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PublicouRyan Delgado Alterado mais de 10 anos atrás
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1 Funções Trajectória de Projéctil DI/FCT/UNL 1º Semestre 2004/2005
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2 Trajectória Óptima de Projéctil O cálculo de uma trajectória pode ser feito por simulação de forma semelhante à da queda de um corpo (será visto mais à frente). Podendo-se calcular várias trajectórias, coloca-se muitas vezes a questão de saber qual a melhor de entre elas. Naturalmente a noção de melhor tem de ser precisada (maior alcance, maior velocidade no solo, mais alta???). Vamos determinar qual a trajectória com maior alcance. Trajectória Óptima de Projéctil Entrada Velocidade Inicial Coeficiente de Atrito Resultados Alcance Máximo
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3 Trajectória Óptima de Projéctil A forma mais simples de determinar a melhor trajectória, é testar as várias possíveis e escolher a melhor. Sendo necessário calcular várias trajectórias, é conveniente abstrair todo o cálculo da trajectória numa função, cujos detalhes de implementação podem ser estudados posteriormente. Esta forma de proceder, tem muitas vantagens, já que permite: –Estruturar um programa nos seus componentes básicos –Reutilizar esses componentes básicos noutros programas Vamos pois considerar uma função, alcance, que corresponde ao alcance de um projéctil lançado inicialmente com velocidade v i e ângulo de disparo, alfa, num meio com coeficiente de atrito, k a alcance(v i, alfa, k a )
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4 Programas e Funções A utilização desta função torna o programa trivial: % inicialização de variáveis entra vi; entra ka; dist 0; % ciclo de geração e teste para alfa de 0 a 90 fazer x alcance(vi,alfa,ka); % x evita 2 se x > dist então % chamadas de dist x; % alcance! fim se; fim para; % apresentação de resultados sai dist se alcance(vi,alfa,ka) > dist então dist alcance(vi,alfa,ka)
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5 Especificação da Função A função que foi abstraída, alcance, deverá determinar, com base na situação inicial (velocidade e ângulo inicial do projéctil), e para um determinado coeficiente de atrito, a distância percorrida, pelo projéctil. Existe pois uma correspondência óbvia entre funções e programas Algoritmo de Trajectória de Projéctil Entrada Velocidade Inicial Ângulo Inicial Coeficiente deAtrito Resultados Distância percorrida
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6 Tipos de Dados da Função Alcance Os valores iniciais de v i, alfa e k a são dados como parâmetros de entrada da função (dt pode ser fixado). A partir de v i e alfa, são calculados os valores iniciais das velocidades, v x e v y. Como posição inicial arbitra-se o ponto (0,0). Se se pretenderem gráficos para a posição (em coordenadas x, y) é conveniente manter as posições por onde passa o projéctil num conjunto de vectores T, X, Y. Caso contrário serão representados por variáveis t, x e y respectivamente. Os valores das velocidades e das acelerações ao longo do tempo, não se pretendendo calcular os seus gráficos podem ser representados por variáveis v x e v y, a x e a y que representam os valores correntes destas grandezas.
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7 Trajectória de Projéctil - Bases Físicas A trajectória de um projéctil é uma generalização da queda de corpos em que se têm de considerar 2 dimensões para o movimento vertical (y) e horizontal (x) e não apenas vertical. Todas as grandezas de interesse para o movimento, posição, velocidade e aceleração, devem pois ser definidas nestas duas dimensões. Por exemplo, a velocidade, pode ser decomposta nas suas duas componentes (regra do paralelograo) vyvy vxvx v θ v 2 = v x 2 + v y 2 ; Θ = atan(v y /v x ) v x = v cos Θ ; v y = v sin Θ
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8 Trajectória de Projéctil - Bases Físicas Na horizontal, só existe uma causa de aceleração, provocada pelo atrito, que consideramos proporcional, e oposta, à velocidade: a x = - k a v x Na vertical, há que considerar a aceleração da gravidade para além da provocada pelo atrito. Temos pois, como na queda dos corpos: a y = - k a v y - g Condições iniciais Tipicamente, estamos interessados em determinar a trajectória de um projéctil quando a este é lançado com uma determinada velocidade inicial v i num ângulo θ 0
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9 Aceleração, Velocidade e Posição Tal como no problema da queda dos corpos, podemos considerar as seguintes aproximações (em cada uma das dimensões): x(t+dt) x(t) + v x (t) dty(t+dt) y(t) + v y (t) dt v x (t+dt) v x (t) + a x (t) dtv y (t+dt) v y (t) + a y (t) dt sendo a aceleração do projéctil dada por: a x = - k a v x a y = - k a v y - g
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10 Estrutura do Algoritmo Estamos agora em condições de especificar o algoritmo para simulação da trajectória de um projéctil, que como habitualmente pode ser decomposto em 3 componentes 1. Inicialização de Variáveis 2. Ciclo de Simulação da Queda 3. Apresentação de Resultados Algoritmo de Trajectória de Projéctil Entrada Velocidade Inicial Ângulo Inicial Coeficiente deAtrito Resultados Distância percorrida
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11 1. Inicialização de Variáveis função alcance(vi, alfa, ka) % vi, alfa e ka são dados de entrada % alcance é o valor final alfa alfa*2 /360;% Ângulo em Radianos dt 0.01; % Intervalo de tempo g 9.8; % Aceleração da Gravidade t 0; % Valor iniciais do tempo x 0; % Valor iniciais do x y 0; % Valor iniciais do y vx vi cos(alfa); % valores correntes de vx e vy vy vi sin(alfa); % inicializados com vi ax -ka vx ; % valores correntes de ax e ay ay -ka vy - g; % inicializados com vs iniciais
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12 2. Ciclo de Simulação Os valores da posição, velocidade e aceleração vão sendo calculados nas sucessivas iterações do ciclo de simulação. enquanto y >= 0 fazer t t + dt; x x + vx dt; y y + vy dt; vx vx + ax dt; vy vy + ay dt; ax -ka vx; ay -ka vy - g; fim enquanto;
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13 3. Apresentação de Resultados O resultado que se pretende apresentar é o alcance do projéctil. Como a função está definida com o nome alcance, deverá ser atribuído a uma variável com esse nome o valor final de x, que representa o alcance do projéctil. alcance x Na realidade, não existe nenhuma variável com esse nome (a variável existe no programa que chama a função). A atribuição acima é apenas a forma de apresentar o resultado.
