A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A migração interna no Brasil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A migração interna no Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 A migração interna no Brasil

2 As migrações internas ocorrem entre dois tipos de áreas:
de repulsão de atração populacional. As correntes de migração interna têm permitido substituir a presença do elemento estrangeiro.

3 Principais Movimentos Migratórios Internos
Nordestinos da Zona da Mata para o Sertão Nordestinos e paulistas para Minas Gerais Mineiros para São Paulo Nordestinos para a Amazônia Nordestinos para Goiás, década de 1950 Sulistas para o norte e centro-oeste nos anos 80 e 90

4

5 Migrações Externas – Principais Fluxos Imigratórios
Portugueses Italianos Espanhóis Alemães Japoneses Eslavos Árabes e Judeus SE – SP – Assalariados na lavoura do café; Sul – SC e RS : policultura pequena propriedade, mão-de-obra familiar, abastecimento do mercado interno (uva/Vinho) – Sul de SC (Criciúma, Urussanga, Lauro Müller) e Garibaldi e Caxias no RS. Sul – SC e RS : policultura pequena propriedade, mão-de-obra familiar, abastecimento do mercado interno, e posterior desenvolvimento industrial. Vale do Itajaí – (Blumenau, Brusque, Pomerode) SC; e o vale dos Sinos (São Leopoldo e Novo Hamburgo) RS. Norte – PA – Zona Bragantina (Belém e Bragança): cultivo de juta e pimenta do reino. SE – SP (arredores da Capital) Cultivo de hortaliças. Sul – SC (Planalto) Cultivo de maçã e nectarina Comércio nas grandes cidades

6 Migrações Externas - Emigração
Características Para o Paraguai dirigiram-se sulistas para trabalhar na terra. Para os outros destinos ocorre o predomínio de adultos jovens para exercer atividades que não exigem qualificação, com o objetivo de acumular capital. Em ambos os casos ocorre a Xenofobia. A maioria vive na ilegalidade Principais Destinos EUA (Brazucas) Paraguai (Brasiguaios) Japão (Decasséguis) Europa

7 Leis de cotas da Imigração
Em virtude de uma crise na década de 1930, era permitido apenas uma cota mínima de pessoas para cada nacionalidade e outro ponto era a atividade desse estrangeiro.(80% teria que ser agricultor)

8 Movimentos Migratórios Internos

9 A principal migração interna no Brasil atualmente é o êxodo rural.

10 Êxodo Rural Saída da população do campo para a cidade motivada por condições desfavoráveis no campo (concentração de terras, baixos salários, carência de infra-estrutura, etc.) aliada a fatores de atração na cidade (oferta de empregos, melhores salários, ilusão de uma vida melhor, etc.).

11 Expansão para o Centro-Oeste e Amazônia
Intensificado a partir da década de 70 em função da expansão da lavoura de soja e à política ocupacional da Amazônia. Fatores ocupacionais: frentes de trabalho através da construção de rodovias e hidroelétricas, criação da Zona Franca de Manaus, terras agricultáveis a preço baixo, etc.

12 Êxodo Urbano Deslocamento da população da cidade para a área rural em busca de melhor qualidade de vida. Esse fluxo migratório ainda é pequeno e começou a ser verificado a partir da década de 90. Caracteriza-se por ser seletivo pela faixa etária e pelo poder aquisitivo, visto que os migrantes não vão sobreviver do trabalho no campo.

13 Migração Rural - Rural Deslocamento de população de uma área rural para outra, geralmente de sulistas para estados do norte e centro-oeste do Brasil, que oferecem condições fundiárias mais favoráveis

14 Migração Pendular Corresponde ao fluxo diário da população de uma cidade para outra (periferia – centro ) para trabalhar ou estudar. Esse tipo de migração gera o aparecimento de cidades dormitórios e população flutuante.

15 Transumância É um movimento populacional sazonal, que ocorre em certos períodos do ano e que sempre se repete. Exemplos: migrantes do Sertão para o Agreste ou Zona da Mata nordestina no período das secas; bóias-frias volantes; criadores de gado no Pantanal, etc.


Carregar ppt "A migração interna no Brasil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google