A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IHC Aula 10.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IHC Aula 10."— Transcrição da apresentação:

1 IHC Aula 10

2 Ilusões Visuais 4 categorias principais:
Ilusões baseadas em sinais psicológicos (contraste simultâneo) Ilusões baseadas no conhecimento top-down (face e taça) Ilusões baseadas em entradas físicas (uma vara reta, metade colocada em água aparece dobrada) Ilusões baseadas em regras da organização, como as leis da Gestalt

3 Ilusões Regras derivadas da percepção de objetos tridimensionais são aplicadas inadequadamente a percepção de figuras bidimensionais.

4 Ilusão de Ponzo

5 Ilusão de Müleer-Lyer

6 Ilusão de Ebbinghaus

7 Percepção da Cor Estudos sobre a percepção de cores e luminância resultaram em diversas diretrizes de design que podem ser utilizadas no projeto de interfaces com usuário.

8 Percepção da Cor Com relação à percepção de luminância, que, grosso modo, é a nossa capacidade de perceber padrões de tons de cinza, aprendemos que o contraste ideal para texto deve respeitar uma razão de 10:1 entre claro e escuro. Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste

9 Percepção da Cor Azul Laranja Preto Amarelo Vermelho

10 Percepção da Cor Linguagem e cores estão em partes diferentes do cerebro. Isto cria um conflito quando se tenta comunicar o que se vê.

11

12

13

14

15

16

17

18 4 Princípios Básicos do Design
Contraste Repetição Alinhamento Proximidade

19 4 Princípios Básicos do Design
Alinhamento: os itens são alinhados um com os outros. Regra: Escolha um alinhamento e utilize este por toda a página.

20 Alinhamento Horizontal
Botão Algum Texto Texto Sem Texto Botão Algum Texto Texto Sem Texto A digitação está em uma linha invisivel chamada “baseline”. Alinhando todo o texto na mesma baseline, a tira de links parece mais limpa e organizada.Na maioria dos softwares de autoria da web, há um botão para alinhamento de baseline, normalmente nas especificações de tabela.

21 4 Princípios Básicos do Design
Proximidade: Itens que estão próximos parecem estar relacionados. Regra: Itens que pertencem a um mesmo grupo devem ficar juntos.

22 Proximidade Titulo 1 Titulo 1 Cabeçalho 1 Cabeçalho 1
Bla bla bla bla bla bla bla bla Blaa bla bla bla bla bla Titulo 1 Cabeçalho 1 Bla bla bla bla bla bla bla bla Blaa bla bla bla bla bla

23 Proximidade Artista Desconhecido Arte no Espaço Galeria do Word
Conte quantas vezes seus olhos tiveram que pular de um elemento para o outro na página. Quando os elementos estão separados por espaços, tornam se visualmente desconectados uns dos outros. Essa é uma das razões pelas quais você não deve NUNCA pressionar dois Returns entre paragráfos – isso cria muita separação entre itens que se pertencem.

24 Proximidade Artista Desconhecido Arte no Espaço Galeria do Word
Quando itens que se pertencem são agrupados mais próximos, as informações são muito mais organizadas e mais fáceis de ler. Os espaços visuais criam uma hierarquia de informações. Os grupos individuais de informações ainda estão separados por espaço, mas o espaço está organizado e tem um propósito – não é um espaço aleatório que está separando elementos que devem ficar juntos.

25 4 Princípios Básicos do Design
Repetição: Elementos são repetidos em vários lugares e páginas. Regra: Repita elementos por todo o site para unificar as partes.

26 Repetição Em um site os botões de navegação são um elemento repetitivo. Cores, estilos ilustrações, formato, layout, tipografia se repetem para unificar o site inteiro.

27 4 Princípios Básicos do Design
Contraste: elementos são visualmente diferentes um do outro. Regra: se dois elementos não são iguais faça os bem diferentes.

28

29 Navegação Poder ir para qualquer lugar e sempre voltar a home.
Repetição e consistência dos elementos de navegação. Onde você está? Mais de uma maneira de navegar.

30 Imagens Devemos considerar 5 fatores importantes: Formato Cor
Deve ser reconhecido pelos diversos sistemas operacionais. Os mais aceitos são GIF, JPEG e PNG. Cor Depende da configuração do usuário.

31 Imagens Devemos considerar 5 fatores importantes: Velocidade
Tente manter o tempo de download o mais rápido possível. Para isso existe diversos métodos, como: utilizar imagens pequenas, utilizar alta compressão nas imagens. Interlacing (mostra a imagem em camadas)

32 Imagens Devemos considerar 5 fatores importantes: Transparência
Permite contornos irregulares. JPEG não aceita transparência. Animação Imagens em movimento.

33 Imagens BITMAP (baseado em pixels)
Vetorial (baseado em formulas matemáticas) Gif (bitmap) Plataforma cruzada (pode ser visto por qualquer tipo de computador) Compactados Numero limitado de cores Transparência Interlacing Criar: 72 ppi, modo de cor indexada, reduza a paleta de cores ao mínimo necessário para manter a imagem.

34 Imagens Jpeg (Bitmap) Plataforma cruzada Compactados
Utiliza milhões de cores melhor para fotos Criar: 72 ppi , nível de menor qualidade, cor RGB

35 Ao fazer uma interface Definir objetivo Por que este site existe?
O que esperamos atingir com o site? Qual o objetivo do site?

36 Ao fazer uma interface Considerar a audiência Quem vai usar o site?
Quais são algumas características destes usuários? Qual a tecnologia que eles usam? Como isto pode afetar o seu design?

37 Ao fazer uma interface Reunir as idéias Listar inúmeras idéias
Brainstorm Listar desejos dos usuários Examinar outros sites Entrevistar usuários em potencial

38 Ao fazer uma interface Organizar as informações
Ter idéias e considerá-las Elas ajudam o objetivo proposto? Procure por um máximo impacto com um mínimo de recurso. Organize idéias em categorias.

39 Ao fazer uma interface Determinar a navegação
Como a informação deve ser organizada por categoria por data ordem alfabetica Fazer um diagrama conceitual

40 Ao fazer uma interface Rascunhar Páginas Desenhar paginas no papel
Fazer layout das páginas

41 AED Fazer avaliação de um site qualquer.
Entregar relatório no dia 20/09 Valor 1.0 2 presenças


Carregar ppt "IHC Aula 10."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google