A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ulisses Maria Alberta Menéres Edições Asa 1997. -Nasceu em Vila Nova de Gaia em 1930 -É licenciada em ciências Histórico-Filosóficas -É professora, tradutora,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ulisses Maria Alberta Menéres Edições Asa 1997. -Nasceu em Vila Nova de Gaia em 1930 -É licenciada em ciências Histórico-Filosóficas -É professora, tradutora,"— Transcrição da apresentação:

1 Ulisses Maria Alberta Menéres Edições Asa 1997

2 -Nasceu em Vila Nova de Gaia em É licenciada em ciências Histórico-Filosóficas -É professora, tradutora, jornalista, poetisa e escritora de livros infanto-juvenis -Entre muitas obras escreveu Ulisses em Nasceu em Vila Nova de Gaia em É licenciada em ciências Histórico-Filosóficas -É professora, tradutora, jornalista, poetisa e escritora de livros infanto-juvenis -Entre muitas obras escreveu Ulisses em 1972

3 Ulisses Localização da acção: Localização da acção: No espaço: No espaço: Ilha de Ítaca ( Grécia) No tempo: No tempo: Há muitos milhares de anos

4 ULISSES Personagem principal: -Ulisses Rei de Ítaca (pequena ilha grega) -Vivia com sua mulher Penélope e seu filho Telémaco Caracterização da personagem principal: -Características físicas:.Moço vigoroso.Moço vigoroso -Características psicológicas: -Características psicológicas:.Valente, manhoso, aventureiro..Valente, manhoso, aventureiro.

5 Resumo: Guerra de Tróia: Guerra de Tróia: Ulisses era um rei grego que vivia numa pequena ilha grega chamada Ítaca, com a sua mulher e seu filho Telémaco. Ulisses era um rei grego que vivia numa pequena ilha grega chamada Ítaca, com a sua mulher e seu filho Telémaco. Um dia Paris (príncipe troiano) raptou a rainha grega Helena e Ulisses partiu com os seus homens nos seus barcos para Tróia para salvarem Helena. Um dia Paris (príncipe troiano) raptou a rainha grega Helena e Ulisses partiu com os seus homens nos seus barcos para Tróia para salvarem Helena. Após dez anos de guerra sem conseguirem entrar em Tróia, Ulisses teve uma ideia: os seus homens fingiam que partiam enquanto que ele e seus homens se escondiam num gigante cavalo de pau e assim conseguiram entrar em Tróia e salvar Helena. Após dez anos de guerra sem conseguirem entrar em Tróia, Ulisses teve uma ideia: os seus homens fingiam que partiam enquanto que ele e seus homens se escondiam num gigante cavalo de pau e assim conseguiram entrar em Tróia e salvar Helena.

6 Viagem de regresso: Viagem de regresso: Ilha de Ciclópia Primeiro foram parar a Ciclópia onde tiveram que enfrentar o gigante Polifermo que os queria comer e só com a astúcia de Ulisses que o cegou conseguiram escapar. Primeiro foram parar a Ciclópia onde tiveram que enfrentar o gigante Polifermo que os queria comer e só com a astúcia de Ulisses que o cegou conseguiram escapar. Ilha de Eólia Depois foram parar a Eólia onde o rei Eolo Depois foram parar a Eólia onde o rei Eolo (rei dos ventos) lhes ofereceu um saco onde fechou todos os ventos violentos para não causarem naufrágios e tempestades. (rei dos ventos) lhes ofereceu um saco onde fechou todos os ventos violentos para não causarem naufrágios e tempestades.

