A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AGRICULTURA E PECUÁRIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AGRICULTURA E PECUÁRIA"— Transcrição da apresentação:

1 AGRICULTURA E PECUÁRIA
Gustavo lopes nº04 Pedro carletti nº09 Prof.: wilson 8ºd

2 AGRICULTURA NO CONTINENTE AFRICANO
A atividade econômica é responsável por 40% das exportações do continente africano e por 30% do produto interno bruto (PIB). Além disso, é a atividade que mais gera empregos na África. Calcula-se que 70% da força de trabalho do continente está empregado no setor agrícola.

3 A PLANTATION As plantations, foram introduzidas no território africano pelo colonizador europeu, O QUE SÃO ?? São grandes propriedades rurais monoculturas com produção voltada ao mercado externo e emprego de grande quantidade de trabalhadores, que recebem baixos salários . Geralmente pertencem a empresas estrangeiras, principalmente europeias.

4 A PLANTATION As terras são as melhores da região; algumas propriedades são mecanizadas e utilizam técnicas modernas de cultivo. Os maiores produtores africanos dos gêneros agrícolas para exportação estão localizados no Golfo da Guiné, com destaque para Costa do Marfim, Nigéria, Camarões e Gana. Os principais produtos cultivados nas plantations são: cana-de-açúcar, café, algodão, cacau, amendoim, banana, abacaxi e chá.

5 A PLANTATION

6 AGRICULTURA DE SUBSISTÊNCIA
É praticada por pequenos agricultores e ocupa grande parte da população rural africana. Se caracteriza pela utilização de instrumentos rudimentares e de métodos tradicionais de cultivos realizados por famílias ou comunidades rurais.

7 AGRICULTURA DE SUBSISTÊNCIA
A produção é pequena, sendo geralmente destinada ao consumo dos próprios produtores e vendida no mercado. Os principais produtos cultivados são: arroz, milho, mandioca e batata-doce. Secas prolongadas ou grande quantidade de chuvas, por exemplo, prejudicam a produção e comprometem a alimentação das famílias ou das comunidades rurais.

8 AGRICULTURA MEDITERRÂNEA
Recebe esse nome porque surgiu nas áreas próximas ao Mar Mediterrâneo. Destina-se a áreas de climas com inverno chuvoso e temperaturas amenas. Se destaca a produção de: uva, laranja, pêssego e azeitona; especialmente em países do Magreb.

9 A Pecuária A Pecuária surgiu na África há cerca de 10 mil anos,no norte do continente e no vale do rio Nilo. Atualmente,não é uma atividade econômica significativa para a economia continental. A criação de animais,porém,tem papel importante para muitas comunidades locais que dela dependem para obter alimento (leite,carne,ovos), vestuário (lã e peles) e transporte.

10 Pecuária extensiva e tradicional
Na África predomina a pecuária extensiva ou tradicional,que ocorre em pequenas propriedades com número reduzido de animais.Geralmente, o gado é criado solto em pastagens naturais , sem aplicação de técnicas modernas.A produção é destinada,principalmente,ao abastecimento de carne ou leite para a família do criador e para um pequeno mercado local.

11 A pecuária intensiva ou moderna
A pecuária intensiva ou moderna é presente em poucos países do continente africano.É mais comum em grandes propriedades rurais na África do Sul ouy na Etiópia,que estão entre os maiores produtores ovinos e bovinos da África.

12 Desertificação E esse quadro deve piorar muito nos próximos 50 anos. O motivo é a emissão de gases e o aquecimento global, que devem aquecer os oceanos Índico e Pacífico, provocando uma verdadeira revolução do clima no continente. Algumas regiões terão processo de desertificação acelerado, enquanto outras sofrerão com chuvas torrenciais seguidas por grandes períodos de seca.

13 Desertificação


Carregar ppt "AGRICULTURA E PECUÁRIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google