A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Ensino Fundamental, 7° Ano Reconhecimento da diferença de sentido entre os verbos nos tempos presente e pretérito perfeito

2 1.Leia a imagem LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento da diferença de sentido entre os verbos nos tempos presente e pretérito perfeito 1.Leia a imagem Imagem: Esquadrilha da fumaça 7 de setembro 2011 / disponibilizado por dilmarousseff /  Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 2.0 Genérica.

3 2.Você reconhece os elementos presentes na imagem? Quais?
LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento da diferença de sentido entre os verbos nos tempos presente e pretérito perfeito 2.Você reconhece os elementos presentes na imagem? Quais? 3.O nome deste esquadrão é Esquadrilha da Fumaça. Levante hipóteses: qual é a origem desse nome? 4.Você já viu alguma apresentação da Esquadrilha da Fumaça (ao vivo ou pela TV)? O que achou?

4 LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento da diferença de sentido entre os verbos nos tempos presente e pretérito perfeito 5.Leia o texto. A Esquadrilha da Fumaça é o Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pela divulgação da FAB em território nacional e internacional. São 13 pilotos altamente treinados e capacitados; a Esquadrilha da Fumaça opera com a aeronave T-27 Tucano e realiza, em média, 100 demonstrações ao ano. Texto adaptado : Acesso em

5 Observe que, no texto lido, as formas verbais estão destacadas
LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento da diferença de sentido entre os verbos nos tempos presente e pretérito perfeito Observe que, no texto lido, as formas verbais estão destacadas As informações apresentadas são atuais, os verbos empregados estão no ( )passado ( )presente ( )futuro é são opera realiza

6 1.Leia a foto abaixo LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento da diferença de sentido entre os verbos nos tempos presente e pretérito perfeito Sugiro: Observe a foto abaixo. 1.Leia a foto abaixo Imagem: Teste do "14-bis" de Alberto Santos Dumont no campo de Bagatelle (Paris, França) em julho de 1906 / Autor Desconhecido / disponibilizado por MLWatts / United States Public Domain. A aeronave 14-bis de Alberto Santos Dumont (23 out 1906)

7 2.Você reconhece algum elemento dessa imagem? Qual(is)?
LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento da diferença de sentido entre os verbos nos tempos presente e pretérito perfeito 2.Você reconhece algum elemento dessa imagem? Qual(is)? 3.A foto é atual? Quais elementos comprovam a sua hipótese? 4.A que momento histórico pertence a imagem? 5.Você já ouviu falar sobre o 14-bis ou sobre Alberto Santos Dumont? O quê?

8 LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento da diferença de sentido entre os verbos nos tempos presente e pretérito perfeito 6. Leia o texto. Alberto Santos Dumont foi um aeronauta, esportista e inventor brasileiro. Santos Dumont projetou, construiu e voou nos primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Santos Dumont voou no 14-bis na cidade de Paris, França, no ano de 1906. Acesso em Acesso em Imagem: Alberto Santos Dumont / Autor Desconhecido / Domínio Público.

9 7.Quais formas verbais foram destacadas?
LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento da diferença de sentido entre os verbos nos tempos presente e pretérito perfeito 7.Quais formas verbais foram destacadas? 8.Em que tempo as formas verbais estão escritas? ( )presente ( )futuro ( )passado

10 LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento da diferença de sentido entre os verbos nos tempos presente e pretérito perfeito Você percebeu a diferença entre as formas verbais utilizadas no 1º texto sobre a Esquadrilha da Fumaça e no 2º texto sobre Alberto Santos Dumont? No 1º texto, foram empregadas formas verbais no presente do modo indicativo, mostrando que as ações estão acontecendo no momento em que falamos.

11 LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento da diferença de sentido entre os verbos nos tempos presente e pretérito perfeito Já no texto sobre Santos Dumont, as formas verbais empregadas estavam no pretérito perfeito do modo indicativo, indicando que os fatos já aconteceram e terminaram.

12 LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento da diferença de sentido entre os verbos nos tempos presente e pretérito perfeito Vamos revisar e estudar um pouco mais sobre os verbos nos tempos presente e pretérito perfeito do modo indicativo. Verbo é a palavra que indica ação, estado ou fenômeno da natureza, variando em tempo, modo, número e pessoa.

