA CRIADA SOB ENCOMENDA, COM TEMA DEFINIDO E PRAZO ESTRITO PARA EXECUÇÃO. PETRARCA, SHAKESPEARE E CAMÕES NÃO TIVERAM PROBLEMAS PARA SER GRANDES POETAS DENTRO DA FORMA METRIFICADA E RIGOROSA DO SONETO. DANTE ESCREVEU UMA DAS MAIORES OBRAS DA LITERATURA MUNDIAL DENTRO DA MÉTRICA ‘TERZA RIMA’, E AINDA SE EXIGINDO QUE CADA CANTO TERMINASSE COM A PALAVRA ‘STELLE’.

18 NOÇÕES DE CRIATIVIDADE PARA A COMUNICAÇÃO EFICIENTE A PRESSÃO BOA, PORTANTO, É AQUELA QUE DESPERTA MOTIVAÇÕES E, POR SUA VEZ, A CRIATIVIDADE. A GUERRA, POR EXEMPLO, FORNECE ALTA PRESSÃO PARA INOVAÇÕES, COMO O PÁRAQUEDAS DO AVIÃO A JATO, CANETA ESFEROGRÁFICA (PARA ESCREVER EM GRANDES ALTITUDES), FORNO DE MICROONDAS, ENERGIA NUCLEAR, PILHA BLINDADA DE MERCÚRIO ETC.

19 NOÇÕES DE CRIATIVIDADE PARA A COMUNICAÇÃO EFICIENTE EM SUMA, PESSOAS COM MUITO BOM HUMOR MAS SEM ABERTURA À IRREVERÊNCIA E SEM TER INCORPORADO QUALQUER PRESSÃO DE UM PROBLEMA, BEM, SERÃO APENAS ISSO. PESSOAS IRREVERENTES MAS MAL HUMORADAS E SEM PRESSÃO DE PROBLEMAS ESTÃO PRÓXIMAS A SEREM AGRESSIVAS E CRIAREM PROBLEMAS SÉRIOS PARA SI MESMAS. PESSOAS QUE INCORPORAM PRESSÕES SEM DESENVOLVER UM BOM HUMOR E IRREVERENCIA VÃO SE DEPRIMIR E SE ESTRESSAR. E EM GERAL VÃO SE SENTIR ENCURRALADAS. ESTES TRÊS MOTORES SÃO IMPORTANTES PARA COLOCAR A CRIATIVIDADE EM AÇÃO.

20 C OMO ESTIMULAR A CRIATIVIDADE : TÉCNICAS E FERRAMENTAS HÁ ALGUNS ITENS FUNDAMENTAIS PARA ESTIMULAR A CRIATIVIDADE E FAZÊ-LA EFICIENTE NO CAMPO DA COMUNICAÇÃO, ESPECIALMENTE PROPAGANDA: COMBINAR: A UNIÃO DE DUAS IDEIAS OU INVENÇÕES, COMO O CARIMBO COM A PRENSA DE VINHO QUE GEROU A IMPRENSA, O CANHÃO COM O TRATOR GEROU O TANQUE.

21 C OMO ESTIMULAR A CRIATIVIDADE : TÉCNICAS E FERRAMENTAS FAZER O CONTRÁRIO : EM VEZ DE MULTAR MAIS QUANDO HÁ AUMENTO DAS INFRAÇÕES DE TRÂNSITO, PREMIAR OS BONS MOTORISTAS, OU SEJA, UMA AÇÃO OPOSTA AO ÓBVIO. IR CONTRA O PENSAMENTO LINEAR. EM MARKETING, ISSO É FUNDAMENTAL, REMAR CONTRA A MARÉ, FALAR ALGO NOVO, SAIR DO CLICHÊ. COMO A PROPAGANDA DA FIAT “VOCÊ NÃO ACHA QUE ELES ESTÃO FELIZES ASSIM POR CAUSA DESSE CHEIRINHO?”.

22 C OMO ESTIMULAR A CRIATIVIDADE : TÉCNICAS E FERRAMENTAS AUMENTAR : EM PROPAGANDA, ISSO É MUITO COMUM, TRATA-SE DE AUMENTAR, MAGNIFICAR, EXAGERAR. É TAMBÉM A TÉCNICA DA CARICATURA. ADAPTAR : NA INDÚSTRIA, RECURSOS DE ADAPTAÇÃO CHEGAM A SER SIMPLES E FUNDAMENTAIS PARA BARATEAR CURSOS. DESPERTADORES QUE TAMBÉM SÃO RELÓGIOS, PRESERVATIVOS PERFUMADOS. EM PROPAGANDA, ISSO É OPORTUNISMO, COMO O FUSCA, QUE CAPITALIZOU PARA SI, EM 1968, A CONQUISTA DA LUA PELA APOLLO 8, DIZENDO “É FEIO, MAS LEVA VOCÊ LÁ”. É APROVEITAR A OCASIÃO PARA RESOLVER UM PROBLEMA OU AUMENTAR A EXPOSIÇÃO.

