A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Círculo Polar Ártico Trópico de Câncer ZONA INTERTROPICAL NORTE ZONA TEMPERADA NORTE ZONA GLACIAL NORTE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Círculo Polar Ártico Trópico de Câncer ZONA INTERTROPICAL NORTE ZONA TEMPERADA NORTE ZONA GLACIAL NORTE."— Transcrição da apresentação:

1

2 Círculo Polar Ártico Trópico de Câncer ZONA INTERTROPICAL NORTE ZONA TEMPERADA NORTE ZONA GLACIAL NORTE

3 Dados Geográficos: Território: km² População: de habitantes.(2010).= 20%da população mundial. Crescimento demográfico em queda, graças ao rigoroso controle contra natalidade. Aumento do número de abortos, principalmente com crianças do sexo feminino.

4

5 CHINA MENOS DESENVOLVIDA, POUCO OCUPADA E DE ECONOMIA PRIMÁRIA POUCO MECANIZADA. (ECONOMIA CENTRALIZADA). CHINA MAIS DESENVOLVIDA, INDUSTRIALIZADA E DE GRANDE CONCENTRAÇÃO URBANA E POPULACIONAL. (COM ABERTURA PARA O MERCADO)

6 APRESENTA UM DOS MAIORES CRESCIMENTOS ECONÔMICOS DO MUNDO (ENTRE 9% A 12% AO ANO), DESDE ATUALMENTE É O MAIOR COMPRADOR DE SOJA, CARNES E MINÉRIOS DO MUNDO E O MAIOR EXPORTADOR MUNDIAL DE PRODUTOS COMO BRINQUEDOS ATÉ AUTOMÓVEIS. COMO A CHINA TEM ESSE CRESCIMENTO ECONÔMICO? ASSIM COMO O JAPÃO E OS TIGRES ASIÁTICOS O SEGREDO ESTÁ NA EDUCAÇÃO, DISCIPLINA E RESPEITO AOS MAIS VELHOS. TAMBÉM DESDE 1970, A CHINA RESOLVEU ABANDONAR O SOCIALISMO (EMBORA SEU GOVERNO SEJA UM REGIME ÚNICO E OFICIAL) E ADOTARAM A ECONOMIA DE MERCADO CAPITALISTA, ABRINDO SEU MERCADO PARA ENTRADA DE CAPITAIS ESTRANGEIROS, INVESTINDO PESADAMENTE NA INFRAESTRUTURA PARA ATRAIR ESSAS EMPRESAS, MAS GERANDO UM DESCASO AO MEIO AMBIENTE. APRESENTA UM DOS MAIORES CRESCIMENTOS ECONÔMICOS DO MUNDO (ENTRE 9% A 12% AO ANO), DESDE ATUALMENTE É O MAIOR COMPRADOR DE SOJA, CARNES E MINÉRIOS DO MUNDO E O MAIOR EXPORTADOR MUNDIAL DE PRODUTOS COMO BRINQUEDOS ATÉ AUTOMÓVEIS. COMO A CHINA TEM ESSE CRESCIMENTO ECONÔMICO? ASSIM COMO O JAPÃO E OS TIGRES ASIÁTICOS O SEGREDO ESTÁ NA EDUCAÇÃO, DISCIPLINA E RESPEITO AOS MAIS VELHOS. TAMBÉM DESDE 1970, A CHINA RESOLVEU ABANDONAR O SOCIALISMO (EMBORA SEU GOVERNO SEJA UM REGIME ÚNICO E OFICIAL) E ADOTARAM A ECONOMIA DE MERCADO CAPITALISTA, ABRINDO SEU MERCADO PARA ENTRADA DE CAPITAIS ESTRANGEIROS, INVESTINDO PESADAMENTE NA INFRAESTRUTURA PARA ATRAIR ESSAS EMPRESAS, MAS GERANDO UM DESCASO AO MEIO AMBIENTE.

7 A MÃO-DE-OBRA DISCIPLINADA E COM BAIXO SALÁRIOS (SETE VEZES MENOR QUE O PAGO PELA INDÚSTRIA BRASILEIRA) PERMITIRAM COM QUE A CHINA PRODUZISSE MUITOS PRODUTOS E CONSEGUISSE COMPETIR NO MERCADO INTERNACIONAL COM PREÇOS ALTAMENTE COMPETITIVOS. ACREDITA-SE QUE ATÉ 2030 A CHINA TORNA-SE A MAIOR ECONOMIA MUNDIAL, PORÉM NÃO SIGNIFICARÁ SUA SAÍDA DO MUNDO SUBDESENVOLVIDOS, JÁ QUE TEM UMA ENORME POPULAÇÃO COM ENORMES PROBLEMAS SOCIAIS. ZEEs (ZONAS ECONÔMICAS ESPECIAIS) ABERTAS A PARTIR DE ÁREA JUNTO AO LITORAL QUE PERMITE A ENTRADA E INVESTIMENTOS DE EMPRESAS ESTRANGEIRAS.

