A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planeamento de uma Unidade Didáctica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planeamento de uma Unidade Didáctica"— Transcrição da apresentação:

1 Planeamento de uma Unidade Didáctica
Vulcanologia e Sismologia 10º ano Ana Mafalda Baía, Ana Sofia Pires, Márcia Sousa LECN

2 Vulcanologia e Sismologia Porquê?
Compreender que o Planeta Terra não é estático, estando sujeito a inúmeras modificações através de mecanismos geológicos naturais, que se manifestam à superfície de diferentes formas. Compreensão da história da Terra

3 Aborgadem ao planeamento
11 aulas 6 aulas de vulcanologia 5 aulas de sismologia Todas as aulas possuem uma apresentação electrónica e um documento que a suporta. As actividades elaboradas ajudam a dinamizar as aulas e torná-las mais interessantes e eficazes Princípio “aprender pelo fazer” Apresentação electrónica ajuda à visualização e compreensão da matéria leccionada. As actividades pretendem cativar a atenção do aluno e experimentar o que ele aprende na teoria dando uma nova percepção das coisas.

4 Actividades realizadas
Actividades experimentais - Simulações: Investigando a Viscosidade, Mecanismo de um Géiser Movimento de Ondas P e S Ocorrência de um Sismo Actividades de debate, observação e discussão: Amostras de mão de piroclastos Discussão dos excertos de filmes visualizados Exploração de um folheto informativo e debate sobre prevenção sísmica Pesquisa orientada (moodle, google earth)

5 Actividades realizadas
Fichas de Trabalho: Ordenação de imagens – sequência temporal das etapas de um fenómeno Determinação do epicentro de um sismo Análise e interpretação de carta de isossistas Análise de textos e relatos sísmicos Fichas formativas no final de cada tema

6 Materiais produzidos Documentos de apoio às apresentações
Apresentações electrónicas Protocolos experimentais Fichas de trabalho, formativas e matrizes Realização de esquemas e animações em flash Edição de filmes BBC – The end of the world Viagem ao centro da terra (documentário) Edição de clips Produção de mini-videos com o resultado de algumas actividades experimentais

7 Observações de Resultados

8 Flash

9 Dificuldades encontradas
Estruturar a planificação Conversão de filmes para formato editável Realização de actividades no Moodle Gestão do tempo destinado a cada actividade Centralização das aulas nos alunos em detrimento do centro no professor Receptividade dos alunos à planificação

10 Dúvidas remanescentes
Como fazer uma boa gestão do tempo Como centralizar as aulas nos alunos e não no professor Como elaborar diferentes estratégias para diferentes alunos


Carregar ppt "Planeamento de uma Unidade Didáctica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google