23 C OMO ESTIMULAR A CRIATIVIDADE : TÉCNICAS E FERRAMENTAS DIMINUIR, SIMPLIFICAR : NO LANÇAMENTO DE PRODUTOS, SIGNIFICA TORNAR A VIDA DO CONSUMIDOR MAIS SIMPLES, COMO DISPENSAR O TINTEIRO (CANETA ESFEROGRÁFICA), TELEFONE SEM FIO ETC. EM PROPAGANDA, ESTE RECURSO APARECE NA PARTICULARIZAÇÃO: ELEGER UM ÚNICO E PEQUENO DETALHE DO PRODUTO PARA BENEFICIÁ-LO COMO UM TODO. COMO A LUFTHANSA FALANDO SOBRE O COPO D’ÁGUA QUE OFERECE A BORDO. SIMPLIFICAR É SER CRIATIVO. DESBUROCRATIZAR É RACIONALIZAR AS ATIVIDADES.

24 C OMO ESTIMULAR A CRIATIVIDADE : TÉCNICAS E FERRAMENTAS SUBSTITUIR : COMO O ENGENHEIRO DE ESTRADA, QUE NA FALTA DE SINALIZAÇÃO ADEQUADA DA PISTA, COLOCOU UM BALDE DE PLÁSTICO VERMELHO COM UMA LUZ DENTRO DELA. QUANDO ALGUÉM SE SUBSTITUI, A SI MESMO, PELO OUTRO, COLOCANDO-SE NA POSIÇÃO DO OUTRO, É QUANDO EM GERAL SURGEM BOAS IDEIAS OU MAIORES SUCESSOS NAS RELAÇÕES HUMANAS. TRANSPOSIÇÃO CRIATIVA É COLOCAR-SE NO LUGAR DO OUTRO PARA TER NOVAS IDEIAS.

25 C OMO ESTIMULAR A CRIATIVIDADE : TÉCNICAS E FERRAMENTAS MUDAR O PONTO DE VISTA : EM PROPAGANDA, ESSA OPÇÃO É MAIS ENFATIZADA QUANDO SE CRIA, PARA O CONSUMIDOR, UM NOVO PONTO DE VISTA. COMO O ANÚNCIO DA PASTA DE DENTE CREST: “OS DENTES NÃO MORREM DE MORTE NATURAL. VOCÊ OS MATA”. TRATAR UM PROBLEMA É ÀS VEZES MUDAR O PONTO DE VISTA, COMO A SOLUÇÃO DE COLOCAR ESPELHOS NOS ELEVADORES PARA DIMINUIR O VANDALISMO, JÁ QUE AS PESSOAS SE ‘ENTRETEM’ SE VENDO E NÃO GOSTAM DE SE VER VANDALIZANDO ALGO.

26 C OMO ESTIMULAR A CRIATIVIDADE : TÉCNICAS E FERRAMENTAS EM OUTRA SEQUENCIA : O VIGIA NOTURNO MUDOU A SEQUENCIA (ROTINA) DAS ÁREAS DA EMPRESA A QUAL ZELAVA E SURPREENDEU O LADRÃO. SUBMETER A ROTINA AO CRIVO CRIATIVO. NA PROPAGANDA, ISSO AJUDA NA PERSUASÃO. DURANTE A GUERRA FRIA, DOIS CARROS, UM FORD AMERICANO E UM ZIM RUSSO, DISPUTAVAM UMA CORRIDA. O FORD CHEGOU EM PRIMEIRÍSSIMO. A IMPRENSA RUSSA ENTÃO DISSE: “NA CORRIDA DE ONTEM, EM MOSCOU, O CARRO SOVIÉTICO CHEGOU EM SEGUNDO LUGAR E O CARRO AMERICANO EM PENÚLTIMO”. VERDADE. CRIATIVIDADE PARA MUDAR O PONTO DE VISTA.