13 O modo indicativo pode ser flexionado nos tempos presente;
LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento da diferença de sentido entre os verbos nos tempos presente e pretérito perfeito Modo indicativo expressa um fato como certo, real. É o modo que você usa quando quer expressar algo que acontece, aconteceu ou acontecerá com certeza. O modo indicativo pode ser flexionado nos tempos presente; pretérito perfeito; pretérito imperfeito; pretérito mais-que-perfeito; futuro do presente; futuro do pretérito.

14 Ex.: Aqueles meninos brincam de bola.
LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento da diferença de sentido entre os verbos nos tempos presente e pretérito perfeito O tempo presente é usado quando nos referimos a algo que está acontecendo no momento em que falamos. Ex.: Aqueles meninos brincam de bola.

15 MODO INDICATIVO LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento da diferença de sentido entre os verbos nos tempos presente e pretérito perfeito MODO INDICATIVO TEMPO VERBAL 1ª CONJUGAÇÃO (verbos terminados em AR) AMAR 2ª CONJUGAÇÃO (verbos terminados em ER) COMER 3ª CONJUGAÇÃO (verbos terminados em IR ) PARTIR PRESENTE Eu amo Tu amas Ele ama Nós amamos Vós amais Eles amam Eu como Tu comes Ele come Nós comemos Vós comeis Eles comem Eu parto Tu partes Ele parte Nós partimos Vós partis Eles partem

16 Ex.: O menino acordou cedinho.
LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento da diferença de sentido entre os verbos nos tempos presente e pretérito perfeito O tempo pretérito perfeito expressa uma ação que já foi completamente concluída no momento da fala. Ex.: O menino acordou cedinho.

17 MODO INDICATIVO LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento da diferença de sentido entre os verbos nos tempos presente e pretérito perfeito MODO INDICATIVO TEMPO VERBAL 1ª CONJUGAÇÃO (verbos terminados em AR) AMAR 2ª CONJUGAÇÃO (verbos terminados em ER) COMER 3ª CONJUGAÇÃO (verbos terminados em IR) PARTIR PRETÉRITO PERFEITO Eu amei Tu amaste Ele amou Nós amamos Vós amastes Eles amaram Eu comi Tu comeste Ele comeu Nós comemos Vós comestes Eles comeram Eu parti Tu partiste Ele partiu Nós partimos Vós partistes Eles partiram

18 1. Leia o trecho publicado no Jornal Folha de São Paulo.
LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento da diferença de sentido entre os verbos nos tempos presente e pretérito perfeito 1. Leia o trecho publicado no Jornal Folha de São Paulo. Crianças com mais de um metro de altura podem experimentar a sensação de viajar em um balão durante as férias. Ele "viaja" durante sete minutos e sobe 15 metros de altura (mais ou menos a altura de um prédio de cinco andares). Acesso em Imagem: Festival de balão, Ojiya / Kropsoq / GNU Free Documentation License.

19 LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento da diferença de sentido entre os verbos nos tempos presente e pretérito perfeito 2. Pelo trecho do texto que você leu, dá para imaginar se o fato já aconteceu ou se está acontecendo? 3. Copie os verbos destacados em seu caderno e escreva em que tempo do modo indicativo eles estão conjugados. 4. Agora, copie o segundo parágrafo do texto, empregando os verbos destacados no pretérito perfeito.

20 PRODUÇÃO TEXTUAL 1.Leia o texto a seguir:
LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento da diferença de sentido entre os verbos nos tempos presente e pretérito perfeito PRODUÇÃO TEXTUAL 1.Leia o texto a seguir: Nota Social 1 O poeta chega à estação. 2 O poeta embarca. 3 O poeta toma um auto. 4 O poeta vai para o hotel. 5 E enquanto ele faz isso 6 como qualquer homem da terra, 7 uma ovação o persegue 8 feito vaia. 9 Bandeirolas 10 abrem alas. 11 Bandas de música. Foguetes. 12 Discursos. Povo de chapéu de palha. 13 Máquinas fotográficas assestadas. 14 Automóveis imóveis.

