A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação de Interfaces

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação de Interfaces"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação de Interfaces
Métodos de Inspeção de Usabilidade

2 Inspeção de Usabilidade
conjunto de métodos baseados em se ter avaliadores inspecionando ou examinando aspectos de uma interface de usuário relacionados a usabilidade Facilidade de Aprendizagem Eficiência Facilidade de relembrar Erros Satisfação subjetiva Por que estudar IHC ? Heloísa Vieira da Rocha - IHC'2002

3 Por que estudar IHC ? Heloísa Vieira da Rocha - IHC'2002
Métodos de Inspeção Avaliação Heurística Revisão de Guidelines Inspeções de Consistência Inspeções de Standards Percurso Cognitivo Por que estudar IHC ? Heloísa Vieira da Rocha - IHC'2002

4 Inspeção de Usabilidade
Avaliação Heurística

5 Por que estudar IHC ? Heloísa Vieira da Rocha - IHC'2002
Introdução Discount Usability Engineering (Nielsen,1989) fácil pode ser ensinada em 4hs rápido 1 dia barato Por que estudar IHC ? Heloísa Vieira da Rocha - IHC'2002

6 Por que estudar IHC ? Heloísa Vieira da Rocha - IHC'2002
Como conduzir parte do processo de design interativo pequeno conjunto de avaliadores (3 a 5) examinando a interface e analisando o atendimento as heurísticas de usabilidade Por que estudar IHC ? Heloísa Vieira da Rocha - IHC'2002

7 Heurísticas de Usabilidade
Visibilidade do status do sistema sistema precisa manter os usuários informados sobre o que está acontecendo, fornecendo um feedback adequado dentro de um tempo razoável Compatibilidade do sistema com o mundo real sistema precisa falar a linguagem do usuário, com palavras, frases e conceitos familiares ao usuário, ao invés de termos orientados ao sistema. Seguir convenções do mundo real, fazendo com que a informação apareça numa ordem natural e lógica Por que estudar IHC ? Heloísa Vieira da Rocha - IHC'2002

8 Heurísticas de Usabilidade
Controle do usuário e liberdade usuários frequentemente escolhem por engano funções do sistema e precisam ter claras saidas de emergência para sair do estado indesejado sem ter que percorrer um extenso diálogo. Prover funções undo e redo Consistência e padrões usuários não precisam adivinhar que diferentes palavras, situações ou ações significam a mesma coisa. Seguir convenções de plataforma computacional Por que estudar IHC ? Heloísa Vieira da Rocha - IHC'2002

9 Heurísticas de Usabilidade
Prevenção de erros melhor que uma boa mensagem de erro é um design cuidadoso o qual previne o erro antes dele acontecer Reconhecimento ao invés de relembrança tornar objetos, ações e opções visíveis. O usuário não deve ter que lembrar informação de uma para outra parte do diálogo. Instruções para uso do sistema devem estar visíveis e facilmente recuperáveis quando necessário Por que estudar IHC ? Heloísa Vieira da Rocha - IHC'2002

10 Heurísticas de Usabilidade
Flexibilidade e eficiência de uso usuários novatos se tornam peritos com o uso. Prover aceleradores de forma a aumentar a velocidade da interação. Permitir a usuários experientes "cortar caminho" em ações freqüentes Estética e design minimalista diálogos não devem conter informação irrelevante ou raramente necessária. Qualquer unidade de informação extra no diálogo irá competir com unidades relevantes de informação e diminuir sua visibilidade relativa Por que estudar IHC ? Heloísa Vieira da Rocha - IHC'2002

11 Heurísticas de Usabilidade
Ajudar os usuários a reconhecer, diagnosticar e corrigir erros mensagens de erro devem ser expressas em linguagem clara (sem códigos) indicando precisamente o problema e construtivamente sugerindo uma solução Help e documentação embora seja melhor um sistema que possa ser usado sem documentação, é necessário prover help e documentação. Essas informações devem ser fáceis de encontrar, focalizadas na tarefa do usuário e não muito extensas. Por que estudar IHC ? Heloísa Vieira da Rocha - IHC'2002