27 C OMO ESTIMULAR A CRIATIVIDADE : TÉCNICAS E FERRAMENTAS PARA OUTROS USOS : EM SUBSTITUIR, AS SOLUÇÕES OCORREM EM FACE DE UM PROBLEMA IMEDIATO. JÁ AQUI, AS SOLUÇÕES SÃO ATINGIDAS PELA INTUIÇÃO ABERDA, PELA ESPECULAÇÃO. É USAR ALGO PARA NOVAS PRÁTICAS E APLICAÇÕES. AS VEZES, NÃO SE TEM PROBLEMA ALGUM, MAS SE QUER ACHAR NOVAS SOLUÇÕES PARA UM PRODUTO. EM MARKETING, ESSA OPÇÃO É AVIDAMENTE EXPLORADA, INCLUSIVE AS EMPRESAS PREMIANDO OS CONSUMIDORES SE ACHAREM UM NOVO USO PARA SEU PRODUTO. A NATURA VIVE DE EXPLORAR A AMAZONIA ATRÁS DE MULTIPLOS USOS DAS FRUTAS E SEMENTES DE LÁ. SIM, SIM : TODOS SÓ FUNCIONAM E DÃO LUZ VERDE À CRIATIVIDADE COM ENCORAJAMENTO, TRANSMISSÃO DE CONFIANÇA, POSITIVIDADE. SÓ ASSIM SE ESTIMULA A PENSAR, CRIAR.

28 C OMO ESTIMULAR A CRIATIVIDADE : TÉCNICAS E FERRAMENTAS O CONCEITO DE CRIATIVIDADE MUDOU COM O TEMPO. PARA FREUD, A CRIATIVIDADE SE ORIGINA NUM CONFLITO DENTRO DO INCONSCIENTE. MAIS CEDO OU MAIS TARDE O INCONSCIENTE PRODUZ UMA ‘SOLUÇÃO’ PARA O CONFLITO. SE POR ACASO ESSA SOLUÇÃO REFORÇA A ATIVIDADE PRETENDIDA PELO EGO (CONSCIENTE), OCORRERÁ EM FORMA DE COMPORTAMENTO CRIADOR; SE, AO CONTRÁRIO, ELA OCORRE À REVELIA DO EGO, SERÁ ENTÃO REPRIMIDA E ACARRETARÁ UMA NEUROSE.

29 C OMO ESTIMULAR A CRIATIVIDADE : TÉCNICAS E FERRAMENTAS ASSIM, NEUROSE E CRIATIVIDADE TEM A MESMA FONTE, SÃO TODAS FONTES DA ENERGIA DO INCONSCIENTE. EM PSICANÁLISE, A NOÇÃO DE CRIATIVIDADE TEM SIDO ‘REGRESSÃO A SERVIÇO DO EGO’. MAS AO LONGO DO TEMPO, COM NOVAS LEITURAS DE FREUD, PASSOU A SER ENTENDIDO COMO PRODUTO NÃO DO INSCONCIENTE, MAS DE UMA TAL DE PRÉ-CONSCIENTE. POIS O INCONSCIENTE NÃO É CAPAZ DE SEMPRE EXPRIMIR LÓGICA, ALFO FUNDAMENTAL PARA A CRIATIVIDADE. POR ISSO A CRENÇA DE QUE OS LOUCOS SÃO MAIS CRIATIVOS É PURO ESTEREÓTIPO, SEM NENHUMA FUNDAMENTAÇÃO CIENTÍFICA. CRIATIVIDADE É A EXPRESSÃO MÁXIMA DA SANIDADE, SAÚDE MENTAL, É A OTIMIZAÇÃO DO PENSAMENTO.

30 C OMO ESTIMULAR A CRIATIVIDADE : TÉCNICAS E FERRAMENTAS UMA ATITUDE OU IDEIA CRIATIVA DEVE PASSAR POR QUATRO APROVAÇÕES: ADEQUAÇÃO : RESOLVER UM PROBLEMA COM A IDEIA E CRIAR OUTRO MOSTRA QUE A IDEIA NÃO É NECESSARIAMENTE ADEQUADA. UM ANÚNCIO CRIATIVO USAVA UMA MÃE DE SANTO DE SALVADOR PARA DAR UM TESTEMUNHO DO DIA DAS MÃES. MEXEU COM OS RELIGIOSOS BAIANOS E REPERCUTIU MAL NAS VENDAS, CRIANDO UMA GUERRA SANTA CONTRA O ANUNCIANTE. CUSTO - BENEFÍCIO: UMA IDEIA QUE AUMENTARÁ A VENDA DA EMPRESA MAS CUSTA UMA FORTUNA, COMO UM ANÚNCIO COM A MADONNA PARA VENDER SEU PRODUTO. É ADEQUADO MAS O CUSTO É ALTÍSSIMO.

