A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CLASSES DE PALAVRAS ou Classes gramaticais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CLASSES DE PALAVRAS ou Classes gramaticais"— Transcrição da apresentação:

1 CLASSES DE PALAVRAS ou Classes gramaticais
Substantivo Artigo Adjetivo  Numeral Pronome Verbo Variáveis Advérbio Preposição Conjunção Interjeição Invariáveis

2 SUBSTANTIVO Definição:
– É dita a classe que dá nome aos seres, mas não nomeia somente seres, como também sentimentos, estados de espírito, sensações, conceitos filosóficos ou políticos, etc. Exemplo: Democracia, Andréia, Deus, cadeira, amor, sabor, carinho, etc.

3 SUBSTANTIVOs Consideremos estes exemplos:
Aquele homem comprou um livro e ganhou uma flor. Na praia, a alegria era geral. Aquele homem comprou um livro e ganhou uma flor. Na praia, a alegria era geral.

4 CLASSIFICAÇÃO Substantivos Comuns Próprios Concretos Abstratos
Simples Substantivos Compostos Primitivos Derivados Coletivos

5 Mapa conceitual

6 São os que designam seres da mesma espécie.
Substantivos Comuns São os que designam seres da mesma espécie. Por exemplo: Há muitos meninos, muitos galos, muitas palmeiras.

7 Substantivos próprios
São os que se aplicam a um ser em particular. Por exemplo: Lúcia aproveitou que iam passar na frente de uma banca e comprou uma Mônica para ler mais tarde.

8 Substantivos concretos
São os que designam seres de existência real ou que a imaginação apresenta como tais. Por exemplo: Deus criou o universo.

9 Substantivos ABSTRATOS
São os que designam qualidades, sentimentos, ações ou estados do seres, dos quais se podem abstrair (=separar) e sem os quais não podem existir. Por exemplo: - O ódio é sentido por alguém (Sentimento) - O trabalho é realizado por alguém (Ação) - A solidão é o estado que alguém se encontra (Estado) - A beleza é a qualidade de alguém ou de alguma coisa (Qualidade)

10 São os formados de um só radical.
Substantivos simples São os formados de um só radical. Por exemplo: Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Sl 1.3

11 Substantivos COMPOSTOS
São os formados por mais de um radical. Por exemplo: Sei que é lindo o girassol, mas não abra a janela porque entram os pernilongos.

12 Substantivos PRIMITIVOS
São os que não derivam de outra palavra da língua portuguesa. Por exemplo: Vou levar meu sapato até a sapataria.

13 Substantivos DERIVADOS
São os que derivam de outra palavra da língua portuguesa. Por exemplo: A ferradura é feita de um ferro bastante resistente.

14 Substantivos Coletivos
São os que designam um conjunto de seres da mesma espécie. Por exemplo: O álbum continha fotografias antigas..

15 FLEXÃO DOS Substantivos

16 FLEXÃO DOS Substantivos

17 FLEXÃO De gênero

18 FLEXÃO De número

19 FLEXÃO De grau

20 ARTIGOS Definição: Consideremos o exemplo seguinte:
É uma palavra que antepomos aos substantivos para dar aos seres um sentido determinado ou indeterminado Consideremos o exemplo seguinte: Certa vez, passando por uma praça, encontrei um menino chorando. A praça estava deserta e o menino,sozinho, as mãos e os cabelos sujos de terra.

21 ARTIGOS Classificação:
Artigos definidos: têm a função de caracterizar o ser ou objeto em particular. Artigos indefinidos: têm a função de apresentar um elemento qualquer de uma espécie, ou seja, sem particularizar.

22 ARTIGOS FLEXÃO CLASSIFICAÇÃO GÊNERO NÚMERO ARTIGOS DEFINIDOS
ARTIGOS INDEFINIDOS MASCULINO SINGULAR O UM PLURAL OS UNS FEMININO A UMA AS UMAS

23 ARTIGOS Emprego do Artigo
A informação está contida no arquivo em PDF com o nome “Emprego do Artigo” disponível neste Ambiente Virtual de Aprendizagem na pasta de “Artigos Leituras”.

24 ARTIGOS Omissão do Artigo
A informação está contida no arquivo em PDF com o nome “Omissão do Artigo” disponível neste Ambiente Virtual de Aprendizagem na pasta de “Artigos Leituras”.

25 ARTIGOS Combinação e contração de Artigos
A informação está contida no arquivo em PDF com o nome “Combinação e contração do Artigo” disponível neste Ambiente Virtual de Aprendizagem na pasta de “Artigos Leituras”.


Carregar ppt "CLASSES DE PALAVRAS ou Classes gramaticais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google