A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A FALANGE DO ESPÍRITO DA VERDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A FALANGE DO ESPÍRITO DA VERDADE"— Transcrição da apresentação:

1 A FALANGE DO ESPÍRITO DA VERDADE
PERSONAGENS E IDÉIAS

2 Critérios de Inclusão Autores Espirituais da mensagem em Prolegômenos d’O Livro dos Espíritos Autores Espirituais com extensas contribuições na obra kardequiana Autores Espirituais com contribuições específicas ou de grande impacto

3 Autores de Prolegômenos
São João Evangelista Santo Agostinho São Vicente de Paulo São Luís O Espírito da Verdade Sócrates Platão Fénelon Franklin Swedenborg etc.

4 Autores Espirituais com Extensa Contribuição
Erasto Lamennais

5 AUTORES ESPIRITUAIS COM CONTRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS OU DE GRANDE IMPACTO
Paulo, apóstolo Lázaro Pascal Lacordaire Cáritas Hahnemann François-Nicolas-Madeleine Georges Delphine de Girardin

6 PERSONAGENS DO CRISTIANISMO PRIMITIVO
São João Evangelista Lázaro Paulo, o apóstolo Erasto O Espírito da Verdade Cáritas

7 FILÓSOFOS Socrátes Platão Pascal Santo Agostinho Fénelon Lamennais
Lacordaire Franklin Swedenborg

8 SACERDOTES Santo Agostinho São Vicente de Paulo Fénelon Lamennais
Lacordaire François-Nicolas-Madeleine

9 PAIS DA IGREJA Santo Agostinho

10 MÍSTICOS São Luís Swedenborg

11 EDUCADORES São Vicente de Paulo Fénelon Lamennais Lacordaire

12 CIENTISTAS Pascal (física)
Swedenborg (paleontologia, geologia, fisiologia, astronomia) Franklin (física) Hahnemann (medicina; fundador da Homeopatia)

13 POLÍTICOS São Luís São Vicente de Paulo Fénelon Franklin Lamennais
Lacordaire

14 ESCRITORES CONSAGRADOS
Platão São João Evangelista Paulo, o apóstolo Santo Agostinho Fénelon Swedenborg Pascal Franklin Hahnemann Lamennais Lacordaire

15 ARTISTA Delphine de Girardin (poetisa e romancista)

16 Personagens recém-desencarnados
Hahnemann ( ) Lamennais ( ) Delphine de Girardin ( ) Lacordaire ( ) François-Nicolas-Madeleine ( )

17 AUSÊNCIAS SENTIDAS Francis Bacon Descarte Isac Newton Espinosa
Compositores Artistas plásticos Pedro, o apóstolo Barnabé Francisco de Assis Pestalozzi

18 A Falange Autoria e controle: “porque este trabalho é nosso” “antes de o divulgares, revê-lo-emos juntos, a fim de controlar todos os detalhes” Compromisso de colaboração: “Estaremos contigo sempre que o pedires...” “Estamos satisfeitos contigo e nunca te abandonaremos”

19 A Falange Amadurecimento da idéia: “Entre os ensinamentos..., há alguns que deves guardar somente para ti, até nova ordem... Enquanto isso, medita-os, a fim de estares pronto quando te avisarmos.” Universalidade do Movimento: “a doutrina será sempre a mesma quanto ao fundo”

20 A Falange Perseverança: “prossegue sempre; crê em Deus e marcha confiante” Humildade: “O orgulho e a ambição serão sempre uma barreira entre o homem e Deus” Fraternidade: “nele (O Livro dos Espíritos) colocamos as bases do novo edifício... Deverá reunir todos os homens num mesmo sentimento de amor e caridade”

21 A Falange O Ramo de Parreira
Ramo = Corpo; Seiva = Espírito; Bago = Alma Emblema Espírita do Trabalho do Criador

22 ERASTO (mensagens registradas de 1861 a 1868)
Autoridade em Mediunidade A Concepção Psicossomática-Espiritual do Fenômeno Mediúnico: “... Quando encontramos em um médium o cérebro povoado de conhecimentos adquiridos na vida atual e o seu Espírito rico de conhecimentos latentes... com ele o fenômeno da comunicação se nos torna mais fácil.”

23 ERASTO Autoridade no Método
A Universalidade da Informação: “quando uma verdade deve ser revelada à Humanidade, ela é comunicada... Instantaneamente a todos os grupos sérios que possuem médiuns sérios”

24 ERASTO Autoridade no Método
Reflexão e Análise: “é melhor repelir dez verdades momentaneamente do que admitir uma... única teoria falsa. Porque sobre essa teoria... podereis construir todo um sistema que desmoronaria ao primeiro sopro da verdade... Ao passo que, se hoje rejeitardes certas verdades, certos princípios, porque não vos são demonstrados logicamente, logo um fato brutal ou uma demonstração irrefutável virá afirmar-vos a sua autenticidade.”

25 ERASTO Autoridade no Movimento Espírita nascente
Concepção Filosófica-Social: “se o Cristianismo preconizou a igualdade e as leis igualitárias, o Espiritismo oculta em seus flancos a fraternidade e as suas leis”

26 ESPÍRITO D’A VERDADE (mensagens registradas de 1856 a 1864)
Guia Espiritual de Kardec: “Para ti, chamar-me-ei A VERDADE... isto, para ti, quer dizer discrição” “terás que sustentar uma luta quase contínua, com sacrifício de teu repouso, tua tranqüilidade, tua saúde e até de tua vida - sem isso, viverias muito mais tempo

27 ESPÍRITO D’A VERDADE Guia Espiritual de Kardec: “Para tais missões, não basta a inteligência, faz-se mister... humildade, modéstia, desinteresse, coragem, perseverança, inabalável firmeza, prudência e tato, devotamento, abnegação e disposição a todos os sacrifícios.

28 ESPÍRITO D’A VERDADE Protetor e Amigo: “Nesse mundo, a vida material é muito de ter-se em conta; não te ajudar a viver seria não te amar.”

29 ESPÍRITO D’A VERDADE Espírito d’A Verdade = Jesus
Jesus disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (João; 14,1-16) O Evangelho da Verdade: “o nome do evangelho é a proclamação da esperança, sendo descoberta por aqueles que procuram por ele (o Salvador) sendo o nome do trabalho que ele está a realizar para a redenção daqueles que são ignorantes do Pai.”

30 ESPÍRITO D’A VERDADE Espírito d’A Verdade = Jesus
O Livro dos Médiuns, Dissertações Espíritas no. IX = O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. VI, O Advento do Espírito d’A Verdade.


Carregar ppt "A FALANGE DO ESPÍRITO DA VERDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google