A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Catástrofes naturais Tiago Santos Nº15 T-IOSI.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Catástrofes naturais Tiago Santos Nº15 T-IOSI."— Transcrição da apresentação:

1 Catástrofes naturais Tiago Santos Nº15 T-IOSI

2 Índice O que é uma catástrofe natural?
Como se forma um catástrofe natural? Tipos de catástrofes naturais? Exemplos de catástrofes

3 O que é uma catástrofe natural?
Um desastre natural é uma catástrofe que ocorre quando um evento físico perigoso (tal como uma erupção vulcânica, um sismo, um desabamento, um furacão, inundação, incêndio, ou algum dos outros fenômenos naturais listados abaixo) provoca directa ou indirectamente danos extensos à propriedade, faz um grande número de vítimas, ou ambas. Em áreas onde não há nenhum interesse humano, os fenômenos naturais não resultam em desastres naturais.

4 Como se forma um catástrofe natural?
Uma catástrofe natural forma-se com o movimento das placas tectónicas Ou seja quando uma delas se move da origem a uma catástrofe terrestre. (Ex: Terramotos; tsunamis ect…)

5 Tipos de catástrofes

6 Exemplos de catástrofes naturais
Terramoto ou sismo (nome mais formal) é um fenómeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de actividade vulcânica, ou por deslocamentos de gases no interior da Terra, principalmente metano.

7 Seca é um o fenómeno climático causado pela insuficiência de precipitação, ou chuva numa determinada região por um período de tempo muito grande. Este fenómeno provoca desequilíbrios hidrológicos importantes. Normalmente a ocorrência da seca ultrapassa por um período de tempo a precipitação de chuvas. A diminuição do volume de água no Mar de Aral é considerada um dos maiores desastres ambientais e humanos da história, que produziram uma situação de seca.

8 Uma inundação é o resultado de uma grande quantidade de chuva que não foi suficientemente absorvida por rios e outras formas de escoamento. Pode ou não resultar de uma cheia. Há dois tipos de inundação: a Inundação Fluvial, quando há uma grande precipitação, causando esta o transbordamento de rios, lagos, etc., e a Inundação de origem Marítima, que é causada por grandes ondas (tsunamis)

9 Expressões furacão e tufão são nomes regionais para ciclones tropicais de grande intensidade, que se formam em situações muito específicas que de seguida se apresentarão. Este tipo de fenómenos é sempre devastador, embora com intensidades diferentes, e também assumem diferentes nomes de acordo com a área do Mundo em que se registam. Assim, os ciclones tropicais que têm origem no Atlântico Norte, no Oceano Pacífico (Nordeste) e no Pacífico Sul, recebem o nome de furacões. Os que se geram no Pacífico Noroeste chamam-se tufões. No Pacífico Sudoeste e no Indico Sudeste são Ciclones Tropicais Severos. Por fim, no Oceano Índico Norte recebem o nome de Tempestade Ciclónica Severa e no Índico Sudoeste Ciclone Tropical.

10 Vulcão é uma estrutura geológica criada quando magma, gases e partículas quentes (como cinzas) escapam para a superfície terrestre. Eles ejectam altas quantidades de poeira e gases na atmosfera, podendo causar resfriamento climático temporário. São frequentemente considerados causadores de poluição natural. Tipicamente, os vulcões apresentam formato cónico e montanhoso.


Carregar ppt "Catástrofes naturais Tiago Santos Nº15 T-IOSI."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google