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Professor Julian Palavro Escolas e Faculdades QI Rio Grande do Sul

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Apresentação em tema: "Professor Julian Palavro Escolas e Faculdades QI Rio Grande do Sul"— Transcrição da apresentação:

1 Professor Julian Palavro Escolas e Faculdades QI Rio Grande do Sul
Microsoft Excel Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique com o botão direito em um slide para adicionar seções. Seções podem ajudar a organizar slides ou a facilitar a colaboração entre vários autores. Anotações Use a seção Anotações para anotações da apresentação ou para fornecer detalhes adicionais ao público. Exiba essas anotações no Modo de Exibição de Apresentação durante a sua apresentação. Considere o tamanho da fonte (importante para acessibilidade, visibilidade, gravação em vídeo e produção online) Cores coordenadas Preste atenção especial aos gráficos, tabelas e caixas de texto. Leve em consideração que os participantes irão imprimir em preto-e-branco ou escala de cinza. Execute uma impressão de teste para ter certeza de que as suas cores irão funcionar quando forem impressas em preto-e-branco puros e escala de cinza. Elementos gráficos, tabelas e gráficos Mantenha a simplicidade: se possível, use estilos e cores consistentes e não confusos. Rotule todos os gráficos e tabelas. Professor Julian Palavro Escolas e Faculdades QI Rio Grande do Sul

2 Bem vindos a um mundo de descobertas

3 Hoje revisaremos nossos estudos

4 O que é o Microsoft Excel???

5 Microsoft Excel Software matemático pertencente ao Pacote Office da gigante MICROSOFT; Realiza facilmente cálculos matemáticos, criação de gráficos e interpretação facilitada dos mesmos.

6 Cálculo Interpretação Gráficos

7 O QUE VOCÊ SERÁ CAPAZ DE FAZER
Efetuar cálculos utilizando as fórmulas básicas para buscar resultados rápidos e precisos Formatar células e Layout para melhor visualização Compor gráficos para ilustrar as informações compostas na tabela Utilizar ferramentas úteis ao dia a dia, para facilitar a composição das tabelas Copiar, recortar e colar informações para movimentar e transferir informações

8 Alça de Menus e Submenus
Barra de Títulos Menu Principal Alça Rápida Alça de Menus e Submenus Planilha Visualização Rolagem ZOOM Barra de Status

9 Filosofia de trabalho A folha de cálculo Excel funciona da seguinte forma: Cada documento é reconhecido pelo Excel, como sendo um livro. Cada novo livro é composto de várias folhas de trabalho onde se pode inserir e trabalhar muita informação. Nome do documento Por defeito, sempre que se inicia um novo documento, o programa designa-o de «livro». Imagem sitio Folhas de trabalho

10 Filosofia de trabalho Todos os dados são inseridos nas folhas de trabalho de um livro, numa espécie de «contentor», por assim dizer, chamado célula. Cada célula é o equivalente a uma quadrícula da folha de trabalho, ou seja, da folha quadriculada que é a área de trabalho deste programa. Célula Uma célula é uma caixa formada pela intersecção de uma linha com um coluna numa folha de cálculo ou tabela, na qual se podem introduzir informações. Identificação da célula Imagem sitio Os dados podem ser numéricos ou alfanuméricos e cada quadrícula ou célula tem uma designação que será utilizada para a identificar, sempre que se fizerem operações com ela.

11 CTRL + Scroll (roda do rato)
ALGUNS ATALHOS CTRL + Scroll (roda do rato) CTRL + Z CTRL + C CTRL + V CTRL + X CTRL + G CTRL + P CTRL + O

12 Fórmulas Matemáticas

13 Fórmulas Matemáticas Nos auxiliam na formação dos cálculos no microsoft Excel, além de ser um guia na formulação dos conteúdos.

14 FÓRMULAS 1. INSERINDO FÓRMULAS
Para se inserir uma fórmula é preciso primeiramente digitar na célula desejada o sinal de igualdade, caso contrário o fórmula não funcionará. Ao final da fórmula pressione a tecla ENTER.

