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Proponentes: Antônio Sanseverino, Homero Araújo, Luciene Simões,

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Apresentação em tema: "Proponentes: Antônio Sanseverino, Homero Araújo, Luciene Simões,"— Transcrição da apresentação:

1 Proposta de Estrutura Curricular para os Cursos de Graduação em Letras da UFRGS
Proponentes: Antônio Sanseverino, Homero Araújo, Luciene Simões, Márcia Ivana de Lima e Silva, Margarete Schlatter, Paulo Guedes, Pedro Garcez, Sergio Menuzzi. Março de 2009.

2 Objetivo geral: Reorganizar a estrutura de cursos de graduação do IL buscando: (a) otimização, diversificação, flexibilização, personalização; (b) resgaste da Letras como curso de formação geral e humanística.

3 Principais alterações:
(a) simplificação de grades de horário e estruturas de disciplinas, facilitando a gestão da carga horária e da oferta de disciplinas; (b) ocupação racional dos turnos, evitando distribuição casuística dos períodos de aula e horários irrealistas; (c) redução significativa da carga horária dos “cursos-base” (licenciaturas simples), flexibilizando-os para os alunos; (d) inclusão, em todos os currículos, de forte componente de disciplinas eletivas, permitindo personalização do curso e busca de formação geral humanística e multidisciplinar;

4 Principais alterações:
(d) organização mais sistemática de troncos curriculares, para facilitar diversidade de composição; (e) utilização da flexibilidade na estrutura de troncos para oferta de diferentes possibilidades de “Bacharelados em Letras”. (f) mudança no regime de ingresso e opção de curso, disciplinando ocupação de vagas e permitindo ao aluno algum grau de liberdade na decisão por ênfase.

5 Cursos-Base: Licenciaturas Simples Principais alterações
(a) uniformização da carga horária das disciplinas em 4 créditos; (b) uniformização da carga horária diária de aula: 4 créditos em turno único; (c) uniformização das matrículas semestrais: 5 disciplinas e, portanto, 20 créditos por semestre; (d) curso com duração de 4 anos, 8 semestres, total de créditos em torno de 160 créditos (cerca de 25 créditos a menos que a média atual destes cursos) (e) incorporação de forte componente de disciplinas eletivas: 9 num total de 40 (quase 1/4 ou 25% do curso)

6 Exemplo: Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas
Primeiro Semestre (Básico): 20 créds. Segundo Semestre (Básico): 20 créds. Língua Portuguesa (1a. disciplina) Língua Portuguesa (2a. disc.) Literaturas de L. Port. (1a. disc.) Literaturas de L. Port. (2a. disc.) Teoria da Literatura (1a. disc.) Teoria da Literatura (2a. disc.) Lingüística (1a. disc.) Lingüística (2a. disc.) Introdução aos Estudos Clássicos (1a. disc.) Introdução aos Estudos Clássicos (2a. disc.) Terceiro Semestre: 20 créds. Quarto Semestre: 20 créds. Língua Portuguesa (3a. disc.) Língua Portuguesa (4a. disc.) Literaturas de L. Port. (3a. disc.) Literaturas de L. Port. (4a. disc.) Educação (1a. disc.) Educação (2a. disc.) Lingüística ou Teoria da Literatura (3a. disc.) Eletiva (2a. disc.) Eletiva (1a. disc.) Eletiva (3a. disc.) Quinto Semestre: 20 créds. Sexto Semestre: 20 créds. Língua Portuguesa (5a. disc.) Ensino de Língua Portuguesa (6a. disc.) Literaturas de L. Port. (5a. disc.) Ensino de Literatura (6a. disc.) Educação (3a. disc.) Educação (4a. disc.) Eletiva (4a. disc.) Eletiva (6a. disc.) Eletiva (5a. disc.) Eletiva (7a. disc.) Sétimo Semestre: 16 créds. Oitavo Semestre: 16 créds. L. Portuguesa ou Literaturas de L. Port. (7a. disc.) L. Portuguesa ou Literaturas de L. Port. (8a. disc.) Estágio (8 créds.; 1a. disc.) Estágio (8 créds.; 2a. disc.) Eletiva (8a. disc.) Eletiva (9a. disc.)

