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Bom dia, meu nome… representando a empresa Lumnis… produto Maestro…

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Apresentação em tema: "Bom dia, meu nome… representando a empresa Lumnis… produto Maestro…"— Transcrição da apresentação:

1 Bom dia, meu nome… representando a empresa Lumnis… produto Maestro…

2 roteiro Música e Computação Musical Composição
O problema (Cenário atual) Estado da Arte Stakeholders e Público Alvo Cenário com o Maestro Teoria e Desafios Funcionalidades do Sistema Processo, Papéis e Cronograma

3 Música A música é uma das formas de expressão artística mais antigas da humanidade.

4 Música Ela é inclusive mais antiga do que a escrita. Tempo

5 US$ 18 bilhões Música hoje
Hoje a música é uma indústria que movimenta 18 bilhões de dólares por ano. US$ 18 bilhões

6 E qual o papel da computação nisso tudo?
Computação Musical E qual o papel da computação nisso tudo? [clique do mouse] Temos a computação musical

7 Computação musical De acordo com o último Simpósio Brasileiro de Computação Musical, ela trata de: Modelagem Acústica e Difusão Composição Algorítmica Vida Artificial e Música Evolutiva Representação e Estruturas de Dados Musicais Bancos de Dados Musicais Notação, Impressão e Reconhecimento Óptico Novas Interfaces para Expressão Musical Psicoacústica e Modelagem Cognitiva Sistemas Generativos em Tempo Real Compressão de Áudio Síntese Sonora Sistemas para Análise Musical Sistemas para Educação Musical Hardware para Áudio Processamento de Sinais para Áudio Musicologia Auxiliada por Computador Bibliotecas Digitais de Áudio Musica e Áudio na Internet Integração de Multimeios Inteligência Artificial De acordo com o último Simpósio Brasileiro de Computação Musical, ela trata de: [clique] Modelagem Acústica e Difusão [clique] Composição Algorítmica [clique] e diversos outros pontos importantes

8 Computação musical De acordo com o último Simpósio Brasileiro de Computação Musical, ela trata de: Modelagem Acústica e Difusão Composição Algorítmica Vida Artificial e Música Evolutiva Hardware para Áudio Processamento de Sinais para Áudio Musicologia Auxiliada por Computador Bibliotecas Digitais de Áudio Musica e Áudio na Internet Integração de Multimeios Inteligência Artificial Representação e Estruturas de Dados Musicais Bancos de Dados Musicais Notação, Impressão e Reconhecimento Óptico Novas Interfaces para Expressão Musical Psicoacústica e Modelagem Cognitiva Sistemas Generativos em Tempo Real Compressão de Áudio Síntese Sonora Sistemas para Análise Musical Sistemas para Educação Musical Entretanto, decidimos concentrar nossos esforços em quatro destes tópicos...

9 Computação musical De acordo com o último Simpósio Brasileiro de Computação Musical, ela trata de: Representação e Estruturas de Dados Musicais Bancos de Dados Musicais Novas Interfaces para Expressão Musical ... que seriam ... [ler os pontos] Musica e Áudio na Internet

10 O que o usuário espera da computação musical
Perfil “Eu tenho uma música e uma banda, quero gravar.” O que o usuário espera da computação musical? De acordo com o escopo que escolhemos, identificamos dos perfis [clique] Temos o primeiro perfil... [clique] [fala dele] e o segundo [clique] [fala dele] ... [clique] “Tenho uma idéia (ou nada) e quero compor, sozinho ou com minha banda.”

11 O que o usuário espera da computação musical
Perfil “Eu tenho uma música e uma banda, quero gravar.” Mas Como se compõe uma música? Decidimos nos concentrar no segunda perfil, composição musical. [clique] Mas como se compõe uma música? “Tenho uma idéia (ou nada) e quero compor, sozinho ou com minha banda.”