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14 Algoritmo Completo – Programa Principal % Inicialização de Variáveis entra vi; entra ka; dist 0; % Ciclo de Geração e Teste para alfa de 0 a 90 fazer x alcance (vi,alfa,ka); se x > dist então dist x; fim se; fim para; % Apresentação de Resultados sai dist
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15 Algoritmo Completo – Função Alcance função alcance(vi, alfa, ka) alfa alfa*2 /360;% Ângulo em Radianos dt 0.01; % Intervalo de tempo g 9.8; % Aceleração da Gravidade t 0; x 0; y 0; % Valores iniciais de t, x e y vx vi cos(alfa); % Valores correntes de vx e vy vy vi sin(alfa); % inicializados com vi ax -ka vx ; % valores correntes de ax e ay ay -ka vy - g; % inicializados com vs iniciais enquanto y >= 0 fazer t t + dt; x x + vx dt; y y + vy dt; vx vx + ax dt; vy vy + ay dt; ax -ka vx; ay -ka vy - g; fim enquanto; alcance x; fim função;
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16 Programa Octave Em Octave, o programa e a função são muito semelhantes aos apresentados em pseudo-código. No entanto eles devem ser escritos em dois ficheiros m (m files) distintos, que devem residir na mesma directoria (a menos que se utilizem instruções de alteração da directoria corrente). O nome do ficheiro onde uma função é definida deve ter o nome dessa função. Por exemplo, a função alcance deverá ser definida num ficheiro com o nome alcance.m. De notar que a função pode ser invocada a partir de qualquer ficheiro e mesmo do terminal.
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17 Programa Octave vi = input("Qual a velocidade inicial (em m/s) ? "); ka = input(" e o coeficiente de atrito (1/s) ? "); dist = 0; for alfa = 0:90 x = alcance(vi,alfa,ka); if x > dist dist = x; endif; endfor; disp(" O alcance máximo (em metros) é de "), disp(dist) O programa principal, maior_alcance, guardado no ficheiro maior_alcance.m chama a função alcance.
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18 Função Octave function a = alcance(vi, alfa, ka) dt = 0.01; g = 9.8 ; t = 0; x = 0; y = 0; vx = vi*cos(alfa*pi/180) ; vy = vi*sin(alfa*pi/180); ax = - ka * vx ; ay = -g - ka * vy; while y >= 0 t = t + dt; x = x + vx * dt ; y = y + vy * dt; vx = vx + ax * dt ; vy = vy + ay * dt; ax = - ka * vx ; ay = -g - ka * vy; endwhile; a = x; endfunction; A função alcance é guardada no ficheiro alcance.m, que começa com a declaração de função.
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19 Programa Octave O programa pode ser testado com vários valores para os diferentes parâmetros. Por exemplo Nenhum atrito v i = 30; k a = 0.0 Pouco atrito v i = 30; k a = 0.2 Muito atrito v i = 30; k a = 2.0 De notar que embora se saiba o alcance máximo, o programa apresentado não nos indica para que ângulo de disparo ele é atingido. Para esse efeito basta reformular um pouco o programa, para nos devolver esse ângulo.
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20 Programa Octave vi = input("Qual a velocidade inicial (em m/s) ? "); ka = input(" e o coeficiente de atrito (1/s) ? "); dist = 0; angulo = 0; for alfa = 0:90 x = alcance(vi,alfa,ka); if x > dist dist = x; angulo = alfa; end; disp(" O alcance máximo (em metros) é de "), disp(dist) disp(" com um disparo num ângulo (graus) de "), disp(angulo)
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21 Programa Octave No entanto, existem várias características da trajectória que ficaram abstraídas na computação da função e que não são acessíveis ao utilizador, tais como: –A altura atingida pelo projéctil –O tempo que demora a atingir essa altura –O tempo total da trajectória –A velocidade com que o projéctil atingiu o solo –A aceleração com que o projéctil atingiu o solo, –... Para obter essas características há que reformular um pouco a função e permitir que ela devolva mais do que um valor.
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