7 Curso Derivado: Licenciaturas Duplas
IMPORTANTE: não podem ser oferecidas em turno único 4 créditos diários, 20 créditos semanais; a proposta: ocupação regular também do turno da tarde! Concretamente: (a) no sistema de vagas proposto, os Cursos de Língua Portuguesa e Língua Inglesa terão 4 turmas cada um; (b) Pelo menos uma destas turmas será regularmente oferecida no turno da tarde; (c) o aluno poderá fazer licenciatura dupla compondo-a com Língua Portuguesa e Língua Inglesa – seja entre si, seja uma delas com uma outra língua; (d) o sistema pode ser estendido a outras línguas que ofereçam pelo menos duas turmas (por exemplo, francês e espanhol em 2009/1);.

8 Curso Derivado: “Bacharelados Livres”
Concepção geral São cursos inspirados no primeiro diploma de graduação nos Estados Unidos e na Europa: cursos curtos (3 anos), com formação de nível superior bastante flexível (multidisciplinar e em larga medida escolhida pelo aluno). O objetivo é formação geral para vários fins: propedêutica para outros cursos, como Direito e Relações Internacionais; para carreiras profissionais sem formação universitária específica, como Itamaraty, assessoria de nível superior em vários órgãos públicos e privados; aperfeiçoamento cultural de profissionais que já possuem área de atuação; etc.

9 Curso Derivado: “Bacharelados Livres”
Concepção geral Isto é, são cursos que não visam necessariamente uma “terminalidade profissional específica e legalmente constituída” – diferentemente dos cursos de bacharelado hoje associados às Letras, como os de "tradutor e intérprete" e de "secretário executivo“. A relação que se quer enfatizar é outra: um retorno a uma concepção mais tradicional da Letras como um curso no seio dos estudos superiores de formação geral humanística – como os bacharelados em filosofia, história, antropologia, ciências sociais. IMPORTANTE: Os bacharelados livres não correspondem ao “Bacharelado em Tradução”, cuja reforma está sendo estudada por outro grupo de professores do IL. A integração das duas propostas ainda precisa ser discutida.

10 Curso Derivado: “Bacharelados Livres”
Estrutura (a) procura otimizar a ocupação de disciplinas e turmas dos cursos-base, as licenciaturas; por isso, são compostos exatamente pelas mesmas disciplinas e turmas, salvo pelas de formação pedagógica; (b) baseada em dois troncos curriculares principais: uma ênfase primária, com a maior carga horária do curso -- pelo menos 8 disciplinas; (c) e uma ênfase secundária, com carga horária menor que a do tronco principal, mas ainda assim significativa -- pelo menos 6 disciplinas; (d) Completada por um terceiro tronco, de formação complementar, composto por disciplinas de diferentes áreas; parte significativa do tronco deve ser de “disciplinas conexas” aos troncos principais.

11 Curso Derivado: “Bacharelados Livres”
Estrutura - Exemplos Bacharelado em Língua Portuguesa e Lingüística - ênfase primária: Língua Portuguesa - ênfase secundária: Lingüística - formação complementar: latim, línguas estrangeiras, literatura brasileira, educação; psicologia, antropologia, filosofia, sociologia. Bacharelado em Literatura Brasileira e Teoria da Literatura - ênfase primária: Literatura Brasileira - ênfase secundária: Teoria da Literatura - formação complementar: língua portuguesa, história do Brasil, literatura hispano-americana; lingüística, sociologia, antropologia, filosofia, história, artes.

