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ESTÁGIO VOLUNTÁRIO DO HOSPITAL GISELDA TRIGUEIRO

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Apresentação em tema: "ESTÁGIO VOLUNTÁRIO DO HOSPITAL GISELDA TRIGUEIRO"— Transcrição da apresentação:

1 ESTÁGIO VOLUNTÁRIO DO HOSPITAL GISELDA TRIGUEIRO

2 COORDENAÇÃO DO ESTÁGIO
Preceptora do Estágio – Dra. Tásia Falcão Feitosa. Coordenadores Gerais: Ddo. Alexandre Barbosa (9º UFRN) Acd. Igor Leonardo (8º UFRN)

3 OBJETIVOS O estágio além de visar o aprendizado do diagnóstico, do tratamento e da evolução das doenças infecto-contagiosas, prioriza temas e faz questão pela manutenção de determinados aspectos: O aspecto da humanização da assistência médica aliado a um bom nível de resolutividade para cada paciente; A qualidade da assistência;

4 OBJETIVOS O trabalho prático do estudante de medicina tem por fim permitir-lhe preparo integral para o exercício da profissão médica. É importante lembrar ao estudante que este já é o começo da sua vida profissional e que tudo o que ele fizer com relação aos pacientes, médicos e colegas plantonistas, será um retrato das suas atitudes profissionais futuras; cabe somente ao estagiário decidir se a imagem deste espelho será boa ou ruim.

5 O ESTÁGIO O estágio consiste em plantões noturnos no serviço de atendimento de urgência do Hospital Giselda Trigueiro, diariamente e de caráter VOLUNTÁRIO, além da participação nas reuniões científicas quinzenais. O estágio realizado de forma íntegra e ética lhe garante o direito de receber um certificado de ter participado do mesmo onde constará a CARGA HORÁRIA cumprida e o PERÍODO.

6 TEMPO DO ESTÁGIO A carga horária mínima: 312 horas ou 26 plantões, os quais poderão ser cumpridos conforme a escala ou adiantados (através de doações). A carga horária máxima: 480 horas ou 40 plantões no SAU. Não nos responsabilizamos pela emissão de declaração, nem certificados para plantonistas com carga horária inferior de 312 horas e para aqueles afastados da escala por faltas graves.

7 HORÁRIO Chegada: 19hs. Tolerância de 15 min.
O não cumprimento deste horário poderá implicar em falta do plantão, ficando a cargo do médico plantonista considerar ou não. Cabe também ao médico plantonista aceitar ou não a presença do plantonista atrasado.

8 HORÁRIO Saída: Duração de 12 horas. 19hs até às 7hs. Em período de aulas, de domingo a 5ª feira, será permitida a saída às 6 horas, exceto em feriados. No período de férias – até as 7hs. Os plantonistas que não cumprirem o horário rigosamente, ficarão sob pena de anulação do seu plantão e multa com plantões diurnos nos finais de semanas.

9 HORÁRIO CEIA: Os plantonistas voluntários têm direito à ceia noturna servida a todos os funcionários do HGT. O seu horário é geralmente após às 22:30hs. O plantonista voluntário só será liberado das suas atividades no plantão, para ir cear, pelo médico, e não por livre arbítrio.

10 DIVISÃO DE HORÁRIOS Consiste na divisão, entre os plantonistas, do horário de atendimento durante a madrugada, visto que há uma demanda pequena de atendimentos neste horário e não se faz necessário que todos acordem para realizar um único atendimento. A divisão de horários só poderá acontecer após a 00:oohs, ou autorizada pelo médico de plantão.

11 DIVISÃO DE HORÁRIOS Lembrando que dependendo da evolução do plantão, esta divisão poderá ser modificada. Ex.: plantonista sobrecarregado e internamento a fazer; participando de uma ressuscitação ou outras situações de emergências; será assim solicitado ao acadêmico do horário seguinte que o ajude, e assim por adiante. Os estagiários optarão em ir para o descanso ou não após a divisão do horário. O estagiário responsável pelo horário também ir ao descanso, contudo será acordado se tiver paciente naquele horário.