21 LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento da diferença de sentido entre os verbos nos tempos presente e pretérito perfeito 15 Bravos O poeta está melancólico. 17 Numa árvore do passeio público 18 (melhoramento da atual administração) 18 árvore gorda, prisioneira 19 de anúncios coloridos, 20 árvore banal, árvore que ninguém vê 21 canta uma cigarra. 22 Canta uma cigarra que ninguém ouve 23 um hino que ninguém aplaude. 25 Canta, no sol danado. 26 O poeta entra no elevador 27 o poeta sobe 28 o poeta fecha-se no quarto. 29 O poeta está melancólico ANDRADE, Carlos Drummond. Sentimento do Mundo. Rio de Janeiro: Record, 1998.

22 LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento da diferença de sentido entre os verbos nos tempos presente e pretérito perfeito Você escreverá uma produção imitando o poema de Drummond. Nessa produção, você deve apresentar, de modo fictício, a chegada de uma professora à sala de aula, captando as suas ações, as dos alunos e as de um terceiro elemento, que pode ser um elemento da natureza (o pardal no pátio, o vento nas árvores, o sol no céu) ou humano (a faxineira varrendo, as crianças fazendo educação física ou brincando no pátio). O importante é que todas as ações estejam no presente e que ocorra a simultaneidade entre as ações da professora, dos alunos e do terceiro elemento. A produção deve ser feita em dupla e lida para a classe. Atividade adaptada Acesso em

23 a) o professor dividirá a sala em grupos de, no máximo, quatro alunos;
LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento da diferença de sentido entre os verbos nos tempos presente e pretérito perfeito 2.Você realizará uma pesquisa biográfica. Veja os passos a serem seguidos: a) o professor dividirá a sala em grupos de, no máximo, quatro alunos; b) cada grupo ficará responsável por pesquisar a biografia de uma personalidade a ser escolhida durante a aula;

24 LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento da diferença de sentido entre os verbos nos tempos presente e pretérito perfeito c) na data marcada pelo professor, cada grupo fará uma exposição oral da biografia pesquisada (pode usar cartazes, livros, slides, etc.); d) o grupo entregará ao professor um cartaz com um resumo da biografia e uma imagem da pessoa pesquisada. O cartaz será utilizado para compor uma exposição na sala de aula; e) o texto do cartaz deverá ser escrito usando apenas o pretérito perfeito do indicativo.

25 BIBLIOGRAFIA LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento da diferença de sentido entre os verbos nos tempos presente e pretérito perfeito BIBLIOGRAFIA BELTRÃO, Eliana Lúcia Santos. Diálogo: língua portuguesa, 6º ano /Eliana Lúcia Santos Beltrão, Tereza Cristina S. Gordilho. – Ed. Renovada. – São Paulo: FTD, – (Coleção diálogo) . CAMPOS, Elizabeth Marques. Viva Português: língua portuguesa , 6° ano / Elizabeth Marques Campos, Paula Marques Cardoso, Sílvia Letícia de Andrade. 2. ed. – São Paulo: Ática, 2009. COSTA, Cibele Lopresti. Para viver juntos: português, 6º e 7º ano: ensino fundamental/ Cibele Lopresti, Greta Marchetti, Jairo J. Batista Soares. – 1. ed. Ver. – São Paulo: Edições SM, –(Para Viver Juntos). TERRA, Hernani. Projeto Radix: português, 7º ano / Ernani Terra, Floriana Toscano Cavallete. – São Paulo: Scipione, – (Coleção Projeto Radix).

26 SITES LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento da diferença de sentido entre os verbos nos tempos presente e pretérito perfeito SITES Acesso em Acesso em Acesso em Acesso em Acesso em Acesso em Acesso em Acesso em Acesso em

27 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 2 Esquadrilha da fumaça 7 de setembro 2011 / disponibilizado por dilmarousseff /  Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 2.0 Genérica 12/09/2012 6 Teste do "14-bis" de Alberto Santos Dumont no campo de Bagatelle (Paris, França) em julho de 1906 / Autor Desconhecido / disponibilizado por MLWatts / United States Public Domain. 8 Alberto Santos Dumont / Autor Desconhecido / Domínio Público. 18 Festival de balão, Ojiya / Kropsoq / GNU Free Documentation License.


Carregar ppt "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google