A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1. O jogo tem 10 provas e é feito por duas equipas. – Equipa A: números pares – Equipa B: números impares 2. Cada prova é realizadas por dois alunos de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1. O jogo tem 10 provas e é feito por duas equipas. – Equipa A: números pares – Equipa B: números impares 2. Cada prova é realizadas por dois alunos de."— Transcrição da apresentação:

1

2 1. O jogo tem 10 provas e é feito por duas equipas. – Equipa A: números pares – Equipa B: números impares 2. Cada prova é realizadas por dois alunos de cada uma das equipas. 3.Só esses dois alunos é que podem realizar as tarefas e o resto da turma tem que ficar em silêncio. 4.Por cada prova realizada com sucesso a equipa ganha pontos que são registados numa grelha. 5.Ganha a equipa que, no fim de todas as provas, tiver mais pontos.

3 4 Perguntas sobre o livro Cada resposta certa vale 2 pontos.

4 1. Qual o título deste livro? Ulisses Aventuras de Ulisses Odisseia

5 1. Qual o título deste livro? Ulisses Aventuras de Ulisses Odisseia

6 2. As pessoas que escrevem textos para os livros chamam-se? Jornalistas Escritores Compositores

7 2. As pessoas que escrevem textos para os livros chamam-se? Jornalistas Escritores Compositores Escritores

8 3. Quem é o autor ou autora deste livro? António Torrado Luísa Ducla Soares Maria Alberta Menéres

9 3. Quem é o autor ou autora deste livro? António Torrado Luísa Ducla Soares Maria Alberta Menéres

10 4. Qual é a foto da autora do livro?

11

12 5. As pessoas que fazem os desenhos para os livros chamam-se? Pintores Desenhadores Ilustradores

13 5. As pessoas que fazem os desenhos para os livros chamam-se? Pintores Desenhadores Ilustradores

14 6. Como se chama o ilustrador ou ilustradora deste livro? Pedro Leitão Luísa Ducla Soares Isabel Lobito

15 6. Como se chama o ilustrador ou ilustradora deste livro? Pedro Leitão Luísa Ducla Soares Isabel Lobito

16 7. As aventuras deste livro inspiram-se num outro livro chamado… Elíada Odisseia Bíblia

17 7. As aventuras deste livro inspiram-se num outro livro chamado… Elíada Odisseia Bíblia

18 8. O autor da Odisseia foi… Homero Platão Ulisses

19 8. O autor da Odisseia foi… Homero Platão Ulisses

20 7 Perguntas sobre a história Cada resposta certa vale 2 pontos.

21 1. Como se chama o herói desta história? Telémaco Ulisses Ciclope

22 1. Como se chama o herói desta história? Telémaco Ulisses Ciclope Ulisses

23 2. Ulisses era… um deus grego o rei de uma ilha grega um camponês grego

24 2. Ulisses era… um deus grego o rei de uma ilha grega um camponês grego o rei de uma ilha grega

25 3. Como se chamava essa ilha? Delfos Tróia Ítaca

26 3. Como se chamava essa ilha? Delfos Tróia Ítaca

27 4. A sua esposa chama-se? Minerva Penélope Circe

28 4. A sua esposa chama-se? Minerva Penélope Circe Penélope

29 5. E o seu filho era… Telémaco Mercúrio Euclides

30 5. E o seu filho era… Telémaco Mercúrio Euclides Telémaco

31 6. Que grande acontecimento arrastou a Grécia para a guerra? A conquista de Atenas A morte do rei da Grécia O rapto de Helena, rainha grega

32 6. Que grande acontecimento arrastou a Grécia para a guerra? A conquista de Atenas A morte do rei da Grécia O rapto de Helena, rainha grega

33 7. Quem raptou Helena? Páris Átila Heitor

34 7. Quem raptou Helena? Páris Átila Heitor Páris

35 8. Ulisses não queria partir para a guerra por isso… Partiu de viagem Fingiu estar louco Escreveu uma carta ao rei Fingiu estar louco

36 8. Ulisses não queria partir para a guerra por isso… Partiu de viagem Fingiu estar louco Escreveu uma carta ao rei

37 9. Mas Ulisses lá acabou por partir para participar no ataque a… Atenas Esparta Tróia

38 9. Mas Ulisses lá acabou por partir para participar no ataque a… Atenas Esparta Troia

39 10. Quanto tempo durou o cerco de Tróia? Cinco anos Dez anos Dois anos

40 10. Quanto tempo durou o cerco de Tróia? Cinco anos Dez anos Dois anos Dez anos

41 11. Que estratagema inventou Ulisses para entrar na cidade? Um cavalo de madeira Um túnel Um combate com o chefe troiano

42 11. Que estratagema inventou Ulisses para entrar na cidade? Um cavalo de madeira Um túnel Um combate com o chefe troiano Um cavalo de madeira

43 12. Porque é que os troianos levaram o cavalo para dentro da cidade? Porque precisavam de madeira Porque pensavam que era uma homenagem dos gregos Porque estava a impedir a saída da cidade Porque pensavam que era uma homenagem dos gregos

44 12. Porque é que os troianos levaram o cavalo para dentro da cidade? Porque precisavam de madeira Porque pensavam que era uma homenagem dos gregos Porque estava a impedir a saída da cidade

45 13. Qual foi o principal objetivo desta estratégia de Ulisses? Entrar na cidade para abrir as portas Entrar na cidade para libertar Helena Entrar na cidade para matar o rei

46 13. Qual foi o principal objetivo desta estratégia de Ulisses? Entrar na cidade para abrir as portas Entrar na cidade para libertar Helena Entrar na cidade para matar o rei Entrar na cidade para abrir as portas

47 14. Vencida a guerra Ulisses… Partiu em busca de mais aventuras Voltou para casa Ficou a viver em Tróia Voltou para casa

48 14. Vencida a guerra Ulisses… Partiu em busca de mais aventuras Voltou para casa Ficou a viver em Tróia

49 Jogo de teatro 10 pontos para a melhor encenação.

50 Três alunos fingem que são Ulisses e os seus marinheiros. Ulisses tem uma ideia de como entrar na cidade cercada e explica-a aos amigos 3 minutos

51 7 Perguntas sobre a história Cada resposta certa vale 2 pontos.