12 Processo de composição
As bandas geralmente compõem da seguinte forma: -É definida a harmonia junto com uma base -Feito isso, adiciona-se o baixo -Depois a bateria -Retoques e detalhes em geral são feitos por último

13 Processo de composição
Até alguns anos atrás o processo de composição era feito na mão mesmo, para todos os intrumentos Hoje em dia, os músicos usam programas de computador para ajudar na composição

14 O problema (Cenário Atual)
Uma banda de Heavy metal Integrantes Roberto(baixo) Luís(guitarra) Leandro(bateria) Elcimar(vocal) Arthur(guitarra) Tudo isso foi dito para uma melhor compreensão do cenário. Aqui eu tenho uma banda de Heavy metal composta por cinco integrantes.

15 O problema (Cenário Atual)
Guitar Pro => “song.gp” Compartilhamento: por Eles usam o Guitar Pro, um programa para composição, para criar suas músicas. Como eles não têm muito tempo para se reunir, o processo de composição acontece por s e chats “Song.gp”

16 O problema (Cenário Atual)
Luís As diversas versões acabam causando muita confusão Roberto Arthur *Luís inicia o processo de composição, definindo a harmonia da música, as fórmulas dos compassos, o andamento e a guitarra base. *Luís salva a guitarra base em um arquivo “song.gp” do Guitar Pro. *Luís envia o arquivo para Roberto por , para que a música seja avaliada. *Roberto gosta do som e repassa o arquivo “song.gp” para os outros integrantes. *Roberto resolve adicionar o baixo no arquivo “song.gp” que está em seu computador, mas não avisa aos outros sobre o que vai fazer. *Elcimar escuta o arquivo “song.gp” que está em seu computador, gosta do som, e tem uma idéia genial para a bateria de uma parte da música, adicionando-a imediatamente no seu arquivo “song.gp”. *Leandro escuta o arquivo “song.gp” e gosta, adicionando no arquivo seu “song.gp” uma bateria para a música inteira. *Luís tem uma idéia boa para o seu solo e, para não esquecer, adiciona imediatamente no seu arquivo “song.gp”. *Arthur também tem uma idéia para o seu solo e, para não esquecer, adiciona o solo no seu arquivo “song.gp”. Situação final: - Luís tem a versão da música com a guitarra base e o seu solo. - Roberto tem a versão da música com a guitarra base e o baixo. - Elcimar tem a versão da música com a guitarra base e a sua idéia de bateria. - Leandro tem a versão da música com a guitarra base e a sua idéia da bateria completa. - Arthur tem a versão da música co a guitarra base e o seu solo. *Ao poucos, os integrantes vão descobrindo a besteira que fizeram. No entanto, será difícil de resolver, pois não podem marcar uma reunião durante a semana. *Tentam então, juntar as partes pela Internet, o que resulta na criação, por acidente, de mais versões diferentes. *Depois de muito tempo, quando resolvem tocar a música em um ensaio, os integrantes descobrem que nem todos possuem a versão final da música em casa. *Recomeça o ciclo vicioso... No final das contas, algo que poderia ser feito em 1 dia ou dois, leva uma semana ou mais para ser feito Elcimar Leandro

17 O que a computação oferece hoje ao mundo musical?

18 Estado da Arte Principais concorrentes:

19 JAM STUDIO Web Pioneiro Simples

20 Guitar pro Profissional Interface amigável Desktop e sem colaboração

21 finale Profissional Interface complexa Desktop e sem colaboração

22 YAY! Web Rede social Colaborativo Só gravação, sem composição

23 Gráfico de comparações

24 Nossa Solução:

25 inovação: Maestro

26 Stakeholders e público-alvo
Colaboração e Compartilhamento Compartilhamento Músicos em Geral Músicos Compositores Anúncios Anúncios Descobrimento Comerciantes (links patrocinados) Empresários Musicais

27 Stakeholders e público-alvo
Músicos Compositores O que você acha?

28 Entrevista: Por que compor no pc?
42 Entrevistados Mais Organizado Edição Rápida Ouvir a composição em tempo real Variedade de instrumentos

29 Estatísticas da entrevista

30 Estatísticas da entrevista

31 [pausa...] Porque será?

32 Estatísticas da entrevista

33 Cenário com o Maestro A mesma banda de Heavy Metal
Mas agora eles têm o auxílio do “Maestro” Várias pessoas manipulam o mesmo arquivo Acesso e edição em qualquer lugar Rede Social: Troca de experiências A mesma banda, agora utilizando, para compor, o Maestro, no qual é possível manipular o mesmo arquivo, acessar e editar de qualquer lugar e trocar experiências na rede.