31 C OMO ESTIMULAR A CRIATIVIDADE : TÉCNICAS E FERRAMENTAS ÉTICA : A DIFERENÇA DA CRIATIVIDADE DE UMA CRIANÇA PARA A DE UM ADULTO É QUE O ADULTO DEVE SUBMETER SUA IDEIA CRIATIVA AOS CRIVOS ÉTICOS DA SOCIEDADE. EM MARKETING, ISSO É SÉRIO. NA INAUGURAÇÃO DE UM HIPERMERCADO EM SÃO PAULO, A DECISÃO DE UM GERENTE DE MARKETING DE OBRIGAR A ENTREGA DE PRODUTOS NA HORA DO RUSH, DANDO A SENSAÇÃO DE QUE O EVENTO ERA BADALADO, CHEIO DE GENTE, CAUSOU UM CONGESTIONAMENTO ENORME. QUANTAS EMERGÊNCIAS MÉDICAS FORAM PREJUDICADAS COM O TRÂNSITO EXTRA?

32 C OMO ESTIMULAR A CRIATIVIDADE : TÉCNICAS E FERRAMENTAS RISCO : TODO VERDADEIRO PRODUTO DA CRIATIVIDADE IMPLICA RISCOS, PORÉM RISCOS CALCULADOS. É ATRIBUTO INTRÍNSECO E IMPRESCINDÍVEL DO QUE SE ENTENDE POR CRIATIVIDADE: PROVOCAR RESISTÊNCIA. CRIATIVIDADE PÕE EM XEQUE PRESSUPOSTOS TRANQUILOS, HÁBITOS, TRADIÇÕES, ROTINAS E ACOMODAMENTOS. RISCO CALCULADO É QUANDO ALGO QUE VOCÊ DETESTARIA ACONTECE MAS VOCÊ NÃO SE ARREPENDE DOS PROCEDIMENTOS QUE LEVARAM A ELE. EM PROPAGANDA, NÃO HÁ CRIATIVIDADE QUE JUSTIFIQUE O RISCO PREVISÍVEL DE COMPROMETER EXTENSIVAMENTE UM ANUNCIANTE, NUM GRANDE SEGMENTO DE MERCADO (COMO A TAL MÃE DE SANTO). AS CAMPANHAS DA BENETTON SÃO TODAS ARRISCADAS, MAS HÁ UM CONTROLE MUITO LÚCIDO DO RISCO, POIS EMBORA ELES MEXAM COM CRENÇAS RELIGIOSAS, POR EXEMPLO, NÃO MEXEM COM CRENÇAS DO SEU PÚBLICO-ALVO, QUE GOSTA DE OUSADIA. UMA IDEIA 100% ADEQUADA TEM 0% DE RISCO, LOGO NÃO É UMA IDEIA NOVA.

33 C OMO ESTIMULAR A CRIATIVIDADE : TÉCNICAS E FERRAMENTAS PASSADO TUDO ISSO, AINDA HÁ A FASE DA REALIZAÇÃO, POIS SE O DONO DA IDEIA CRIATIVA DESISTIR NO MEIO, OU NO PRIMEIRO OBSTÁCULO, A IDEIA MORREU DE QUALQUER FORMA. SANTOS DUMONT É O INVENTOR DA AVIAÇÃO POIS RESOLVEU PROBLEMAS QUE OS IRMÃOS WRIGHT NÃO RESOLVERAM EM SEU INVENTO, FOI A FUNDO NA REALIZAÇÃO DA IDEIA.

34 EXERCÍCIO EM GRUPO: USANDO A CRIATIVIDADE (APRESENTAÇÃO ORAL) G1 Jornalismo: Dentro ou fora do campus, produza uma matéria jornalística escolhendo um tema atual. Use a criatividade para escolher as fontes e pesquisar dados para enriquecê-la. G2 Jornalismo: Pegue o jornal de hoje e, com base nele, sugira duas pautas de interesse do leitor, usando as técnicas de combinação, mudar o ponto de vista e substituição. G3 Jor/PP: Crie um novo produto (respeitando as quatro etapas acima) e escreva uma matéria jornalística falando da novidade deste produto.

35 EXERCÍCIO EM GRUPO: USANDO A CRIATIVIDADE (APRESENTAÇÃO ORAL) G4 e G5 Publicidade: Crie uma campanha publicitária para a UMC, sua estratégia de veiculação, respeitando Adequação, Custo/Benefício, Ética, Risco e Realização. Note que, além dos itens acima, é fundamental a CRIATIVIDADE da campanha. OBS 1.: Retorno às 10h30 na sala para apresentação. OBS 2.: G4 e G5 serão proponentes de uma campanha para a UMC.


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