A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUNÇÕES QUÍMICAS No Universo existe uma imensa variedade de substâncias químicas, incluindo aquelas que compõem os organismos vivos, consideradas naturais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUNÇÕES QUÍMICAS No Universo existe uma imensa variedade de substâncias químicas, incluindo aquelas que compõem os organismos vivos, consideradas naturais."— Transcrição da apresentação:

1 FUNÇÕES QUÍMICAS No Universo existe uma imensa variedade de substâncias químicas, incluindo aquelas que compõem os organismos vivos, consideradas naturais. Além, delas, existem as produzidas em laboratório. As substâncias inorgânicas são classificadas de acordo com características e comportamento químico semelhantes e estão divididas em quatro grupos principais chamados de FUNÇÕES QUÍMICAS. As quatro principais FUNÇÕES QUÍMICAS são: Ácido Base Sal Óxido

2 ÁCIDOS Substâncias de sabor azedo. HCl H+ Cl- +
Corroem a maioria dos metais. Conduzem eletricidade em solução aquosa porque liberam íons. Em solução aquosa, ou seja, quando são dissolvidos em água, se ionizam e dão origem a íons, produzindo como cátion o H+. Por exemplo: HCl H+ Cl- ÁCIDO CLORÍDRICO + CÁTION ÂNION ÁGUA

3 ÁCIDOS Os ácidos alteram a cor de determinadas substâncias chamadas INDICADORES. Os indicadores mudam de cor de acordo com o caráter da solução, se é ÁCIDO ou BÁSICO. FENOLFTALEÍNA VERMELHA fica INCOLOR na presença de um ÁCIDO. TORNASSOL AZUL fica VERMELHO na presença de um ÁCIDO. Quanto mais forte for um ácido, mais íons H+ ele forma em solução aquosa. A acidez de uma solução pode ser medida pela escala de pH (POTENCIAL HIDROGEIÔNICO).

4 ÁCIDOS pH (POTENCIAL HIDROGEIÔNICO)
SOLUÇÕES ÁCIDAS  pH < 7 SOLUÇÕES NEUTRAS  pH = 7 SOLUÇÕES BÁSICAS  pH > 7 pH (POTENCIAL HIDROGEIÔNICO) É a medida de acidez de uma solução aquosa, está diretamente relacionada com a quantidade de íons H+ de uma solução. A escala é de 1 à 14.

5 ÁCIDOS Alguns exemplos do valor de pH de algumas substâncias ou misturas: Escala de pH BÁSICAS pH > 7 NEUTRAS pH = 7 ÁCIDAS pH < 7 Amoníaco – pH 12 Água – pH 7 Café – pH 5 Sabão em pó – pH 10 Água destilada – pH 7 Chuva ácida – pH 4,5 Água do mar – pH 8 Leite – pH 7 Vinagre – pH 3 Sangue – pH 7,5 Suco de limão – pH 2,5 Lágrima – pH 7,5 Coca-cola – pH 2,5 Saliva – pH 7,5 Suco gástrico – pH 2

6 ÁCIDOS Alguns ácidos possuem OXIGÊNIO em sua molécula e são chamados de OXIÁCIDOS. Outros não possuem OXIGÊNIO em sua molécula e são chamados de HIDRÁCIDOS. OXIÁCIDOS HIDRÁCIDOS H3PO4 – Ácido Fosfórico HNO3 – Ácido Nítrico H2SO4 – Ácido Sulfúrico HF – Ácido Fluorídrico HCN – Ácido Cianídrico H2S – Ácido Sulfídrico

7 PRINCIPAIS ÁCIDOS E SUAS APLICAÇÕES
1. ÁCIDO ACÉTICO ( C2H4O2 ) Ácido presente no vinagre (4%). É conhecido desde a Antiguidade, quando era obtido a partir de vinho azedo. Usado na produção de aspirina. Utilizado para tingir tecidos, preservar madeiras e dissolver gomas.

8 ÁCIDOS 2. ÁCIDO CLORÍDRICO ( HCl )
Ácido presente no estômago que quebra as ligações químicas presentes nos alimentos, amolecendo-os. O excesso desse ácido no estômago provoca a azia. Vendido comercialmente como ÁCIDO MURIÁTICO. Usado para remover o excesso de cimento em pisos e azulejos de cerâmica. Usado para limpar superfícies metálicas antes de uma soldagem. É usado nas prospecção do petróleo. Injetado nas rochas, dissolve parte delas, facilitando o fluxo do petróleo até a superfície. É corrosivo e seus vapores são ácidos.

9 ÁCIDOS 3. ÁCIDO CÍTRICO ( C6H8O7 ) 4. ÁCIDO CIANÍDRICO ( HCN )
Ácido encontrado no limão e nas demais frutas cítricas. Importante na prevenção do ESCORBUTO. 4. ÁCIDO CIANÍDRICO ( HCN ) Ácido altamente letal, foi o gás utilizado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial nas câmaras de gás dos campos de concentração. Utilizado em indústrias diversas, como de plástico, acrílico e corantes.

10 ÁCIDOS 5. ÁCIDO SULFÚRICO ( H2SO4 ) Usado na bateria de automóveis.
Utilizado na produção de fertilizantes agrícolas para a produção de adubos. Usado na produção de papéis, tintas, plásticos, explosivos e outros produtos. Utilizado na refinação do petróleo. É um dos ácidos responsáveis pela chuva ácida. É muito corrosivo, caindo na pele produz queimaduras sérias.

11 ÁCIDOS 6. ÁCIDO NÍTRICO ( HNO3 ) 7. ÁCIDO CARBÔNICO ( H2CO3 )
Utilizado como matéria-prima na fabricação de explosivos, como a dinamite, e na fabricação de plásticos. É um dos ácidos responsáveis pela chuva ácida. É altamente corrosivo e seus vapores são muito tóxicos. 7. ÁCIDO CARBÔNICO ( H2CO3 ) Forma-se pela reação do gás carbônico com a água. Está presente na água com gás e nos refrigerantes gaseificados.

12 ÁCIDOS 8. ÁCIDO DESOXIRRIBONUCLÉICO - DNA
Ácido de extrema importância para os seres vivos. Forma o material genético dos seres vivos e é responsável pelo armazenamento da herança genética. 9. ÁCIDO ACETILSALISÍLICO ( C9H8O4 ) Ácido utilizado como antiinflamatório, antipirético, analgésico e inibidor da agregação das plaquetas sangüíneas. Comercializado mundialmente com o nome de aspirina. Em 2009 completará 110 anos de existência.


Carregar ppt "FUNÇÕES QUÍMICAS No Universo existe uma imensa variedade de substâncias químicas, incluindo aquelas que compõem os organismos vivos, consideradas naturais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google