A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Processo de Desenvolvimento de Software

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Processo de Desenvolvimento de Software"— Transcrição da apresentação:

1 Processo de Desenvolvimento de Software
Wolley W. Silva

2 Agenda Conceitos Modelo Cascata Modelo Evolucionário
Modelo Incremental Modelo Espiral

3 Conceitos Um processo de desenvolvimento é constituído das etapas a serem realizadas para o desenvolvimento de um sistema de software, as técnicas utilizadas, os tipos de produtos a serem confeccionados e os recursos necessários (humano e material).

4 Conceitos Não existe um único processo que possa ser adotado para todos os projetos. Deve-se considerar: Tipo e o porte do sistema; As condições existentes para o desenvolvimento (usuários, prazos, recursos); As características da qualidade e os respectivos níveis desejados para cada característica do sistema.

5 Conceitos Modelos de Processo de Desenvolvimento:
Descrições simplificadas de processos de desenvolvimento, onde se ressaltam características mais importantes; Modelos servem de base para a definição do processo adequado para um dado projeto.

6 Conceitos Abordagem dos Modelos de Processo
Linear (conservadora) : atividades realizadas em sequência Modelo Cascata Paralela (radical) : Atividades realizadas em paralelo Modelo incremental Modelo Evolucionário Modelo Espiral

7 Modelo Cascata Caracteriza-se por fases sucessivas e interações entre as fases.

8 Modelo Cascata Vantagens desse modelo:
Com atividades sequenciais, torna os processos “mais fáceis de serem controlados e gerenciados”; É um modelo vantajoso quando se tem as especificações de requisitos bem definidas; Tornou-se um modelo fortemente utilizado;

9 Modelo Cascata Desvantagens desse modelo:
Se a uma de suas fase for levada com muito rigor ela poderá retardar o término do projeto. Quando não é possível identificar todos os requisitos na primeira fase torna-se inviável a utilização este modelo;

10 Modelo Evolucionário

11 Modelo Evolucionário Desenvolve-se uma versão inicial com alguns poucos requisitos implementados para avaliação por parte dos usuários; Faz-se o aprimoramento produzindo novas versões com base nos comentários recebidos dos usuários. Após construção de sucessivas versões, chega-se na versão final do sistema. 

12 Modelo Evolucionário

13 Modelo Evolucionário Vantagens dos modelos evolucionários
As primeiras versões podem ajudar os usuários na compreensão dos requisitos; Com mais atividades realizadas em paralelo existe possibilidade de acelerar o término do projeto.

14 Modelo Evolucionário Desvantagem dos modelos evolucionários
Controlar e gerenciar o projeto poderá se tornar difícil (até mesmo a evolução das versões); Produzir documentos que reflitam cada versão poderá se tornar um problema difícil; A tendência é a de produzir sistemas com arquitetura mal estruturada.

15 Modelo de Desenvolvimento Incremental

16 Modelo de Desenvolvimento Incremental
Faz-se o desenvolvimento por partes, acrescentando-se sucessivas partes denominadas de incrementos. A cada incremento novas funcionalidades são implementadas. Para desenvolver um incremento outro modelo (como o cascata ou o evolucionário) poderá ser incorporado;

17 Modelo de Desenvolvimento Incremental

18 Modelo de Desenvolvimento Incremental
Vantagens do modelo incremental Com uma pequena equipe de desenvolvimento é possível desenvolver grandes sistemas.  Permite aos usuários retardar o detalhamento dos requisitos e ir adquirindo experiência e maturidade.

19 Modelo de Desenvolvimento Incremental
Dificuldades Definir incrementos pequenos de acordo com nas necessidades dos usuários; Definir projeto global do sistema para que a junção dos incrementos não resulte em um sistema com uma arquitetura pobre.

20 Modelo de Desenvolvimento Incremental

21 Modelo de Desenvolvimento Espiral
Consiste em realizar as fases de desenvolvimento (Especificação, Análise, Projeto, etc.) repetindo sistematicamente 4 atividades para cada uma das fases. Definição dos objetivos Avaliação e redução de riscos Desenvolvimento e validação Planejamento

22 Modelo de Desenvolvimento Espiral
Cada "loop" da espiral representa uma fase do processo de desenvolvimento: 1º loop - Viabilidade do projeto. 2º loop - Referência dos requisitos / Análise. 3º loop - Projeto lógico. 4º loop - Projeto físico.

23 Modelo de Desenvolvimento Espiral
Definição do objetivo: Definem-se os objetos específicos para a fase; Identificam-se as restrições para o processo de desenvolvimento da fase e para os produtos; Prepara-se um plano para o controle e gerenciamento da fase; Identificam-se os riscos do projeto.

24 Modelo de Desenvolvimento Espiral
Avaliação e redução de riscos: Analisa-se cada risco identificado; Providenciam-se ações para a redução desses riscos (a probabilidade de ocorrência do risco e seus efeitos).

25 Modelo de Desenvolvimento Espiral
Desenvolvimento e validação: Escolhe-se o modelo de processo apropriado para o desenvolvimento da fase; Por exemplo, o modelo cascata ou modelo evolucionário (dependendo das condições existentes);

26 Modelo de Desenvolvimento Espiral
Planejamento Faz-se uma revisão do projeto e se a decisão for a de continuar com o próximo "loop"; Elaboram-se planos para a próxima fase;


Carregar ppt "Processo de Desenvolvimento de Software"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google