A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

10/03/20121Paranormalidade e Espiritismo TÍTULO DA PALESTRA (Org. por Sérgio Biagi Gregório)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "10/03/20121Paranormalidade e Espiritismo TÍTULO DA PALESTRA (Org. por Sérgio Biagi Gregório)"— Transcrição da apresentação:

1 10/03/20121Paranormalidade e Espiritismo TÍTULO DA PALESTRA (Org. por Sérgio Biagi Gregório)

2 Paranormalidade e Espiritismo Introdução 10/03/2012Paranormalidade e Espiritismo2 O que se entende por paranormalidade? E normalidade? De onde surgiu este termo? Que relação há entre a paranormalidade e a parapsicologia? Paranormalidade e mediunidade são a mesma coisa?

3 Paranormalidade e Espiritismo Conceito 10/03/2012Paranormalidade e Espiritismo3 Considera-se fenômeno normal todo acontecimento cujo mecanismo causal eficiente se enquadra no conjunto das leis que admitimos governarem os processos da natureza. Normalidade Normalidade É o objeto de estudo da parapsicologia. Designamos por este termo todo o acontecimento "inusitado", "além do normal", ou seja, fora do conjunto dos fatos normais. Paranormal Paranormal não deve ser confundido com "sobrenatural. Paranormalidade Paranormalidade

4 Paranormalidade e Espiritismo Considerações Iniciais 10/03/2012Paranormalidade e Espiritismo4 A Revista Superinteressante, de julho de 2009, descreve as várias aplicações da paranormalidade: na policia, na medicina, no marketing... Noreen Renier, detetive paranormal, que já participou de mais de 600 casos de investigação. Joseph McMoneagle, especialista em descobrir melhores terrenos para as companhias de mineração comprar. Grupo de sensitivos brasileiros, do Distrito Federal, que não tenta fazer curas, mas se diz capaz de diagnosticar doenças.

5 Paranormalidade e Espiritismo Parapsicologia: Normalidade e Paranormalidade 10/03/2012Paranormalidade e Espiritismo5 É perceber o mundo através dos cinco sentidos: audição, olfato, paladar, tato e visão. Tudo o que escapa, a parapsicologia convencionou chamar de paranormalidade. Normalidade Normalidade Termo utilizado por Rhine, da Universidade de Duke (EUA) que, através da pesquisa quantitativa, modernizou a Metapsíquica e transformou-a na Parapsicologia. Paranormal Paranormal é o fenômeno que ocorre paralelamente ao normal. Paranormalidade Paranormalidade

6 Paranormalidade e Espiritismo Parapsicologia: da Psicologia à Parapsicologia 10/03/2012Paranormalidade e Espiritismo6 Do grego psyché, deveria ser o estudo da alma, do espírito. Mas não o é, pois o termo psyché tomou o sentido de coisas da mente. Psicologia Psicologia foi definida como o estudo do comportamento humano. Não é o estudo da alma, do espírito. Psicologia Psicologia Se é difícil precisar a psyché na Psicologia, quanto mais na Parapsicologia? Osmard Andrade Faria, preocupado com a compreensão do problema, estimula-nos, em O Que é Parapsicologia, a compreender além da definição. Parapsicologia Parapsicologia

7 Paranormalidade e Espiritismo Parapsicologia: um Exemplo 10/03/2012Paranormalidade e Espiritismo7 Suponha que haja uma explosão em um determinado lugar Suponha que haja uma explosão em um determinado lugar. Imagine agora que esta explosão pudesse ser captada, BEM LONGE DALI, sem os órgãos auditivos. Os que ouviram o estrondo, próximo ao local, terão várias reações: uns gritarão, outros correrão, outros ainda ficarão atônitos. NORMALIDADE PARANORMALIDADE

8 Paranormalidade e Espiritismo Paranormalidade: Objeto da Parapsicologia 10/03/2012Paranormalidade e Espiritismo8 Estudo dos fenômenos inconscientes extranormais e dos fenômenos paranormais. Rhine inclui todos os que não podem ser explicados sem se admitir no Homem a existência de uma faculdade espiritual. Objeto da Parapsicologia Objeto da Parapsicologia Parapsicologia A Parapsicologia é uma atividade de pesquisa concernente à zona fronteiriça, ainda desconhecida ou mal conhecida, que separa os estados psicológicos considerados como habituais e normais, dos estados excepcionais, ou patológicos.

