A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

20/7/20111Caráter da Revelação Espírita TÍTULO DA PALESTRA (Org. por Sérgio Biagi Gregório) Caráter da Revelação Espírita Revelação Espírita.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "20/7/20111Caráter da Revelação Espírita TÍTULO DA PALESTRA (Org. por Sérgio Biagi Gregório) Caráter da Revelação Espírita Revelação Espírita."— Transcrição da apresentação:

1 20/7/20111Caráter da Revelação Espírita TÍTULO DA PALESTRA (Org. por Sérgio Biagi Gregório) Caráter da Revelação Espírita Revelação Espírita

2 Caráter da Revelação Espírita Introdução 20/7/2011Caráter da Revelação Espírita2 Qual a autenticidade da Revelação espírita? Há necessidade de uma revelação dada pelos Espíritos? Os homens não a poderiam buscar pelas suas próprias pesquisas? Que autoridade tem a revelação espírita, uma vez que emana de seres falíveis e de limitadas luzes? Qual a utilidade dessas revelações, uma vez que os Espíritos não sabem tudo?

3 Caráter da Revelação Espírita Conceito 20/7/2011Caráter da Revelação Espírita3 Etimologicamente, caráter quer dizer coisa gravada; do grego character de charassein = gravar. Autenticidade. Revelar, do latim revelare, cuja raiz, velum, véu, significa literalmente sair de sob o véu e, figuradamente, descobrir, dar a conhecer uma coisa secreta ou desconhecida. Caráter Revelação

4 Caráter da Revelação Espírita Considerações Iniciais 20/7/2011Caráter da Revelação Espírita4 religiões Todas as religiões tiveram seus reveladores. Revelação A Revelação diz respeito às coisas espirituais que o homem não pode descobrir por meio da inteligência ou dos sentidos. O caráter essencial da revelação divina " O caráter essencial da revelação divina é o da eterna verdade. Toda revelação eivada de erros ou sujeita à modificação não pode emanar de Deus". revelação divinarevelação científica "Por sua natureza, a revelação espírita tem duplo caráter: participa ao mesmo tempo da revelação divina e da revelação científica". divina iniciativa trabalho "O que caracteriza a revelação espírita é o de ser divina a sua origem e da iniciativa dos Espíritos, sendo a sua elaboração fruto do trabalho do homem".

5 Caráter da Revelação Espírita Visões e Revelações 20/7/2011Caráter da Revelação Espírita5 processo histórico No processo histórico, encontramos relatos dos diversos fundadores das religiões. Cada qual conta a maneira como se viu tocado por Deus. Maomé Maomé, por exemplo, encontrou-se com o arcanjo Gabriel, que o reteve sem soltar, até que ele lhe prometeu seguir o seu mandato de reconhecer a vontade de Alá. Moisés Deus revelou-se a Moisés numa sarça que ardia. Paulo Quando Paulo foi chamado por Jesus, no caminho de Damasco, cegou-o um resplendor celestial.

6 Caráter da Revelação Espírita Moisés e o Decálogo 20/7/2011Caráter da Revelação Espírita6 Moisés Deus único. Moisés, por volta de 1600 a.C., revelou aos homens a existência de um Deus único. Decálogo D M Recebeu o Decálogo, ou os Dez Mandamentos. disciplinador Paralelamente, como disciplinador, coloca em prática a lei do olho por olho e dente por dente, de sua própria autoria. Deus de temor Dá a entender que o seu Deus é um Deus de temor, que cobra e castiga sem piedade.

7 Caráter da Revelação Espírita Jesus Cristo e a Lei do Amor 20/7/2011Caráter da Revelação Espírita7 revelação Jesus Deus de temorDeus de amor A revelação dada por Deus a Jesus é uma continuação daquela dada a Moisés. Jesus, porém, transforma o Deus de temor em Deus de amor. 11.º Mandamento Cristo institui o 11.º Mandamento : "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo". consoladoro Espírito de Verdade Em suas prédicas, Jesus promete um outro consolador : o Espírito de Verdade, que o mundo não conhece ainda, porque não está maduro para compreendê- lo. Contudo, no momento oportuno o Pai o enviaria.

8 Caráter da Revelação Espírita Espírito e Matéria 20/7/2011Caráter da Revelação Espírita8 princípio material Os gregos da antiguidade acreditavam que o princípio material era composto de 4 elementos: água, ar, fogo e terra. ligação Para uma perfeita compreensão do princípio material, faltava-nos os devidos esclarecimentos sobre o princípio espiritual e sua ligação com o princípio material. ciência moderna únicoelemento A ciência moderna fala em um único elemento, do qual tudo o mais se origina. Espiritismo fluidos e o Perispírito O Espiritismo veio nos oferecer esta explicação. Isso é feito através dos estudos sobre os fluidos e o Perispírito, este último como elo de ligação entre a matéria e o espírito.

