A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Das clínicas para os campos de batalha. O explosivo preferido dos filmes de ação nasceu em um laboratório de química: a nitração de uma droga utilizada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Das clínicas para os campos de batalha. O explosivo preferido dos filmes de ação nasceu em um laboratório de química: a nitração de uma droga utilizada."— Transcrição da apresentação:

1

2 Das clínicas para os campos de batalha. O explosivo preferido dos filmes de ação nasceu em um laboratório de química: a nitração de uma droga utilizada contra infecções urinárias trouxe duas substâncias que estão entre os explosivos mais potentes já preparados pelo homem.

3 Durante a Segunda Guerra Mundial, a hexametilenetetramina (HA), um composto comumente empregado em casos de infecções urinárias, serviu como reagente de partida para a preparação de dois explosivos.

4 O HMX é um dos explosivos com a maior velocidade de detonação conhecida: quase 33 mil quilômetros por hora!

5 Além de serem extremamente potentes, esta nova classe de explosivos possuem qualidades invejáveis aos demais: estabilidade, maleabilidade e resistência ao calor. Os explosivos podem ser moldados e aquecidos sem perigo de uma detonação indesejada.

6 Mas basta um pulso elétrico para que tudo vá pelos ares: ele é capaz de derrubar paredes de concreto ou mesmo de aço. O dinamite militar é uma mistura de 75% RDX, 15% TNT e 10% de aditivos estabilizantes e plastificantes.

7 A mistura plástica explosiva conhecido como C4 (o campeão de vendas entre os terroristas) é composta por 91% RDX e 9% de aditivos plastificantes. O poder de detonação do C4 é suficiente, por exemplo, para gerar ondas de compressão capazes de iniciar a fissão nuclear de uma bomba de urânio-235.

8 O laboratório do US Naval Division sintetizou uma outra nitroamina cíclica: designada como CL-20. Assim como o HDX e RDX, o CL-20 é estável e maleável, mas cerca de 20% mais poderoso. Em um teste do exército americano, uma bala de 30mm foi detonada em um cartucho carregado com CL-20, e foi capaz de penetrar em 7 placas de 1 polegada de aço inox.

9 A nitroglicerina é uma substância líquida, incolor e oleosa, mas também altamente instável e explosiva. Basta um simples toque para que ocorra uma detonação espontânea.

10 Como a molécula contém átomos de oxigênio, hidrogênio e carbono, quando ela explode libera novas moléculas (como O 2, N 2, H 2 e CO 2 ), mais estáveis, e com uma grande energia cinética.

11 O nome nitroglicerina vem de sua estrutura: ela é derivada da molécula glicerina.

12 Onde os grupos -OH são substituídos por -NO 2.

13 O poder dos explosivos deve-se ao fato de que o volume ocupado por um gás é muito maior do que o ocupado por um sólido ou por um líquido. E, quanto maior for a temperatura, maior será o volume do gás. reação de decomposição da nitroglicerina sólida

14 Uma vantagem da nitroglicerina em relação aos outros explosivos, como o TNT (trinitrotolueno), é que, ao contrário deste, nenhuma forma sólida de carbono é formada, produzindo uma explosão sem fumaça - propriedade muito útil para a artilharia.

15 Trinitrotoluneno (TNT) )

16 A nitroglicerina tem, entretanto, uma grande desvantagem: é muito, mas muito mesmo, instável. É praticamente impossível manusear ou transportar a substância.

17 Nobel experimentou misturar nitroglicerina com vários aditivos, numa tentativa de torná-la estável. Ele logo descobriu que a mistura da nitroglicerina com um certo tipo de argila, chamado kieselguhr, era muito eficaz: tornava o líquido instável em uma pasta sólida estável e maleável.

18 ele patenteou a mistura com o nome "Dynamite". Atualmente, a dinamite é feita com nitroglicerina, nitrato de amônio e nitrato de sódio (2 outros explosivos), polpa de madeira e um pouco de carbonato de cálcio para neutralizar os excessos de ácidos que podem estar presentes.

19 O propósito da dinamite era, segundo Nobel, auxiliar na construção civil. Mas na primeira guerra mundial, foi logo adotada como uma arma extremamente mortal.

20 Nobel percebeu que seria lembrado como o homem que criou o explosivo e causou tantas mortes. Para limpar sua consciência e seu nome, criou um instituto, que anualmente distribui prêmios para trabalhos relevantes em medicina, ciência e paz.

21 Ainda mais explosivo !

22 Uma molécula intrigante é o cubano.

23 Embora "surrealista", a molécula é estável, e vendida por várias empresas (a um custo bem alto!). Estas ligações "tencionadas" são extremamente energéticas.

24 Por isto seria muito grande o poder explosivo de um octanitrocubano (um cubano completamente nitrado): possuindo as instáveis ligações nitro mais a energia torsional presente no cubano!

25 Fonte: QMCWEB Seria, provavelmente, o mais potente explosivo do mercado. Aguardem... tanto os penta- como os hexanitrocubanos já foram sintetizados!


Carregar ppt "Das clínicas para os campos de batalha. O explosivo preferido dos filmes de ação nasceu em um laboratório de química: a nitração de uma droga utilizada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google