A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS MUITAS FACES DO FUTEBOL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS MUITAS FACES DO FUTEBOL"— Transcrição da apresentação:

1 AS MUITAS FACES DO FUTEBOL

2 O futebol,[1] (do inglês association football ou simplesmente football) é um desporto de equipe jogado entre dois times de 11 jogadores cada um e um árbitro que se ocupa da correta aplicação das normas. É considerado o desporto mais popular do mundo. Os primeiros indícios de um desporto em equipe jogado com uma bola e com os pés data do século III A.C. na China durante a Dinastia Han em um desporto chamado Cuju, alguns historiadores especulam que o desporto fora inventado pelo imperador Huang Di para fins de treinamento militar.

3 Projetos sociais visando à inclusão, envolvendo o esporte, estão crescendo e a tendência é crescer cada vez mais. Crianças sonham em se tornar grandes jogadores e, com incentivo e direcionamento adequado, poderão se engajar numa trajetória promissora, a do futebol profissional. Dessa forma, poderão reverter sua situação de pobreza e miséria em riqueza, fartura e, até mesmo, ostentação.

4 A maioria dos garotos de origem pobre no Brasil sonha em ser jogador de futebol. Afinal, num país com a oitava pior distribuição de renda do mundo, as chances de ascensão social são pequenas. A exemplo de jogadores como Romário, Ronaldinho Gaúcho, Adriano e Ronaldo, que vieram de comunidades pobres e rapidamente ficaram milionários.

5 Segundo o antropólogo e professor do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense, Marcos Alvito, as próprias famílias incentivam os jovens a seguirem carreira no futebol porque sabem que esta é umas das poucas maneiras de saírem da miséria. “Se o garoto tem talento, a família deposita nele toda a esperança de mudar sua situação financeira e social”. Nesses casos, é muito comum o jovem abandonar a escola para se dedicar exclusivamente ao futebol, com o consentimento da família.

6 Mercado inflacionado Mesmo que a realidade para a maioria dos jogadores brasileiros seja precária, os elevados salários pagos para alguns poucos jogadores reforçam e incentivam os jovens a escolherem essa carreira. De acordo com Proni, “a livre circulação de capital e a descoberta do esporte como uma atividade altamente lucrativa, mudaram a forma de organização do futebol”. “Nos últimos anos, as grandes empresas e instituições financeiras passaram a investir no esporte e muito dinheiro foi injetado. Desse modo, os salários dos principais jogadores atingem patamares exorbitantes.

7 Muitas vezes, os jogadores são negociados ainda crianças
Muitas vezes, os jogadores são negociados ainda crianças. A legislação brasileira proíbe vínculos empregatícios aos menores de 16 anos, o que obriga os clubes estrangeiros a contratarem a família do jovem. Alvito (pesquisador) ainda chama a atenção para o fato de que, muitas vezes, o jovem não tem um bom desempenho no time e o empresário rompe o contrato sem dar qualquer assistência à família. “Há casos em que as pessoas ficam sem dinheiro até mesmo para a passagem de volta”, completa.

8 Afinal, se uma Copa do Mundo (auge de um jogador de futebol) produz tamanhos efeitos sociais em termos geopolíticos, trabalhistas, midiáticos e comerciais, não seria o caso de simplesmente denunciar que é tudo um grande negócio, que interesses de toda ordem atravessam a realização de cada Copa?

9 AS MUITAS FACES DO FUTEBOL:
A dor e a delícia que sentimos em uma partida de futebol não estão à venda. Mesmo que os empresários tratem jogadores como “coisa”, ainda que cambistas tentem arrancar mais um dinheirinho... AS MUITAS FACES DO FUTEBOL: ARTE, PRAZER, INCLUSÃO, PROFISSÃO, VIOLÊNCIA E COMÉRCIO.

10 AS MUITAS FACES DO FUTEBOL:
Elaborar uma dissertação, observando o tema abaixo. Entregar em folha de bloco, a caneta, na próxima aula de sua turma. AS MUITAS FACES DO FUTEBOL: ARTE, PRAZER, INCLUSÃO, PROFISSÃO, VIOLÊNCIA E COMÉRCIO.


Carregar ppt "AS MUITAS FACES DO FUTEBOL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google