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Sociologia Introdução

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Apresentação em tema: "Sociologia Introdução"— Transcrição da apresentação:

1 Sociologia Introdução
Percebemos que atualmente, vivemos no descaso diante de todas as formas de desvirtuamento que caracterizam a sociedade moderna, com excessiva riqueza e muita miséria, com possibilidades de paz e uma realidade de guerra. Um limiar de século marcado por famílias sem terra, sem teto, sem alimento e, principalmente, sem direito ao estudo. Todas essas questões são uma preocupação da Sociologia; disciplina que desempenha um papel importante na sociedade moderna. A Sociologia estuda a vida social humana, dos grupos e das sociedades. Professora Rita Borges

2 Sociologia Introdução
Ela é instigante porque trabalha com o nosso próprio comportamento como seres humanos. Uma das funções da Sociologia é estudar como as sociedades continuam funcionando ao longo do tempo e as mudanças que sofrem. Aprender Sociologia é desenvolver a capacidade de forma imaginativa e de nos distanciarmos de idéias preconcebidas sobre as relações sociais. A tarefa da Sociologia é investigar a ligação que há entre o que a sociedade faz de nós e o que fazemos de nós mesmos. Professora Rita Borges

3 A Natureza e as Origens da Sociologia
A preocupação em compreender o comportamento humano e a sociedade é um fato recente, surgido no princípio do século XIX. O mundo contemporâneo é muito diferente do passado e a missão da Sociologia é ajudar-nos a compreender o mundo em que vivemos e nos alertar para aquilo que possa ocorrer no futuro. Através dos tempos, o homem pensou sobre si mesmo e sobre o universo. Contudo, foi apenas no século XVIII que uma confluência de eventos na Europa levou à emergência da Sociologia. Quando os antigos sistemas feudais começaram a abrir caminho ao trabalho autônomo que promovia a indústria nas áreas urbanas e quando novas formas de governo começaram a desafiar o poder das monarquias, as instituições da sociedade - emprego e receita, planos de benefícios, comunidade, família e religião - foram alteradas para sempre. Professora Rita Borges

4 O século XVI e XVII – Séculos da Razão
O movimento intelectual resultante é denominado de Iluminismo ou Século das Luzes, pois a influência da religião, da tradição e do dogma no pensamento intelectual foi finalmente rompida. A ciência agora poderia surgir plenamente como uma maneira de pensar o mundo. Na Inglaterra, esse novo pensamento foi denominado de Era da Razão; e estudiosos, como Adam Smith (1776) que primeiramente articulou as leis da oferta e da procura na área de mercado, também avaliaram os efeitos, na sociedade, do rápido crescimento populacional, da especialização econômica em escala, da comunidade em declínio e dos sentimentos morais debilitados. Na França, um grupo de pensadores conhecido como filósofos das luzes também começou a expor uma visão do mundo social que defendia uma sociedade em que os indivíduos eram livres da autoridade política arbitrária e eram guiados por padrões morais combinados e pelo governo democrático. ( Movimento Renascentista). Professora Rita Borges

5 O século XVIII e as transformações políticas e econômicas
No final do século XVII, na maioria dos países europeus, a burguesia comercial, formada basicamente por comerciantes e banqueiros, tornou-se uma classe com muito poder, devido, na maior parte das vezes, às ligações econômicas que mantinha com os monarcas. Essa classe, além de sustentar ativo o comércio entre os países europeus, estendia a todos os pontos do mundo, até onde pudesse chegar, os seus tentáculos, comprando e vendendo mercadorias, tornando o mundo cada dia mais europeizado. O capital mercantil se estendia também a outro ramo de atividade: gradativamente se organizava a produção manufatureira. A compra de matérias-primas e a organização da produção, seja através do trabalho domiciliar,seja do trabalho em oficinas, levavam ao desenvolvimento de um outro processo produtivo em contraposição ao das corporações de ofício. Professora Rita Borges

6 O século XVIII e as transformações políticas e econômicas
Ao se desenvolver a manufatura, os organizadores da produção passaram a se interessar cada vez mais pelo aperfeiçoamento das técnicas de produção. Para tanto, procuraram investir nos "inventos", isto é, financiar a criação de máquinas que pudessem ter aplicação no processo produtivo. Surge aí o fenômeno que veio a ser chamado de maquínofatura. O trabalho que os homens realizavam com as mãos ou com ferramentas passava, a partir de então, a ser feito por meio de máquinas, elevando muito o volume da produção de mercadorias. Professora Rita Borges

7 O século XVIII e as transformações políticas e econômicas
A presença da máquina a vapor, que podia mover outras tantas máquinas, incentivou o surgimento da indústria construtora de máquinas. Nesse mesmo contexto de profundas alterações no processo produtivo. encontra-se também a utilização cada vez mais crescente do trabalho mecânico convivendo com o trabalho artesanal. A maquinofatura se completava com o trabalho assalariado, aí se incluindo a utilização, numa escala crescente, da mão­de-obra feminina e da infantil. Todas essas mudanças, somadas à herança cultural e intelectual do século XVII, irão definir o século XVIII como um século explosivo. Se no século anterior a Revolução Inglesa determina novas formas de organização política, é no século XVIII que se vê tanto a Revolução Americana,como a Francesa alterando todo o quadro político mundial, bem como servindo de exemplo e parâmetro para as revoluções políticas postêriores. Professora Rita Borges

8 O século XVIII e as transformações políticas e econômicas
As transformações na esfera da produção, a emergência de novas formas de organização política e a exigência da representação popular dão características muito específicas a esse século, em que pensadores como Montesquieu ( ), David Hume (171l-1776),Jean_Jaques Rousseau ( ), Adam Smith ( ) e Immanuel Kant ( ), entre outros, procurarão, por caminhos às vezes divergentes, refletir sobre a realidade, na tentativa de explicá-Ia. A Revolução Francesa é o ponto culminante do longo processo de transformação que ocorria na Europa Professora Rita Borges


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