8 Liderado por Mao Tse-tung, em 1949 há um movimento guerrilheiro de base camponesa na China, instaurando o regime socialista no país. Surge a República Popular da China, com um sistema de economia planificada. Até 1960, a China e URSS tinham bastante ligações quanto ao comércio. Porém a necessidade de querer se tornar uma das maiores potências mundiais, fez com que a China e a URSS se afastarem, principalmente porque nesse período de 1960 até 1975, a economia chinesa estagnou. Isso porque a China tinha fechado seu mercado, restringindo o comércio com outros países, proibiu o turismo e investiu mais na agricultura do que no desenvolvimento industrial.

9 Somente com a morte de Mao Tse-tung em 1976,ocorre conflitos entre facções de dirigentes que eram favoráveis a uma maior abertura do país ao mercado capitalista mundial e de outros que eram contrários a abertura. Somente no final da década de 1970, a China começa a abrir seu mercado para o capitalismo, e volta a investir no desenvolvimento industrial e a incentivar o turismo.

10 SUAS EXPORTAÇÕES SALTARAM DE 2 BILHÕES DE DÓLARES POR ANO EM 1970, SUBIRAM PARA 27 BILHÕES EM 1985 E SALTARAM PARA MAIS DE 1,5 TRILHÃO EM ISTO PORQUE A CHINA RECEBEU MUITAS EMPRESAS ESTRANGEIRAS, AFINAL O PAÍS OFERECE: -SALÁRIOS BAIXÍSSIMOS (MENOS DE 1 DÓLAR POR HORA) - IMPOSTOS REDUZIDOS (MÉDIA DE 18% DO FATURAMENTO, ENQUANTO NO BRASIL É DE 34%). -MÃO-DE-OBRA QUALIFICADA, GRAÇAS AO INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO.

11 MAS ESSE PAÍS DE GRANDE CRESCIMENTO ECONÔMICO AINDA APRESENTA SÉRIOS PROBLEMAS COMO: HÁ 60 MILHÕES DE SUBNUTRIDOS. EMBORA SUA URBANIZAÇÃO SEJA CRESCENTE E A MAIOR DO MUNDO, A MAIOR PARTE DE SUA POPULAÇÃO VIVE NO CAMPO (56%) EM PÉSSIMAS CONDIÇÕES. GRANDE TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL.

12

13 COMO HÁ DIFERENÇAS ECONÔMICAS ENTRE A CHINA LITORÂNEA (MAIS DESENVOLVIDA) DA CHINA INTERIOR (MENOS DESENVOLVIDA), EXISTEM TROPAS MILITARES QUE IMPEDEM A CIRCULAÇÃO DAS PESSOAS DO INTERIOR EM DESTINO AS ZONAS ECONÔMICAS ESPECIAIS DE EXPORTAÇÃO.

14 MESMO COM O CAPITALISMO CRESCENTE NA CHINA, O PAÍS CONTINUA SENDO COMANDADO PELO PARTIDO COMUNISTA, QUE NÃO ADMITE CRÍTICA E OPOSIÇÕES. A DESIGUALDADE ECONÔMICA E SOCIAL NO TERRITÓRIO CHINÊS FEZ COM QUE ESTUDANTES E PESSOAS MANIFESTASSEM SUA INSATISFAÇÃO AO GOVERNO CHINÊS. ESSE MOVIMENTO OCORREU EM 1989, NA PRAÇA DA PAZ CELESTIAL.

15 RESULTADO: MILHARES DE PESSOAS FORAM PRESAS, TORTURADAS E ASSASSINADAS.

16 MOVIMENTOS SEPARATISTAS TAMBÉM AUMENTARAM EM TODO O PAÍS. A REGIÃO DO TIBETE PRINCIPALMENTE. ESTA REGIÃO A OESTE DA CHINA TEM A MAIOR PARTE DE SUA POPULAÇÃO MULÇUMANA. PORÉM NOS ÚLTIMOS ANOS, COM OBJETIVO DE TORNAR ESSA REGIÃO DE FATO CHINESA, O GOVERNO VEM INVESTINDO EM CONSTRUÇÕES DE EDIFÍCIOS, ESTRADAS E FORÇANDO AOS CHINESES MIGRAREM PARA O TIBETE. PORÉM OS TIBETANOS SÃO INFERIORIZADOS, RECEBENDO MENORES SALÁRIOS ENQUANTO OS CHINESES OCUPAM OS CARGOS DE SALÁRIOS MAIORES.

17

18


Carregar ppt "Círculo Polar Ártico Trópico de Câncer ZONA INTERTROPICAL NORTE ZONA TEMPERADA NORTE ZONA GLACIAL NORTE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google