9 Paranormalidade e Espiritismo Paranormalidade: Função PSI 10/03/2012Paranormalidade e Espiritismo9 Os fenômenos paranormais foram englobados, no 1.º Congresso Internacional de Parapsicologia, na cidade de Utrecht, em 1953, sob a designação genérica de fenômenos Psi (letra grega). A palavra Psi aqui não tem qualquer relação direta com o termo grego psyché (alma), mas, unicamente, com a 23 a letra do alfabeto grego. Telepatia, clarividência e pré e post- coginição (P.E.S.) Telepatia, clarividência e pré e post- coginição (P.E.S.) J. B. Rhine classificou os fenômenos telecinesia, teleplastia e psicocinesia – dinamismo psíquico telecinesia, teleplastia e psicocinesia – dinamismo psíquico Função "psi-gama Função "psi-kapa

10 Paranormalidade e Espiritismo Paranormalidade: Avaliação Quantitativa da Função PSI 10/03/2012Paranormalidade e Espiritismo10 Para a avaliação quantitativa da "função psi", Rhine escolheu o método estatístico combinada com o cálculo das probabilidades. Na pesquisa da função "psi-gama", Rhine elegeu como principal instrumento o baralho zener, composto de 25 cartas, divididas em 5 naipes. Para verificação da função "psi-kapa", escolheu os dados de jogar.

11 Paranormalidade e Espiritismo Mediunidade: Denominações 10/03/2012Paranormalidade e Espiritismo11 Manifestação dos poderes cerebrais do homem; Eclosão dos resíduos animais de percepção sem controle de órgãos sensoriais específicos; Energia ainda desconhecida do córtex cerebral, mas evidentemente física; Produto do inconsciente excitado; Forma ainda não estudada da sugestão hipnótica. Allan Kardec Allan Kardec denominou-a simplesmente de uma faculdade humana, natural, pela qual se estabelecem as relações entre homens e Espíritos. Fala-se que a Mediunidade é:

12 Paranormalidade e Espiritismo Mediunidade: Função Psi Comparada 10/03/2012Paranormalidade e Espiritismo12 Parapsicologia Para a Parapsicologia, os dados paranormais pertencem às funções "psi-gama" ou "psi-kapa". Espiritismo Para o Espiritismo, esses dados são enquadrados nos conceitos de fenômeno anímico e fenômeno mediúnico. A telepatia, a clarividência e a premonição são fenômenos anímicos; a psicografia e a xenoglossia, fenômenos mediúnicos. Espiritismo Levitação e deslocamento de objetos, dados do "psi-kapa", são classificados, no Espiritismo, como fenômenos mediúnicos de efeitos físicos.

13 Paranormalidade e Espiritismo Mediunidade: Recebimento Financeiro 10/03/2012Paranormalidade e Espiritismo13 Joseph McMoneagle cobra 250 dólares por hora de trabalho; a vidente Noreen Renier, dólares por consulta. Espiritismo Para o Espiritismo, a mediunidade deve ser gratuita. O médium espírita deve ter consciência de que não é nenhum missionário na acepção da palavra, mas um Espírito bastante endividado, que reencarnou com a tarefa de redimir os seus erros do passado. Cobrar por algo que não lhe pertence pode lhe trazer graves consequências, inclusive a perda da mediunidade.

14 Paranormalidade e Espiritismo Conclusão 10/03/2012Paranormalidade e Espiritismo14 "Ao que muito foi dado, muito será exigido, e mais lhe será acrescentado", diz o Evangelho. Se, pela misericórdia divina, fomos bafejados pela luz de verdade, convém, para o nosso próprio bem, expandir gratuitamente este clarão para os demais seres humanos.

15 Paranormalidade e Espiritismo Bibliografia Consultada 10/03/2012Paranormalidade e Espiritismo15 ANDRADE, H. G. Parapsicologia Experimental. 2. ed. São Paulo: Boa Nova, FARIA, Osmard Andrade. O Que é Parapsicologia. São Paulo: Abril Cultural, (Coleção Primeiros Passos, 27) PIRES, J. H. Mediunidade (Vida e Comunicação) - Conceituação, da Mediunidade e Análise Geral dos seus Problemas Atuais. 5. ed. São Paulo: Edicel, Revista Superinteressante, julho de Texto em forma de Palestra espiritismo.htm


Carregar ppt "10/03/20121Paranormalidade e Espiritismo TÍTULO DA PALESTRA (Org. por Sérgio Biagi Gregório)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google