A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Carta pessoal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Carta pessoal."— Transcrição da apresentação:

1 Carta pessoal

2

3 Introdução A carta pessoal é um gênero textual que permite a comunicação entre pessoas que estão distantes uma da outra. A carta lida, por exemplo, fala sobre um assunto pessoal: relatos de experiências vividas no dia a dia. A estrutura é: Local e data; Vocativo; Corpo do texto (pelo menos três parágrafos); Saudação final ou despedida.

4 Introdução O corpo do texto deve ser estruturado em pelo menos três parágrafos e é ele que é o texto propriamente dito, ou seja, o número mínimo de linhas se refere a ele. Todas as partes da carta (local e data, vocativo, parágrafos do corpo do texto e despedida) devem ser escritas em margem de parágrafo, com afastamento entre dois e três centímetros.

5 Introdução Como o grau de intimidade é variável, o vocativo, por consequência, também é variável. A pontuação após o vocativo pode ser vírgula ou dois-pontos. A despedida também é variável: até; adeus, saudades, até em breve, etc. A assinatura pode ser desde só o primeiro nome até o apelido, dependendo da situação.

6 Introdução Atenção: cartas escritas para ser avaliadas NÃO devem apresentar assinatura. Caso se esqueça de dizer algo importante e já tenha finalizado a carta, é só acrescentar a abreviação latina P.S (post scriptum).

7 Introdução A carta pessoal geralmente é entregue em mãos, mas pode ser enviada pelo correio. É normalmente manuscrita. Quando feita para ser avaliada, os elementos da carta devem estar em margem de parágrafo (2 a 3 cm) e pode-se pular linhas entre local e vocativo, entre vocativo e corpo do texto e entre corpo do texto e despedida, mas as linhas não escritas devem ser compensadas.

8

9

10 Elias José


Carregar ppt "Carta pessoal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google