15 FÓRMULAS OPERAÇÕES BÁSICAS: SINAIS DE OPERAÇÕES SINAIS FUNÇÕES + SOMA
- SUBTRAÇÃO * MULTIPLICAÇÃO / DIVISÃO % PORCENTAGEM = IGUALDADE SINAIS PARA CONDIÇÃO SINAIS FUNÇÕES > MAIOR QUE < MENOR QUE >= MAIOR OU IGUAL A <= MENOR OU IGUAL A <> DIFERENTE QUE = IGUAL A

16 Para somar os valores das células A1 com a célula D2 basta digitar na
Utilizada para somar independente de qualquer valor numérico das células indicadas, e sua localização. EXEMPLO: Para somar os valores das células A1 com a célula D2 basta digitar na célula que ficará a resposta, como exemplo G1 a seguinte fórmula: =A1+D2 Neste caso, na célula G1 o resultado será 62. A B C D E F G 1 12 13 14 15 16 17 62 2 21 43 30 50 26 39

17 Fomos ao shopping comprar seis itens, como indicado abaixo, quanto gastamos ao todo

18 Outra maneira é utilizando a função de multiplicação. Veja o exemplo:
SUBTRAÇÃO Para realizar uma subtração, é preciso apenas digitar o endereço dos devidos valores a serem calculados, acompanhado do sinal de subtração (-) , como demonstrado abaixo: =A1-B1 MULTIPLICAÇÃO Para efetuar uma multiplicação basta utilizar o mesmo procedimento acima, apenas substituindo o sinal de substração (-) por multiplicação (*) . Outra maneira é utilizando a função de multiplicação. Veja o exemplo: =MULT(A1;B1)

19 Criar uma planilha contendo salário, colaborador, descontos.
Vamos criar uma planilha de multiplicação contendo Item, Valor unitário e total. Criar uma planilha contendo salário, colaborador, descontos.

20 FÓRMULAS DIVISÃO Da mesma maneira que as outras operações, para dividir basta somente usar o sinal de divisão (/) . =A1/B2 PORCENTAGEM Existem duas maneiras de obter percentual: 1 – Inserindo diretamente o símbolo porcentagem (%) : =A1*B2% 2 – Dividindo o valor da célula por 100 : =A1*B2/100

21 FÓRMULAS MÁXIMO A fórmula de Máximo mostra o maior valor de um intervalo de células. Neste exemplo, o resultado da fórmula em A9 será 120 . A 1 10 2 20 3 30 4 50 5 90 6 100 7 120 8 9 =MÁXIMO(A1:A8)

22 FÓRMULAS MÍNIMO Essa fórmula mostra o menor valor de um intervalo de células. Neste exemplo, o resultado da fórmula em A10 será 5 . A 1 5 2 20 3 30 4 50 90 6 100 7 120 8 9 300 10 =MÍNIMO(A1:A8)

23 CONDIÇÃO SE A função SE é útil para efetuar testes condicionais com valores e fórmulas. Para isso você especifica uma condição, e a função retornará um valor se for verdadeiro e um outro valor se for avaliado falso. Veja o exemplo a seguir

24 EXEMPLO A B C 1 VENDEDOR: R$: META: 2 Adriana 5800
=SE(A2>=5000;”Atingido”;”Não atingido”) 3 Bruno 3500 =SE(A3>=5000;”Atingido”;”Não atingido”) 4 Daniel 7200 =SE(A4>=5000;”Atingido”;”Não atingido”) 5 Jorge 4500 =SE(A5>=5000;”Atingido”;”Não atingido”) 6 Márcia 6300 =SE(A6>=5000;”Atingido”;”Não atingido”) 7 Murilo 4900 =SE(A7>=5000;”Atingido”;”Não atingido”)

25 RESULTADO: A B C 1 VENDEDOR: R$: META: 2 Adriana 5800 Atingido 3 Bruno
3500 Não atingido 4 Daniel 7200 5 Jorge 4500 6 Márcia 6300 7 Murilo 4900

26 FORMATAÇÃO DE CÉLULAS A formatação de célula permite alterar cor do preenchimento, cor do texto, tipo de fonte, alinhamento de fonte e borda da célula. Tem como objetivo organizar as informações contidas na tabela utilizando cores para chamar a atenção em informações importantes ou apenas para uma questão estética do documento apresentado.

27 Para formatar células, escolha a guia Início, localizada na barra de ferramentas, e utilize as opções como Fonte, Alinhamento e Número.

28 OPÇÃO FONTE: Opção de escolha para o Tipo de Fonte
Aumenta ou diminui o tamanho da fonte Tamanho da Fonte Cor da Fonte Opção de texto: Negrito, Itálico ou Sublinhado Cor da Célula Borda da célula

29 OPÇÃO ALINHAMENTO: Exibe o texto em uma única célula utilizando várias linhas, tornando todo o conteúdo visível. Gira o texto no ângulo que desejar. Alinha o texto acima, no centro ou abaixo na célula Alinha o texto à esquerda, centraliza ou à direita na célula. Aumenta ou diminui recuo do texto. Torna maior a célula selecionada centralizando seu conteúdo.