52 1. Finda a Guerra de Tróia Ulisses parte para Ítaca com… 10 marinheiros 20 marinheiros 40 marinheiros

53 1. Finda a Guerra de Tróia Ulisses parte para Ítaca com… 10 marinheiros 20 marinheiros 40 marinheiros

54 2. Como é que Ulisses foi parar a Ciclópia? Levado por uma corrente misteriosa Usando um mapa muito antigo A deusa Minerva disse-lhe o caminho

55 2. Como é que Ulisses foi parar a Ciclópia? Levado por uma corrente misteriosa Usando um mapa muito antigo A deusa Minerva disse-lhe o caminho Levado por uma corrente misteriosa

56 3. A ilha afinal era habitada por um ciclope chamado… Telémaco Tântalo Polifemo

57 3. A ilha afinal era habitada por um ciclope chamado… Telémaco Tântalo Polifemo

58 4. Porque é que Polifemo vivia sozinho na ilha? Porque estava zangado com a família Porque o seu rebanho era muito grande Porque era forte e tinha mau génio

59 4. Porque é que Polifemo vivia sozinho na ilha? Porque estava zangado com a família Porque o seu rebanho era muito grande Porque era forte e tinha mau génio

60 5. Para que é que Polifemo queria os marinheiros? Para lhe fazerem companhia Para comer Para tomarem conta do rebanho

61 5. Para que é que Polifemo queria os marinheiros? Para lhe fazerem companhia Para comer Para tomarem conta do rebanho Para comer

62 6. O que é que Ulisses ofereceu a Polifemo? Ovelhas e carneiros Dinheiro Vinho

63 6. O que é que Ulisses ofereceu a Polifemo? Ovelhas e carneiros Dinheiro Vinho

64 7. Onde é que Ulisses feriu Polifemo? Nas pernas No olho Na barriga No olho

65 7. Onde é que Ulisses feriu Polifemo? Nas pernas No olho Na barriga

66 8. Como é que Ulisses conseguiu fugir de Polifemo? Disfarçado de ovelha Agarrado a um carneiro Dentro de um barril

67 8. Como é que Ulisses conseguiu fugir de Polifemo? Disfarçado de ovelha Agarrado a um carneiro Dentro de um barril Agarrado a um carneiro

68 9. Fugindo de Ciclópia foram parar a que outra ilha? Ilha dos infernos Ilha Eólia Ilha Ítaca

69 9. Fugindo de Ciclópia foram parar a que outra ilha? Ilha dos infernos Ilha Eólia Ilha Ítaca Ilha Éólia

70 10. Quem era Eolo? O príncipe dos infernos Um mendigo O rei dos ventos

71 10. Quem era Éolo? O príncipe dos infernos Um mendigo O rei dos ventos

72 11. O que deu Éolo a Ulisses? Um saco de joias Um saco de comida Um saco de ventos

73 11. O que deu Éolo a Ulisses? Um saco de joias Um saco de comida Um saco de ventos

74 12. O que é que Eolo recomendou a Ulisses? Que não abrisse o saco nem dissesse o que continha Que só abrisse o saco em caso de tempestade Que dissesse a todos o que estava no saco

75 12. O que é que Eolo recomendou a Ulisses? Que não abrisse o saco nem dissesse o que continha Que só abrisse o saco em caso de tempestade Que dissesse a todos o que estava no saco Que não abrisse o saco nem dissesse o que continha

76 13. No entanto… Ulisses abriu o saco e provocou uma tempestade Os marinheiros abriram o saco e provocaram uma tempestade O saco abriu-se sozinho e provocou uma tempestade

77 13. No entanto… Ulisses abriu o saco e provocou uma tempestade Os marinheiros abriram o saco e provocaram uma tempestade O saco abriu-se sozinho e provocou uma tempestade Os marinheiros abriram o saco e provocaram uma tempestade

78 14. Depois de reparar o barco em Eólia foram a outra ilha… onde vivia uma rainha chamada Penélope onde vivia uma feiticeira chamada Circe onde viviam as almas das pessoas mortas

79 14. Depois de reparar o barco em Eólia foram a outra ilha… onde vivia uma rainha chamada Penélope onde vivia uma feiticeira chamada Circe onde viviam as almas das pessoas mortas onde vivia uma feiticeira chamada Circe

80 6 Perguntas de observação Cada resposta certa vale 2 pontos.

81

82 Resposta em simultâneo… Que símbolo está na ré do barco?

83 Resposta em simultâneo… De que cor é a roupa de Ulisses?

84 Resposta em simultâneo… De que cor é a roupa de Ulisses? Que símbolo está na ré do barco?

85 Resposta em simultâneo… De que cor é a roupa de Ulisses? Que símbolo está na ré do barco?

86 Resposta em simultâneo… Todos os marinheiros estão a remar?

87 Resposta em simultâneo… Ulisses tem a cabeça destapada?

88 Resposta em simultâneo… Quantos marinheiros estão no barco para além de Ulisses?

89 Resposta em simultâneo… Quantas sereias atacam o barco?

90 FIM da 1ª parte


Carregar ppt "1. O jogo tem 10 provas e é feito por duas equipas. – Equipa A: números pares – Equipa B: números impares 2. Cada prova é realizadas por dois alunos de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google