34 Cenário com o Maestro Uma única versão compartilhada!
Problema solucionado. Luís Roberto Arthur *Luís inicia o processo de composição, definindo a harmonia da música, as fórmulas dos compassos, o andamento e a guitarra base. *Luís salva a guitarra base em um arquivo “song.gp” do Guitar Pro. *Luís envia o arquivo para Roberto por , para que a música seja avaliada. *Roberto gosta do som e repassa o arquivo “song.gp” para os outros integrantes. *Roberto resolve adicionar o baixo no arquivo “song.gp” que está em seu computador, mas não avisa aos outros sobre o que vai fazer. *Elcimar escuta o arquivo “song.gp” que está em seu computador, gosta do som, e tem uma idéia genial para a bateria de uma parte da música, adicionando-a imediatamente no seu arquivo “song.gp”. *Leandro escuta o arquivo “song.gp” e gosta, adicionando no arquivo seu “song.gp” uma bateria para a música inteira. *Luís tem uma idéia boa para o seu solo e, para não esquecer, adiciona imediatamente no seu arquivo “song.gp”. *Arthur também tem uma idéia para o seu solo e, para não esquecer, adiciona o solo no seu arquivo “song.gp”. Situação final: - Luís tem a versão da música com a guitarra base e o seu solo. - Roberto tem a versão da música com a guitarra base e o baixo. - Elcimar tem a versão da música com a guitarra base e a sua idéia de bateria. - Leandro tem a versão da música com a guitarra base e a sua idéia da bateria completa. - Arthur tem a versão da música co a guitarra base e o seu solo. *Ao poucos, os integrantes vão descobrindo a besteira que fizeram. No entanto, será difícil de resolver, pois não podem marcar uma reunião durante a semana. *Tentam então, juntar as partes pela Internet, o que resulta na criação, por acidente, de mais versões diferentes. *Depois de muito tempo, quando resolvem tocar a música em um ensaio, os integrantes descobrem que nem todos possuem a versão final da música em casa. *Recomeça o ciclo vicioso... No final das contas, o que existe é um único arquivo completo, no sistema. Elcimar Leandro

35 Teoria musical Notas musicais DÓ – RÉ – MI – FÁ - SOL – LÁ - SI
Para realizar o nosso projeto precisaremos entender um pouco de como funciona a notação musical Esse tópico envolve muitas coisas (dificuldade)

36 Teoria musical Notas musicais Escalas

37 Teoria musical Notas musicais Escalas Andamento

38 Teoria musical Notas musicais Escalas Andamento Figuras rítmicas

39 Teoria musical Notas musicais Escalas Andamento Figuras rítmicas
Compassos

40 Teoria musical Notas musicais Escalas Andamento Figuras rítmicas
Compassos Harmonia

41 Teoria Musical

42 Colaboração Como simular essa liberdade?

43 Desafios

44 Funcionalidades / Entregas
Compor na Web Criar e editar a partitura Composição em grupo Composição multi- canal Executar a música Gerar midi a partir da partitura Rede Social Sistema de Ranking Chat Suporte avançado à colaboração Restrições personalizadas à edição Inserir comentários nas trilhas 1ª Release 2ª Release

45 Processo

46 Papéis Gerente Geral Arquiteto Designer da Interação com o Usuário
Víctor Medeiros Arquiteto Francisco Maciel Designer da Interação com o Usuário Luís Filipe Gomes Designer Mariane Vieira

47 Cronograma Prospecção Planejamento Defesa da Proposta Elaboração
Iteração 1 (desenvolvimento) Status report 1.1 Iteração 2 (desenvolvimento) Status report 1.2 Iteração 3 (ajustes) Release 1 Iteração 4 (desenvolvimento) Defesa do 2º Release Iteração 5 (desenvolvimento) Status report 2.1 Iteração 6 (desenvolvimento) Status report 2.2 Iteração 7 (ajustes) Release 2 Lançamento do Produto Feira

48 Dúvidas?

49 Obrigado!


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