12 FALTAS AOS PLANTÕES Não serão toleradas faltas aos plantões, sem justificativa de relevância; Haverá afastamento imediato do estagiário sem justificativa. Não cabe o coordenador a ligar para o faltoso. Justificativa deverá ser feita no máx. 48hs após o plantão faltado. JUSTIFICATIVA DE RELEVÂNCIA: Acidentes com o plantonista; falecimentos de parente próximo; doenças que necessitem de internamento; Cirurgias; Intercorrências de gestações e partos, desde que faça a comunicação prévia oficial. Plantão em outro serviço NÃO é considerada justificativa de relevância. 1 ª PUNIÇÃO com justificativa: 02 plantões diurnos no final de semana. 2ª PUNIÇÃO: AFASTAMENTO IMEDIATO.

13 FALTAS AOS PLANTÕES Caso o plantonista efetue a troca do plantão e não compareça, a responsabilidade da falta é do colega que trocou o plantão e não compareceu. Sempre efetuar o registro das trocas no do plantão dos estagiário do HGT, bem como sempre oficializar no livro de ocorrências, explicitando de quem era o plantão original e quem é o substituto.

14 REUNIÕES CIENTÍFICAS As reuniões serão coletivas e sua organização ficará sob responsabilidade do preceptor, juntamente com os coordenadores. Reuniões Quinzenais, nas TERÇAS-FEIRAS, às 19:30hs, iniciando no dia de maio. AINDA À DEFINIR AS DATAS. Curso de Antimicrobianos ou sobre doenças infecciosas, com aulas dadas pelos médicos do HGT. Caráter obrigatório a presença do estagiário. Certificado só será emitido se o estagiário estiver em pelo menos 75% das aulas. A falta implicará também em diminuição do conceito final do estagiário contido no seu certificado. Quanto aos acadêmicos de plantão neste hospital em dia de reunião, ficarão à disposição da equipe médica de plantão, cabendo a eles liberar ou não para a participação da reunião. Os mesmos terão presença justificada. Reuniões que coincidam com feriados, véspera de feriados prolongados ou Congressos de Infectologia, serão automaticamente canceladas, contudo serão informadas anteriormente pelo do estágio.

15 PEDIDO DE AFASTAMENTO DA ESCALA
Os pedidos de afastamento da escala deverão ser feitos por escrito no livro de ocorrências. Não serão aceitos os comunicados de afastamento por via verbal ou por . O pedido deverá ser realizado até o final do penúltimo mês na escala; pedidos realizados após a fixação da escala, não serão aceitos em virtude da impossibilidade de se organizar uma nova escala e de se contatar com os próximos acadêmicos neste curto período de tempo. Ao comunicar o afastamento da escala, o acadêmico tem por dever cumprir com todos os seus plantões até terminar o mês em questão; isto vale para os seus próprios plantões até terminar o mês em questão; e aos que, eventualmente, possa dever a outro acadêmico. Fato este que, não sendo cumprido, poderá acarretar em diminuição do conceito no certificado.

16 CERTIFICADO Constará a carga horária dos plantões, a nota de aprovação no concurso e a avaliação do desempenho do plantonista nas reuniões científicas e plantões; Desempenho segundo conceitos classificados como: ótimo, bom, regular ou péssimo. Só terá direito ao certificado quem cumprir a carga horária mínima e tiver a participação de pelo menos 75% das reuniões. Para receber o certificado, o plantonista deve estar em dia com seus plantões e ter pago todos os plantões que esteja devendo a algum plantonista ou por punição, sob pena de receber o mesmo com o item desempenho REGULAR ou PÉSSIMO. O afastamento da escala por falta, implica em não recebimento do certificado ou recebimento do mesmo com o item desempenho PÉSSIMO.

17 DOAÇÃO DE PLANTÃO Cabe a todo estagiário voluntário cumprir 02 plantões por mês no mínimo, portanto, só poderá doar um plantão por mês para evitar atrasos na escala. Tente sempre trocar o plantão antes de doá-lo. Não há limites de receber plantões doados por cada estagiário por mês. Se o atraso na escala continuar, reformulações ainda poderão ser feitas. Estagiário da escala ou ainda na lista de espera poderão receber doações de plantões.

18 OUTROS É dever do estudante estagiário a obediência aos médicos plantonistas, bem como das normas das instituições onde realiza seus trabalhos práticos, conforme reza o código de ética do estudante. A desobediência ou desrespeito à equipe de plantão implicará em suspensão imediata e consequente avaliação pela comissão de ética do hospital. Reclamações e reivindicações deverão ser realizadas no livro de ocorrências ou, pelo dos coordenadores e da preceptora. Toda a contribuição recolhida será depositada em conta-poupança, cujos fundos serão exclusivamente destinados à melhoria das condições do estágio e será decidido pelo grupo, em reunião, como deverão ser aplicados.


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