A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS ESPÍRITO SANTO – UFES CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS - CCHN DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA - DPGEO LABORATÓRIO DE GEOMÁTICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DOS ESPÍRITO SANTO – UFES CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS - CCHN DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA - DPGEO LABORATÓRIO DE GEOMÁTICA."— Transcrição da apresentação:

1

2 UNIVERSIDADE FEDERAL DOS ESPÍRITO SANTO – UFES CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS - CCHN DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA - DPGEO LABORATÓRIO DE GEOMÁTICA DA UFES - LGU PROF. ALEXANDRE ROSA DOS SANTOS Engenheiro Agrônomo - UFES Mestrado em Meteorologia Agrícola – UFV Doutorado em Engenharia Agrícola - UFV Capítulo 2

3 Quantos SIGs você acha que existe comercialmente? Nos Estados Unidos, uma estimativa feita pelo Soil Conservation Service em 1992 aponta para a existência de mais de SIGs em operação. ROMA ANTIGA SÉCULO XVIII Nos tempos romanos, os agrimensores ou medidores de Terras constituíram importante parte do governo. Com o Declínio do império romano, houve uma paralisação dos levantamentos e, como conseqüência, uma diminuição substancial da produção de mapas. Somente no século XVIII, a civilização européia retomou novamente a organização do Estado, e muitos governos realizaram levantamentos sistemáticos. Assim, pode-se afirmar, sem exageros, que a raiz dos SIGs remonta à metade do século XVIII, mediante o aparecimento da cartografia como ciência moderna.

4 2.1. SÉCULO XIX a 1855 Primeiro mapa geológico de Paris Primeiro mapa geológico de Londres Projetos de mapeamento temáticos baseados em técnicas de cartografia, ciência social e meio ambiente Primeiro SIG: Atlas que acompanhava o segundo relatório Para a direção da Estrada de Ferro Irlandesa (Lato sensu) Publicado em Londres um Atlas Mundial, bastante uniformizado Publicado em Londres um mapa que representava doenças endêmicas, como por exemplo o cólera Período de ouro da cartografia, devido ao aparecimento de muitas técnicas inovadoras

5 2.2. SÉCULO XX Déc Déc. 50 Déc. 60 Manning realizou um estudo na cidade de Billerica, em Masssa_ chuster (USA), que gerou quatro mapas diferentes em um mapa final mostrando as recomendações e as mudanças nas estradas e o padrão de uso das terras Abercombrie e Johnson planejaram o desenvolvimento regional de Doncaster, Inglaterra (Primeiro planejamento regional) A equipe do Plano Regional de Nova York apresentou um levan_ tamento regional da cidade. Avanço de diversas tecnologias, especialmente os primeiros computadores, modificando os padrões clássicos da geografia A Região Metropolitana de Detroit, EUA, encomendou um estudo para subsidiar o futuras rotas de circulação de tráfegos Meteorologistas, geofísicos e geólogos incorporaram em suas atividades rotineiras os mapas gerados por computadores Modelamento de dados censitários no meio acadêmico e banco de dados relacionados com a vida urbana (EUA)

6 Déc Déc 80 Déc 90 Tomlinson, do Canadian Land Iventory, desenvolveu o Sis_ tema de informações Geográficas Canadense (Canadian Geographic Information System – CGIS) (Primeiro SIG da era contemporânea) Nos EUA, a Divisão de Suprimento de Água e o Controle de Poluição do Serviço de Saúde Pública desenvolveram o SIG STORET I an McHarg publicou o Design with nature. Este trabalho é um texto marcante na história dos SIGs, pois ele formalizou seu conceito do uso para estudo de aptidão do uso das e a capacidade analítica do SIG. Marcada pelo desenvolvimento dos SIGs para o Planeja- mento e modelamento relacionadas com o meio urbano Os SIGs incorporaram os produtos derivados do sensoria- mento remoto nas análises espaciais A definitiva incorporação dos SIGs nos mais diversos setores da sociedade Ainda em 1964, surgiu nos EUA o primeiro SIG voltado para os problemas relacionados com os recursos naturais, cujo nome foi MIADS Aumento crescente da integração do usuário com os SIGs, facilitando o uso dos aplicativos

7 Século 2050s60s70s TECNOLOGIAS VENDEDORES APLICAÇÕES EMERGENTES Computadores eletrônicos CAD SIG AM-FM Mesas digitalizadoras Plotters Terminais gráficos de 16 bits Terminais gráficos 32 bits Superposição de po_ lígonos GEOSPACE ALTEK AUTOTROL M&S COMPUTING COMPUTERVISION APPLICON ESRI IBM Militares Petróleo Meteorologia Transporte Educação Recursos naturais Planejamento urbano Controle de infra-es_ estrutura Transporte Criação de distritos políticos Principais eventos e participantes na evolução dos SIGs (Modificado de Antenucci et al., 1991)

8 Século 2080s90s TECNOLOGIAS VENDEDORES APLICAÇÕES EMERGENTES Scanners SIGs em micros Estações de trabalho Operações em 3d Impressoras de alta resolução Epidemiologia Pesq.a de mercado Monitor. urbano Controle de infra- estrutura Controle ambiental Principais eventos e participantes na evolução dos SIGs (Modificado de Antenucci et al., 1991) INTERGRAPH CALCOMP GEOVISION

9


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DOS ESPÍRITO SANTO – UFES CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS - CCHN DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA - DPGEO LABORATÓRIO DE GEOMÁTICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google