12 Curso Derivado: “Bacharelados Livres”
Estrutura - Exemplos Bacharelado em Língua Estrangeira e Lingüística - ênfase primária: Língua Estrangeira (alemão, espanhol, francês, etc.) - ênfase secundária: Lingüística - formação complementar: literatura e cultura de língua estrangeira, educação, língua portuguesa, versão e tradução; psicologia, antropologia, filosofia. Bacharelado em Língua, Literatura e Cultura Estrangeiras - ênfase secundária: Literatura e Cultura da Língua Estrangeira - formação complementar: lingüística, educação, língua portuguesa, tradução e versão; teoria da literatura, literatura e cultura brasileira, história, antropologia, relações internacionais.

13 Distribuição de Vagas de Ingresso
Princípio básico 1: O número de vagas por “curso” (língua: licenciatura & bacharelados) é constante e é definido pela “capacidade instalada” Isto é: se o número de vagas ofertado para o curso X é, digamos, 60 vagas, este número permanecerá constante; novos alunos serão autorizados a ingressar no curso X apenas se alguma das 60 vagas for abandonada. As vagas de cada curso (línguas) deverão cobrir tanto os alunos de Licenciatura quanto os de Bacharelado deste curso-base.

14 Distribuição de Vagas de Ingresso
Princípio básico 2: Sistema flexível de alocação de vagas para os bacharelados: podem variar de 0 a, no máximo, um terço das vagas de cada curso. O princípio procura responder a possíveis flutuações na demanda pelos “bacharelados livres”; a idéia subjacente é: licenciaturas sempre; bacharelados livres, se houver interessados. Exemplo: considerem-se as 72 vagas dos cursos de Língua Portuguesa; no caso de ocupação máxima das vagas de Bacharelado, serão 2 turmas (48 vagas, 2/3 do total) de licenciatura e 1 turma (24 vagas, 1/3 do total) para o Bacharelado.

15 Distribuição de Vagas de Ingresso
Como ficaria, com a oferta atual: - Cursos de Língua Portuguesa (Licenciatura e Bacharelados): 72 vagas (3 turmas de 24 vagas) + 1 t para"cursos duplos" (0 vagas) - Cursos de Língua Alemã (Licenciatura e Bacharelados): 24 vagas (1 turma de 24 vagas) - Cursos de Língua Espanhola (Licenciatura e Bacharelados): 48 vagas (2 turmas de 24 vagas) - Cursos de Língua Francesa (Licenciatura e Bacharelados): 48 vagas - Cursos de Língua Inglesa (Licenciatura e Bacharelados): 72 vagas (3 turmas de 24 vagas) + 1 t para "cursos duplos" (0 vagas) - Cursos de Língua Italiana (Licenciatura e Bacharelados): 24 vagas (1 turma de 24 vagas) Total de vagas de ingresso: 264 vagas IMPORTANTE: A distribuição acima abstrai das vagas a serem ocupadas pelo Bacharelado em Tradução. Estas teriam de ser incluídas dentro do total de 264 vagas, alterando a distribuição acima.

16 Ingresso e Opções de Curso e Ênfase
Ingresso é "universal" no vestibular, com as opções de curso e de ênfase na 1a. matrícula (pela língua, de acordo com limites definidos) e na 3a. (por Licenciatura ou Bacharelado, idem): a) No vestibular, alunos concorrem a uma das 264 vagas oferecidas. b) Aprovado, o aluno faz, na 1ª matrícula, opção de curso por língua de ênfase (no máximo duas, entre as quais português e/ou inglês); c) Escolha é limitada pelo número de vagas oferecidas; preenchimento de vagas se dá pelo ordenamento dos alunos (i. é, no vestibular). d) Após o ano básico, aluno opta por uma das ênfases de seu curso – licenciatura ou bacharelado; opções são limitadas por ordenamento; e) No caso de opção por bacharelado, o aluno deve organizar seu currículo sob orientação de um tutor.


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