12 Por que estudar IHC ? Heloísa Vieira da Rocha - IHC'2002
Como conduzir usar um observador duração de uma sessão de avaliação - ~2horas durante a sessão de avaliação o avaliador percorre a interface diversas vezes inspecionando as diferentes componentes do diálogo e comparando-as com a lista de princípios de usabilidade o avaliador decide como conduzir a avaliação percorrer a interface pelo menos duas vezes Por que estudar IHC ? Heloísa Vieira da Rocha - IHC'2002

13 Resultado da Avaliação
lista de problemas de usabilidade da interface com referência aos princípios de usabilidade que foram violados avaliação heurística não objetiva prover meios de corrigir os problemas em um redesign e não levanta os aspectos positivos do design Por que estudar IHC ? Heloísa Vieira da Rocha - IHC'2002

14 Por que estudar IHC ? Heloísa Vieira da Rocha - IHC'2002
Graus de Severidade Combinação de 3 fatores frequência Comum ou raro ? impacto Fácil ou difícil para o usuário superá-lo ? persistência Problema de uma única vez que o usuário pode superar desde que saiba que ele existe ou os usuários serão repetidamente incomodados por ele ? Impacto de mercado Por que estudar IHC ? Heloísa Vieira da Rocha - IHC'2002

15 Por que estudar IHC ? Heloísa Vieira da Rocha - IHC'2002
Graus de Severidade eu não concordo que isso é um problema de usabilidade ( 1 ) é um problema cosmético somente ( 2 ) precisa ser corrigido somente se sobrar algum tempo no projeto problema de usabilidade menor (3 ) corrigí-lo deve ter prioridade baixa problema de usabilidade grave (4 ) importante corrigí-lo, deve ser dada alta prioridade catástrofe de usabilidade ( 5 ) a sua correção é imperativa antes do produto ser liberado Por que estudar IHC ? Heloísa Vieira da Rocha - IHC'2002

16 Problemas de Usabilidade
Visibilidade e status do sistema ajudar os usuários a reconhecer, diagnosticar e corrigir erros Por que estudar IHC ? Heloísa Vieira da Rocha - IHC'2002

17 Problemas de Usabilidade
Compatibilidade do sistema com o mundo real Por que estudar IHC ? Heloísa Vieira da Rocha - IHC'2002

18 Consistência e padrão; prevenção de erros
No programa da Receita Federal, ao tentar sair do programa de instalação, recebemos a caixa de diálogo exibida na figura abaixo, onde podemos ver que o botão "Não" está à esquerda do botão "Sim", o que foge aos padrões normais. Consistência e padrão; prevenção de erros

19 Problemas de Usabilidade
Ajudar os usuários a reconhecer, diagnosticar e corrigir erros Por que estudar IHC ? Heloísa Vieira da Rocha - IHC'2002

20 Problemas de Usabilidade
Estética e design minimalista Por que estudar IHC ? Heloísa Vieira da Rocha - IHC'2002

21 Problemas de Usabilidade
Flexibilidade e eficiência de uso Por que estudar IHC ? Heloísa Vieira da Rocha - IHC'2002

22 Problemas de Usabilidade
Help e documentação Estética e design minimalista Consistência e padrão; prevenção de erros Por que estudar IHC ? Heloísa Vieira da Rocha - IHC'2002

23 Problemas de usabilidade
Visibilidade e status do sistema Compatibilidade com o mundo real Por que estudar IHC ? Heloísa Vieira da Rocha - IHC'2002

24 Problemas de Usabilidade
Por que estudar IHC ? Heloísa Vieira da Rocha - IHC'2002

25 Saídas claramente marcadas

26 Por que estudar IHC ? Heloísa Vieira da Rocha - IHC'2002
Avaliação Heurística Por que estudar IHC ? Heloísa Vieira da Rocha - IHC'2002

