A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I SIMPÓSIO MINEIRO DE HOMEOPATIA 2008 ESTUDOS PRELIMINARES SOBRE ASPECTOS DA AUTOPATOGENESIA Aluízio de Assis Abreu.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I SIMPÓSIO MINEIRO DE HOMEOPATIA 2008 ESTUDOS PRELIMINARES SOBRE ASPECTOS DA AUTOPATOGENESIA Aluízio de Assis Abreu."— Transcrição da apresentação:

1 I SIMPÓSIO MINEIRO DE HOMEOPATIA 2008 ESTUDOS PRELIMINARES SOBRE ASPECTOS DA AUTOPATOGENESIA Aluízio de Assis Abreu

2 DISPONIBILIDADE Condição particular que se coloca o provando para disponibilizar seus sintomas próprios (nenhum indivíduo é perfeitamente são) quando estimulado (afetado, contagiado) por uma potência medicamentosa em dose infinitesimal.

3 CORRELAÇÃO DE SIMILITUDE Compreende-se que os sintomas latentes desse provando tenham um grau de similitude com o potencial mórbido do medicamento.

4 Isto explica o fato de o experimentador apresentar sintomas que o mesmo já havia manifestado espontaneamente há algum tempo em sua vida (Hahn. § 138 do Organon) e de que nem todo experimentador manifeste todos os sintomas do medicamento, disponibilizando somente aqueles lhe são particulares e semelhantes aos do medicamento. (Hahn. § 134 a 136).

5 ATENTIVIDADE... O experimentador pode ir e vir, cuidar de seus afazeres, e não é senão graças à sua assiduidade e ao seu desvelo que pode registrar os sintomas que nele se produzirão. B. Mure. Patogenesia Brasileira, cap. I Da Experiência Pura...escolha de uma pessoa amante da verdade, moderada em todos os sentidos, sensíveis e que preste a máxima atenção ao que se passa com ela Hahnemann (Organon § 136)

6 SINTOMAS ELEMENTARES O ESSENCIAL DO MEDICAMENTO Os sintomas experimentados são, na sua maioria, sintomas elementares, sensações isoladas, impressões subjetivas do psiquismo, impressões oníricas e observações circunstanciais próprias ao mundo do experimentador. Estes sintomas se reconduzem ou se complementam nos outros companheiros de prova, revelando o que há de essencial do medicamento no sintoma.

7 O que há aí de notável é que os sintomas mais particulares e mais característicos dos medicamentos estudados pelo próprio Hahnemann foram quase todos obtidos por doses tão débeis, que frequentemente eram incapazes de produzir mais do que alguns sintomas isolados. Jahr APrática da Homeopatia, princípios e regras, § 68, Da ação patogenética dos medicamentos.

8 Posto que o sintoma é uma disponibilização própria do experimentador e que se reconduz a cada nova experimentação, de outro medicamento ou do mesmo, este essencial do medicamento é de fato o modo ou a modalidade do sintoma recondutor, que caracteriza a assinatura do medicamento. MODO OU MODALIDADE

9 IDIOSSINCRASIA ( § 116-117 do Organon) É um estado de hipersensibilidade da Dynamis do experimentador ao medicamento experimentado manifestando uma condição excessivamente mórbida (EMI). É uma condição relativamente rara durante a prova. Poucos experimentadores a vivenciam.

10 PATOGENESIA Estes sintomas, particulares ao experimentador e semelhantes ao medicamento, registrados de cada experimentador, comporão a patogenesia do medicamento experimentado.

11 FONTE PRIMÁRIA – matéria médica primária – são os registros que o experimentador tem de sua própria prova e os aplica na clinica. FONTE SECUNDÁRIA – matéria médica secundária – são os registros de vários experimentadores passiveis de serem esclarecidos pelos próprios experimentadores quando consultados FONTE TERCIÁRIA – matéria médica terciária – são os registros dos experimentadores publicados e nem sempre passiveis de serem esclarecidos pelos experimentadores, como acontece com as patogenesias fósseis.


Carregar ppt "I SIMPÓSIO MINEIRO DE HOMEOPATIA 2008 ESTUDOS PRELIMINARES SOBRE ASPECTOS DA AUTOPATOGENESIA Aluízio de Assis Abreu."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google