7 Ilha de Circe Passados dias chegaram á ilha de Circe onde esta feiticeira transformou os seus marinheiros em porcos. Ulisses conseguiu salvá-los com a ajuda da deusa Minerva que lhe deu a erva da vida para o ajudar. Passados dias chegaram á ilha de Circe onde esta feiticeira transformou os seus marinheiros em porcos. Ulisses conseguiu salvá-los com a ajuda da deusa Minerva que lhe deu a erva da vida para o ajudar. Ilha dos Infernos Nesta ilha vagueavam as almas dos mortos e encontraram Cérbero o cão de três cabeças que dormia com os olhos abertos. Ulisses encontra a mãe que lhe contou que em Ítaca todos pensavam que tinha morrido e que Penélope tinha vários pretendentes que queriam casar com ela e ficar com o reino de Ulisses. Nesta ilha vagueavam as almas dos mortos e encontraram Cérbero o cão de três cabeças que dormia com os olhos abertos. Ulisses encontra a mãe que lhe contou que em Ítaca todos pensavam que tinha morrido e que Penélope tinha vários pretendentes que queriam casar com ela e ficar com o reino de Ulisses.

8 Mar das Sereias Ao chegarem ao mar das Sereias todos os marinheiros taparam os ouvidos com cera como Circe lhes tinha pedido, mas Ulisses não quis e os marinheiros resolveram atar Ulisses ao mastro do navio. Uma Sereia fingiu ser Penélope para enganar Ulisses, mas ele não conseguiu livrar-se das cordas e assim salvou-se. Ao chegarem ao mar das Sereias todos os marinheiros taparam os ouvidos com cera como Circe lhes tinha pedido, mas Ulisses não quis e os marinheiros resolveram atar Ulisses ao mastro do navio. Uma Sereia fingiu ser Penélope para enganar Ulisses, mas ele não conseguiu livrar-se das cordas e assim salvou-se.

9 Ilha de Córcira Após um naufrágio Ulisses perdeu a memória e foi parar á terra dos Feácios onde o rei Alcino o ajudou dando-lhe um navio e marinheiros para que ele pudesse voltar á sua terra. Após um naufrágio Ulisses perdeu a memória e foi parar á terra dos Feácios onde o rei Alcino o ajudou dando-lhe um navio e marinheiros para que ele pudesse voltar á sua terra. Chegada a Ítaca Chegada a Ítaca Quando chegou a Ítaca apareceu-lhe Minerva que o transformou num mendigo para que ninguém o reconhecesse. Foi a casa do seu feitor e amigo Eumeu que não o reconheceu, mas apareceu Telémaco e Ulisses diz-lhe quem é. Quando chegou a Ítaca apareceu-lhe Minerva que o transformou num mendigo para que ninguém o reconhecesse. Foi a casa do seu feitor e amigo Eumeu que não o reconheceu, mas apareceu Telémaco e Ulisses diz-lhe quem é.

10 Ulisses pediu-lhe ajuda para vencer os pretendentes ao seu reino. Quando chegou ao seu palácio o seu cão Argus reconheceu-o logo e morreu de emoção. Euricleia a velha ama também o reconheceu. Ulisses pediu-lhe ajuda para vencer os pretendentes ao seu reino. Quando chegou ao seu palácio o seu cão Argus reconheceu-o logo e morreu de emoção. Euricleia a velha ama também o reconheceu. Com a ajuda de Telémaco, Ulisses conseguiu vencer os pretendentes e finalmente abraçar a sua Penélope. Com a ajuda de Telémaco, Ulisses conseguiu vencer os pretendentes e finalmente abraçar a sua Penélope.

11 Conclusão Gostei muito de ler este livro porque Ulisses teve muitas aventuras e tinha vontade de ler mais aventuras dele. Gostei muito de ler este livro porque Ulisses teve muitas aventuras e tinha vontade de ler mais aventuras dele. Trabalho de: Trabalho de: João Miguel Barradas Martins João Miguel Barradas Martins 5ºB Nº10 5ºB Nº10 Dezembro de 2007 Dezembro de 2007


Carregar ppt "Ulisses Maria Alberta Menéres Edições Asa 1997. -Nasceu em Vila Nova de Gaia em 1930 -É licenciada em ciências Histórico-Filosóficas -É professora, tradutora,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google