A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A CHINA PAÍS DE CONTRASTES. Território composto por mais de 50 grupos étnicos diferentes. Território composto por mais de 50 grupos étnicos diferentes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A CHINA PAÍS DE CONTRASTES. Território composto por mais de 50 grupos étnicos diferentes. Território composto por mais de 50 grupos étnicos diferentes."— Transcrição da apresentação:

1 A CHINA PAÍS DE CONTRASTES

2 Território composto por mais de 50 grupos étnicos diferentes. Território composto por mais de 50 grupos étnicos diferentes. Nesse território, o povo han, o chinês propriamente dito, procura dominar vários outros povos. Nesse território, o povo han, o chinês propriamente dito, procura dominar vários outros povos.

3 Revolução Comunista Ocorrida em Ocorrida em Liderada por Mao Tsé-tung. Liderada por Mao Tsé-tung. Transformações na economia. Transformações na economia. O Estado passou a controlar as fábricas, as terras e as minas, além do sistema financeiro. O Estado passou a controlar as fábricas, as terras e as minas, além do sistema financeiro. A economia chinesa foi fechada aos produtos estrangeiros. A economia chinesa foi fechada aos produtos estrangeiros. Só era possível vender para o país mercadorias autorizadas pelos governantes, como armamentos e tecnologia. Só era possível vender para o país mercadorias autorizadas pelos governantes, como armamentos e tecnologia.

4 Abertura econômica Reformas econômicas. Reformas econômicas. Governo de Deng Xiaoping. Governo de Deng Xiaoping. Comércio ativo com outros países e a instalação de fábricas transnacionais em solo chinês. Comércio ativo com outros países e a instalação de fábricas transnacionais em solo chinês. Devolução das terras para as famílias camponesas. Devolução das terras para as famílias camponesas.

5 Transformação das oficinas comunitárias em pequenas fábricas de processamento dos produtos agrícolas. Transformação das oficinas comunitárias em pequenas fábricas de processamento dos produtos agrícolas. Criação das ZEEs (Zonas Econômicas Especiais) com o objetivo de atrair empresas estrangeiras que ofereçam tecnologia, experiência administrativa e acesso aos mercados da Europa e dos EUA. Em troca, a China oferece mão-de-obra abundante e barata. Criação das ZEEs (Zonas Econômicas Especiais) com o objetivo de atrair empresas estrangeiras que ofereçam tecnologia, experiência administrativa e acesso aos mercados da Europa e dos EUA. Em troca, a China oferece mão-de-obra abundante e barata.

6 Um país, dois sistemas Os dirigentes do Partido Comunista mantêm o controle político. Os dirigentes do Partido Comunista mantêm o controle político. A partir de 1976, já no governo de Deng Xiaoping, intensificou-se a aproximação com o mundo capitalista, diante da abertura econômica. A partir de 1976, já no governo de Deng Xiaoping, intensificou-se a aproximação com o mundo capitalista, diante da abertura econômica. Com a reintegração de Hong Kong à China, o governo comunista de Pequim se comprometeu a manter o sistema capitalista e a autonomia da antiga colônia britânica por cinquenta anos. Com a reintegração de Hong Kong à China, o governo comunista de Pequim se comprometeu a manter o sistema capitalista e a autonomia da antiga colônia britânica por cinquenta anos.

7 Conflitos A China mantém disputas fronteiriças. A China mantém disputas fronteiriças. O Tibete luta pela independência. O Tibete luta pela independência. Os chineses se julgam os donos do Tibete. Com a revolução comunista de 1949, ele foi anexado à China. Os chineses se julgam os donos do Tibete. Com a revolução comunista de 1949, ele foi anexado à China. Os monges passaram a ser perseguidos e praticamente todos os seus mosteiros foram fechados ou destruídos. Os monges passaram a ser perseguidos e praticamente todos os seus mosteiros foram fechados ou destruídos.

8 Em 2005, o Dalai Lama passou a adotar uma nova postura. Em 2005, o Dalai Lama passou a adotar uma nova postura. Tendo em vista o enorme crescimento econômico da China e as possibilidades de o Tibete se beneficiar desta situação, o líder espiritual passou a defender uma aproximação com o governo chinês. Tendo em vista o enorme crescimento econômico da China e as possibilidades de o Tibete se beneficiar desta situação, o líder espiritual passou a defender uma aproximação com o governo chinês.

9 País de contrastes Diversidades de paisagens: o país possui grandes extensões de deserto e de cordilheiras montanhosas, assim como extensas planícies úmidas, drenadas por caudalosos rios. Diversidades de paisagens: o país possui grandes extensões de deserto e de cordilheiras montanhosas, assim como extensas planícies úmidas, drenadas por caudalosos rios. Diversidade étnica: apesar do grupo étnico han ser o predominante, inúmeras outras etnias formam o país. Diversidade étnica: apesar do grupo étnico han ser o predominante, inúmeras outras etnias formam o país.

10 Diversidades regionais: contrastes acentuados entre as regiões industrializadas, situadas no leste do país, próximas ao litoral, e as regiões do interior e a oeste, que são basicamente rurais. Diversidades entre o campo e a cidade: a modernização da produção agrícola está causando desigualdades e desemprego, provocando um fato novo no país: o êxodo rural.


Carregar ppt "A CHINA PAÍS DE CONTRASTES. Território composto por mais de 50 grupos étnicos diferentes. Território composto por mais de 50 grupos étnicos diferentes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google