30 OPÇÃO NÚMERO: Seleciona o modo de exibição do conteúdo da célula como: data, número, hora, texto e vários outros. Atalho para o modo de exibição do conteúdo da célula (número de contabilização, percentual e separador de milhares). Aumenta ou diminui a quantidade de casas decimais quando o valor for numérico.

31 FORMATAÇÃO CONDICIONAL
Utilizamos a formatação condicional para realçar dados importantes baseados em critérios determinados. Para isso temos as formas de escala de cor, conjunto de ícones e barra de dados. A opção Formatação Condicional encontra-se na barra de opções da guia Início:

32 Veja como ficou o exemplo abaixo depois de utilizar a ferramenta Formatação Condicional, opção Escala de Cor, onde as cores graduais indicam que, quanto menor a temperatura a tonalidade se aproxima do azul e quanto maior a temperatura a cor de aproxima do vermelho.

33 FORMATAÇÃO DE LAYOUT A guia Layout de Página tem opções de adicionar, excluir ou mover quebras de páginas; alterar margens e tamanhos, orientação (formato retrato ou paisagem), para ajustar a página antes da impressão. Para isso selecione a guia Layout da Página e escolha a opção a ser alterada.

34 Dicas de impressão Para definir uma área específica da planilha para imprimir, vá até Layout da Página; Área de Impressão; e clique em Definir área de Impressão. Para ajustar quebras de página ou especificar onde uma nova página de impressão de iniciará, selecione a opção Quebra na barra de atalho Layout da Página, isso ajudará a visualizar como o documento será impresso. Para facilitar a identificação de linhas e colunas em uma impressão, é possível repetir os títulos em todas as páginas impressas. Para isso selecione a opção Imprimir Títulos, na barra de atalho Layout da Página.

35 FILTROS Esta opção é muito útil para trabalhar com subconjuntos de dados em um intervalo de células. Com o uso dos filtros você oculta os dados que não deseja visualizar, e exibe somente os dados especificados que se quer localizar podendo assim trabalhar com esses subconjuntos separadamente. Para acessar esta ferramenta, vá até opção Dados localizado na Barra de Ferramentas e clique na opção Filtro:

36 EXEMPLO: Quer se filtrar os dados da tabela abaixo com a condição, maior do que 10 e menor do que 30.

37 Para isso selecione a tabela, e clique na opção Filtro
Para isso selecione a tabela, e clique na opção Filtro. Logo após, irá aparecer uma seta indicativa na tabela ao lado do título “Quantidade”.

38 CLASSIFICAÇÃO Outra ferramenta do Excel é a Classificação, usada para organizar e localizar dados, podendo assim analisá-los mais facilmente. Com a Classificação de dados é possível colocar uma lista de nomes em ordem alfabética, ordenar números do menor para o maior (e vice-versa), e organizar linhas por cores ou ícones. Para utilizar a ferramenta de Classificação, vá até a barra de ferramentas, selecione a guia Dados, e clique na opção Classificar.

39 Ao clicar na opção Classificar, aparecerá a caixa de diálogo, onde é possível especificar a coluna que será classificada, o tipo de classificação e sua ordem. Veja na ilustração abaixo:

40 Existe a opção de atalho para classificar dados do menor para o maior, e do maior para o menor. Para isso basta clicar nos ícones de atalho contidos no grupo Classificar e Filtrar. Veja:

41 EXEMPLO: Depois de classificar na ordem do menor para o maior:
Antes da classificação:

42 Gráficos

43 Inserir Gráfico Selecione a tabela, vá na guia “Inserir” e escolha o tipo de gráfico:

44 O Excel oferece vários modelos de gráfico

45 Após selecionar o tipo de gráfico aparecerá automaticamente o botão “FERRAMENTAS DE GRÁFICO” com mais 3 guias para formatação: Design, Layout e Formatar As novas guias oferecem várias formas de formatação.

46 Você pode atribuir tipos de valor como moeda ou decimal por exemplo.
A legenda pode ser movida para qualquer área do gráfico.

47 EXEMPLO

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49 Criação de Folha de Pagamento

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52 Até a próxima


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