A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GERADOR DE PULSOS TCA780 / TCA785

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GERADOR DE PULSOS TCA780 / TCA785"— Transcrição da apresentação:

1 GERADOR DE PULSOS TCA780 / TCA785
Dentre várias aplicações deste CI, destaca-se seu uso no controle de ângulo de disparo de tiristores (SCRs e TRIACs) continuamente de 0° a 180°. Devido a sua configuração interna, pode-se desenvolver um gerador de disparo com o mínimo de componentes externos.

2 O circuito integrado é alimentado por uma tensão qualquer entre 8 e 18 Volts.
O sincronismo para o controle dos pulsos de disparo é obtido através de um detetor de cruzamento por zero (pino 5). Um gerador de rampa é obtido por uma fonte de corrente constante, cujo o valor é determinado por P1, e o capacitor C1. Esta tensão em forma de rampa presente em C1 vai para zero sempre que a tensão de sincronismo cruza por zero. Um comparador compara a tensão de rampa com a tensão de controle de modo que, quando estas forem iguais, gera um pulso nos pinos 14 e 4 ou 15 e 2, respectivamente, se o semiciclo da tensão de sincronismo for negativo ou positivo. Ao mesmo tempo é gerado, na saída para controle de triacs (pino 7), um pulso no semiciclo positivo e um pulso no semiciclo negativo.

3 A figura apresenta a tensão nos principais pontos do circuito integrado. No primeiro gráfico da figura, tem-se a forma de onda de referência injetada no pino 5 do CI. O sinal injetado neste pino será utilizado para controlar o gerador de rampa, cuja a forma de onda é obtida no pino 10 e é apresentado no segundo gráfico da figura, juntamente com a tensão de referência. No ponto onde a tensão da rampa é igual a tensão de referência, ocorrerá um pulso positivo no pino 15, se a onda de referência estiver no semiciclo positivo, ou um pulso positivo no pino 14, se a onda de referência estiver no semiciclo negativo. A duração deste pulsos é determinada pelo capacitor ligado ao pino 12, gráficos 3 e 4. Os gráficos 5 e 6 apresentam os mesmos sinais dos pinos 14 e 15, porém em coletor aberto. Para que os pulsos gerados nos pinos 14 e 15 permaneçam até o cruzamento da onda de referência por zero, o pino 12 deve ser ligado ao terra, conforme indicado nos gráficos 7 e 8. No gráfico 9 tem-se o sinal presente no pino 7 do TCA780. Este pino é dedicado ao disparo de TRIACs e, quando estas forem iguais, gera um pulso nos pinos 14 e 4 ou 15 e 2, respectivamente, se o semiciclo da tensão de sincronismo for negativo ou positivo. Ao mesmo tempo é gerado, na saída para controle de triacs (pino 7), um pulso no semiciclo positivo e um pulso no semiciclo negativo.

4


Carregar ppt "GERADOR DE PULSOS TCA780 / TCA785"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google