27 Avaliação Heurística O nome do sistema está muito proeminente. Tornando-o menor, poderia ser aproveitado o espaço para outros componentes alternativos do diálogo, ou a tela poderia ficar menos carregada (Estética e design minimalista) 2. O mapa poderia apresentar os nomes de pelo menos algumas cidades grandes ou outras informações que pudessem auxiliar o usuário a se localizar. Cuidado deve ser tomado para não sobrecarregar demais o mapa. (compatibilidade do sistema com o mundo real, visibilidade do status do sistema) 3. Mesmo que tempo não respeite limites políticos, é muito difícil ler um mapa que não apresenta limites de estados ou países. (compatibilidade do sistema com o mundo real, visibilidade do status do sistema)

28 Avaliação Heurística 7. O formato da data ( dia/mês/ano) pode ser mal interpretado por usuários estrangeiros. Um meio de evitar isso é representar o mês por seu nome ao invés de seu número. ( prevenção de erros) 8. Os zeros na data estão cortados, o que é um modo computacional de escrever zeros. Usar um tipo regular de zeros. (compatibilidade do sistema com o mundo real)

29 Avaliação Heurística 13. O termo “Precipitations” pode ser de difícil entendimento para usuários estrangeiros ( que são usuários alvo do sistema). Poderia ser considerada a possibilidade de usar palavras simples como Rain/Snow. Usabilidade internacional poderia ser aumentada adicionando ícones como termômetro para temperatura e raindrops para precipitações. ( compatibilidade do sistema com o mundo real)

30 Avaliação Heurística 14. O display das temperaturas em Farenheit e Celsius são mutuamente exclusivos, com um dos dois ativos em um dado momento. Portanto, a escolha da escala da temperatura deveria ser feita via radio buttons e não com check boxes ( que geralmente são utilizados para opções não mutuamente exclusivas)(Consistência e padrões) 15. A seleção da escala da temperatura não é uma informação adicional do mesmo tipo que Temperature/Precipitation/Visibility/Wind. A escolha da escala da temperatura deveria ser agrupada com a seleção da temperatura e deveria ser desativada ( gray out) quando temperatura não é escolhida. (estética e design minimalista; compatibilidade do sistema com o mundo real)

31 Avaliação Heurística 28. Não está aparente na tela o modo de sair do sistema. Adicionar uma caixa close ou um botão quit. (controle do usuário e liberdade)

32 Avaliação Heurística 29. O sistema não tem nenhuma característica de help. Espera-se que a interface seja redesenhada e que os usuários não necessitem de help, mas o sistema certamente continuará complexo o suficiente para prover uma tela de help. Por exemplo, a tela de help poderia explicar como o dado de visibilidade deve ser interpretado. (Help e documentação)

33 Por que estudar IHC ? Heloísa Vieira da Rocha - IHC'2002
Enfim... Avaliadores devem percorrer a interface pelo menos duas vezes Na primeira focalizar no fluxo e na segunda nas componentes individuais do diálogo Inspecionar a interface com base na lista de princípios de usabilidade - justificar e detalhar ao máximo todos os problemas detectados Combinar os problemas encontrados por 3 a 5 avaliadores e fazer com que trabalhem individualmente ( sem que um influencie o outro) Coletar graus de severidade Por que estudar IHC ? Heloísa Vieira da Rocha - IHC'2002

34 Técnicas que podem ser utilizadas para realizar avaliação heurística
Observação Entrevistas Reunião de grupos Questionários Opinião de experts Checklists para os usuários Checklists para experts Por que estudar IHC ? Heloísa Vieira da Rocha - IHC'2002

35 Por que estudar IHC ? Heloísa Vieira da Rocha - IHC'2002
Exercícios propostos Utilizar técnica de checklist Utilizar a técnica de observação Software a ser utilizado???? - O grupo decide!!!! Por que estudar IHC ? Heloísa Vieira da Rocha - IHC'2002


Carregar ppt "Avaliação de Interfaces"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google