A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Amish: cultura e crenças. A ida dos amish aos Estados Unidos (século 18) Inglaterra 13 Colônias etalle_Max_2008.png.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Amish: cultura e crenças. A ida dos amish aos Estados Unidos (século 18) Inglaterra 13 Colônias etalle_Max_2008.png."— Transcrição da apresentação:

1 Amish: cultura e crenças

2 A ida dos amish aos Estados Unidos (século 18) Inglaterra 13 Colônias etalle_Max_2008.png Os amish se instalaram, inicialmente, na província da Pensilvânia Retirado de:

3 Esta é uma casa localizada em uma comunidade amish. Quais as principais características da casa? Você consegue entender um pouco sobre o modo de vida deles a partir da leitura dessa imagem? Olhe ao redor da casa, o que você percebe? As cerimônias religiosas ocorrem dentro das próprias casas, os amish não possuem igrejas. Os amish falam um dialeto alemão, mas para falar com as pessoas de fora da comunidade eles utilizam o inglês.

4 ry_by_Ardyiii.jpg _engaged_in_the_rapidly_disappering_p_._._._-_NARA_-_ tif&page=1 Olhem o interior de uma casa amish. O que vocês percebem?

5 ry_by_Ardyiii.jpg Interior de uma casa amish Os móveis são antigos, e nem um pouco luxuosos. O objetivo é levar uma vida simples, voltada para Deus, para o trabalho e para a boa convivência. O interior das casas é iluminado com lampiões ou velas. Evita-se ao máximo o uso de eletricidade a fim de não manter contato com o mundo externo. As casas são locais para dormir, estudar a Bíblia e socializar com a família, além de ser um refúgio dos perigos do mundo externo.

6 ry_by_Ardyiii.jpg Hope,_Ohio.jpg A partir da análise das imagens, você consegue identificar a principal atividade econômica dos amish? Eles se estabelecem e trabalham em fazendas, e suas atividades econômicas giram em torno da agricultura e do pequeno comércio interno (evitam comercializar com o exterior da comunidade). Eles mantêm um estilo de vida rural, com o objetivo de se afastar do mundo externo, considerado por eles como impuro. A maior riqueza não está na atividade agrícola em si, mas nas propriedades que eles possuem, que são altamente valorizadas.

7 ry_by_Ardyiii.jpg Estrutura social e crença dos Amish Possuem um governo local, regido por um conjunto de regras escritas (Ordnung) que guiam a vida social. Qualquer desrespeito pelas regras pode ocasionar a expulsão do membro da comunidade. Contudo, estão submetidos às leis e aos impostos do governo externo. Mantêm um interpretação literal (fundamentalista) da bíblia, que rege os costumes e o modo de vida. Vivem em comunidades fechadas, a fim de evitarem o contato com o mundo externo, considerado por eles como impuro e perigoso. Por isso evitam a eletricidade, automóveis, televisão, roupas da moda e coisas parecidas. Ultimamente eles têm se aberto ao uso de tecnologias, desde que aceitas pela comunidade e que não modifiquem a ordem social.

8 ry_by_Ardyiii.jpg Para juntar-se à igreja o indivíduo deve ser batizado, porém o batismo só ocorre aos 16 anos. É permitido aos membros, após os 16 anos, viver um tempo fora da comunidade (essa atitude é chamada de Rumspringa, que significa exploração), desde que esse tempo seja breve. O retorno à comunidade é uma decisão do jovem. Contudo, um membro que deixa a comunidade permanentemente não pode retornar e perde seus laços familiares. Porém essa não é uma atitude comum entre os amish. São contra o serviço militar, pois acreditam que é errado tirar a vida humana, em qualquer razão.

9 ry_by_Ardyiii.jpg n_the_Old-Order_Amish-Mennonite_communitie_._._._-_NARA_-_ tif&page=1 Eles não são muito fãs de carros e outros meios de transporte tecnológicos. O meio de transporte mais comum, e até símbolo dos amish, são as carroças e os cavalos. Essa sociedade conserva forte traços rurais, percebem? A abertura para o mundo externo é evitada ao máximo.

10 ry_by_Ardyiii.jpg Analisem as roupas que eles costumam utilizar? Quais as suas principais características? Por que são tão compridas e fechadas?

11 _02.jpg _Ontario.jpg As mulheres costumam vestir vestidos compridos, com lenços na cabeça e botas pretas nos pés. Não utilizam estampas, e preferem cores mais fortes. Usam os cabelos presos e não os cortam. Já os homens costumam usar barba (se forem casados) e cabelos bem aparados. Segundo os amish, as vestimentas simples evitam o orgulho e a inveja que a moda poderia ocasionar.

12 A educação entre os amish não é obrigatória após o Ensino Fundamental. Prioriza-se o aprendizado técnico, e não o intelectual, visto que viver na comunidade não exige muitos esforços educacionais, mas o aprendizado prático das atividades desenvolvidas por eles. Order_Amish_homes._The_boys_._._._-_NARA_-_ jpg

13 A seguir veremos algumas imagens complementares sobre o modo de vida dos amish. Analise-as atentamente!

14 orm_many_useful_tas_._._._-_NARA_-_ jpg

15 Order_Amish_farmer_is_mending_a_harness._Mustaches_are_ne_._._._-_NARA_-_ jpg

16

17

18

19 Você consegue entender o pensamento dos amish a partir dos elementos culturais analisados anteriormente (vestuário, casas, costumes, educação, trabalho)? De que maneira?

20 Como você percebe a inserção dos amish na sociedade? Você acha que existem conflitos com o meio externo? Quais tipos de conflito você consegue identificar?

21 Por que eles são chamados de grupos conservadores? Utilize as imagens e os tópicos para justificar suas argumentações.

22 Você acredita que a cultura e as crenças amish interfere na forma de organização social dessa comunidade religiosa e na relação deles com o mundo externo? De que maneira?

23 Referências Sites: Foto da abertura: Old-Order_Amish_carriage._-_NARA_-_ jpg Obra de referência: SILVA, Carlos Eduardo Lins da. Uma Nação com Alma de Igreja: religiosidade e políticas públicas nos Estados Unidos. São Paulo: Paz e Terra, 2009.


Carregar ppt "Amish: cultura e crenças. A ida dos amish aos Estados Unidos (século 18) Inglaterra 13 Colônias etalle_Max_2008.png."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google