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PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 3
TEXTO E DISCURSO - INTERTEXTO E INTERDISCURSO PROF. ALEXANDRE ROSA DOS SANTOS Engenheiro Agrônomo - UFES Mestrado em Meteorologia Agrícola – UFV Doutorado em Engenharia Agrícola - UFV
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LEIA OS TEXTOS ABAIXO E RESPONDA ÀS
QUESTÕES PROPOSTAS Graduandos (as)! Devido ao horário e ao bom comportamento de vocês, o teste poderá ser resolvido em casa. Atenção Graduandos (as)! Hoje no final da aula irei aplicar um teste rápido relativo ao Capítulo 2. Ai meu DEUS! Tenho que prestar atenção no conteúdo ministrado O Professor Alexandre Rosa O graduando Nazur A. G. O Professor Alexandre Rosa TESTE DE NOFINAL DAAULA Responda: RESOLUÇÃO DO TESTE EM CASA 1) Qual é aparentemente, a intenção do professor Alexandre Rosa?. 2) Pela resposta do Graduando Nazur A. Z., o que ela parece estar sentindo? Somente quando lemos o 3o quadrinho passamos a ter conhecimento de uma informação nova sobre a situação comunicativa. 1) Qual é essa informação? 2) Essa informação contraria a expectativa do leitor em relação às intenções do professor Alexandre? 3) Por que o Autor dos textos em quadrinho, só revela essa informação no último quadrinho? Explique.
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De acordo com a história em quadrinhos do slide
CONCEITUAÇÃO De acordo com a história em quadrinhos do slide anterior, qual a definição de TEXTO VERBAL? TEXTO VERBAL é uma unidade linguistica concreta, percebida pela audição (na fala) ou pela visão (na escrita), que tem unidade de sentido e intencionalidade comunicativa. Então, qual a definição de CONTEXTO DISCURSIVO e DISCURSO? Contexto discursivo são os fatores que formam a situação na qual é produzido o texto. Já o Discurso é a atividade comunicativa – constituída de texto e contexto discursivo (quem fala, com quem fala, com que finalidade, etc.) – capaz de gerar sentido, desenvolvida entre interlocutores.
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coesão e coerência textuais?
TEXTUALIDADE, COERÊNCIA E COESÃO Para um texto ter unidade de sentido, para ser um todo coerente, é necessário que apresente TEXTUALIDADE, isto é, apresente conexões gramaticais e articulação de idéias. Em outras palavras, que apresente coesão e coerência textuais. Graduandos (as)! Vocês sabem definir coesão e coerência textuais? Coesão textual são as conexões gramaticais existentes entre palavras, orações, frases, parágrafos e partes maiores de um texto. Coerência textual é a estruturação lógico-semântica de um texto, isto é, a articulação de idéias que faz com que numa situação discursiva palavras e frases componham um todo significativo para os interlocutores.
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COMO FABÍOLA ME AJUDOU, QUANTOS E QUANTAS OPORTUNIDADES AGRADEÇO
LEIA OS DOIS TEXTOS ABAIXO QUANTOS … Quantas luas se passaram! Quantos sóis já raiaram! Quantos verões bronzearam! Quantos invernos esfriaram! Quantos governos passaram! Quantos ideais não vingaram! Quantos projetos se arquitetaram! Quantos planos se frustraram! Tantas vozes foram ouvidas Quantas ainda ão de se ouvir Quantos dias nessa vida ainda estão por vir! Vale o sol Vale a lua, o inverno e o verão Pois uma vida só se acaba quando fita-se o chão. Fabíola Candido Mendes COMO FABÍOLA ME AJUDOU, QUANTOS E QUANTAS OPORTUNIDADES AGRADEÇO A lua que passa, AGRADEÇO O Sol que raia, AGRADEÇO O Verão que chega, AGRADEÇO O Inverno que chega, Agradeço Vale o Sol Vale a Lua, o Inverno e o Verão Pois uma vida só se acaba quando fita-se o chão. Alexandre Rosa dos Santos INTERTEXTUALIDADE X INTERDISCUSIVIDADE Interdiscursividade é a relação entre dois discursos caracteizada por um citar o outro. Intertextualidade é a relação entre dois textos caracteizada por um citar o outro.
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FIM! O QUE VOCÊ ACHA DA PARÓDIA AO LADO?
Você sabe o que é uma PARÓDIA? Paródia é um tipo de relação intertextual em que um dos textos cita o outro, garalmente com o objetivo de fazer-lhe uma crítica ou inverter ou distorcer suas idéias. O QUE VOCÊ ACHA DA PARÓDIA AO LADO? VEJA A PARÓDIA FIM!
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