9 Caráter da Revelação Espírita O Espiritismo Surgiu no Momento Oportuno 20/7/2011Caráter da Revelação Espírita9 Espiritismo ciência O Espiritismo, para se firmar nos corações humanos, precisava surgir no momento em que a ciência já aplicava o método teórico experimental. ligação entre a matéria e o Espírito A sua função era a de fazer a ligação entre a matéria e o Espírito. conhecido ciência Antes, porém, deveria partir do conhecido, do palpável, ou seja, da ciência. abortado Se tivesse vindo antes, teria abortado.

10 Caráter da Revelação Espírita O Procedimento Científico do Espiritismo 20/7/2011Caráter da Revelação Espírita10 Espiritismociências positivas O Espiritismo procede da mesma forma que as ciências positivas, ou seja, observa, faz hipóteses e tira conclusões. Caminhando de par com o progresso Caminhando de par com o progresso, o Espiritismo jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe demonstrarem estar em erro acerca de um ponto qualquer, ele se modificaria nesse ponto. Se uma verdade nova se revelar, ele aceitará. Espiritismo parte O Espiritismo não parte da teoria, para confirmar, na experiência, a validade de suas hipóteses. Ele parte dos fatos, para daí formar uma teoria. teoria acerca da sobrevivência dos Espíritos A teoria acerca da sobrevivência dos Espíritos surgiu porque estes quiseram se manifestar, dar a conhecer o que eles eram e como agiam no mundo dos Espíritos.

11 Caráter da Revelação Espírita O Trabalho dos Espíritos e dos Homens 20/7/2011Caráter da Revelação Espírita11 trabalho incessante do ser humano? Por que razão deve haver o trabalho incessante do ser humano? relações que hoje pode estabelecer com aqueles que deixaram a terra Pelas relações que hoje pode estabelecer com aqueles que deixaram a terra, possui o homem não só a prova material da existência dos Espíritos como pode extrair deles valiosos ensinamentos. Espíritos superiores e inferiores É que há Espíritos superiores e inferiores. Distinguindo- os, teremos mais condições de encaminhar o nosso pensamento para a apreensão da verdade. situação dos Espíritos sorte Pelo estudo da situação dos Espíritos, sabe de sua sorte.

12 Caráter da Revelação Espírita Universalidade da Doutrina dos Espíritos 20/7/2011Caráter da Revelação Espírita12 universalidade A universalidade pode ser vista sob o seguinte aspecto: o conhecimento espírita foi sendo revelado concomitantemente em diversos pontos do globo terrestre. ciência consome a vida toda de um cientista Espiritismo plêiade de Espíritos A ciência, em muitos casos, para a descoberta de uma nova invenção, consome a vida toda de um cientista. Com o Espiritismo, aconteceu o contrário, pois havia uma plêiade de Espíritos interessados em apressar a divulgação das novas verdades. caiu do céu organizaranalisarfazer comparações Ele não caiu do céu. Foi preciso organizar, analisar, fazer comparações e dispor o material colhido dentro de uma ordem lógica e racional. organizador Allan Kardec Este organizador, como a maioria sabe, foi Allan Kardec.

13 Caráter da Revelação Espírita Continuação da Obra de Cristo 20/7/2011Caráter da Revelação Espírita13 revelação cristã revelação espírita A revelação cristã foi a continuação da de Moisés, naquilo que ela tinha de divino. A revelação espírita é uma continuidade da revelação de Cristo. duas primeiras coletividade Enquanto a duas primeiras foram locais e pessoais, esta teve uma dimensão universal. Não pertence a um único homem, mas à coletividade complementou-a. Como Cristo não veio destruir a lei e os profetas, o Espiritismo também não veio destruir a doutrina de Cristo: complementou-a. vida futura e à comunicação com os chamados mortos E isso é fácil de ver, principalmente no que tange à vida futura e à comunicação com os chamados mortos. As coisas ficam mais claras e, qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, pode ter conhecimento da Doutrina, cujo crescimento é vertiginoso.

14 Caráter da Revelação Espírita Conclusão 20/7/2011Caráter da Revelação Espírita14 O Espiritismo penetrará todos os povos e religiões, porque está fundamentado na Lei Natural. Como sua revelação não foi local e nem pessoal, tem todos os ingredientes para se tornar universalista e mitigar as aflições que invadem a alma da maioria dos seres humanos.

15 Caráter da Revelação Espírita Bibliografia Consultada 20/7/2011Caráter da Revelação Espírita15 KARDEC, A. A Gênese - Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo. 17. ed. Rio de Janeiro: FEB, Texto em HTMLHTML espirita.htm


Carregar ppt "20/7/20111Caráter da Revelação Espírita TÍTULO DA PALESTRA (Org. por Sérgio Biagi Gregório) Caráter da Revelação Espírita Revelação Espírita."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google