A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Moisés Sobe ao Monte Sinai

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Moisés Sobe ao Monte Sinai"— Transcrição da apresentação:

1 Moisés Sobe ao Monte Sinai
Êxodo

2 Moisés Sobe ao Monte Sinai
Compreender o desenvolvimento da aliança. Deus firmou sua aliança com Adão se reafirmou-a com Noé, Abraão, Isaque,Jacó e agora vai reafirmá-la com toda uma nação. Cristo é o perfeito e eterno mediador da Aliança. Apropriaremos das bênçãos espirituais decorrentes da aliança.

3 Moisés Sobe ao Monte Sinai
Introdução: Israel e sua peregrinação pelo deserto. Somos o verdadeiro Israel de Deus, pois somos filhos da promessa. (Rm 9:6-13) O estabelecimento da aliança com Israel no Monte Sinai.

4 Moisés Sobe ao Monte Sinai
A ORGANIZAÇÃO DA NAÇÃO ISRAELITA ( ) Jetro, um gentio natural de Midiã, foi uma figura de todos os gentios que seriam alcançados pela graça de Deus e viriam louvar ao Senhor como membros da aliança. Os israelitas totalizavam três milhões de pessoas. O conselho de Jetro. Moisés nomeou homens capazes para julgar as questões populares. Moisés:Mediador entre o povo e Deus.

5 Moisés Sobe ao Monte Sinai
II. MOISÉS NO MONTE SINAI Deus os libertou para que este fosse o seu povo peculiar, para manter uma relação pactual. Deus também se achegou a eles. O livramento dado por Deus não havia sido somente uma libertação, mas tb uma adoção. O Senhor determinou que Israel se preparasse para a teofania, o povo devia se preparar para se encontrar com Deus.

6 Moisés Sobe ao Monte Sinai
II. MOISÉS NO MONTE SINAI O primeiro deles é que essa preparação consistia em santificação. Lavar as vestes e se abster de contatos sexuais. Preparando para um encontro com Deus. Deus não se manifesta mais de vez em quando, através de teofanias, hoje Deus mora no crente. O segundo deles é que os israelistas viveriam esses três dias na expectativa de se encontrar com o Senhor.

7 Moisés Sobe ao Monte Sinai
III. AS CONSEQUÊNCIAS DO ENCONTRO QUE ACONTECEU ENTRE DEUS E ISRAEL (Ex 20:18,19): Mateus 5:33\Lv 19:12 - Mateus 5:43\Lv 19:18 Os dez mandamentos foi dado em forma de proibições. Deus queria que o mal fosse controlado na recém formada nação israelita, por isso, deu ao povo preceitos que identificavam e proibiam o pecado. O povo se assustou. Moisés figura do Cristo que ensinaria aos homens a Palavra de Deus e faria a mediação perfeita entre Deus e o homem.

8 Moisés Sobe ao Monte Sinai
III. CONCLUSÃO Aliança entre Deus e Israel com a participação dos gentios; Moisés tipifica Jesus Cristo – Único Mediador O Sangue derramado por Jesus é a base da remissão de pecados e da comunhão eterna que os participantes da aliança terão com Deus.

9 Moisés Sobe ao Monte Sinai
III. APLICAÇÃO Bençãos espirituais decorrentes da participação na Aliança: Salvação Adoção como Filhos O envio do Consolador Paz com Deus Extraido da Revista Expressão-Ed Cultura Cristã – Lição 7.


Carregar ppt "Moisés Sobe ao Monte Sinai"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google