A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Ninguém subiu ao Céu se não Aquele que desceu do Céu:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Ninguém subiu ao Céu se não Aquele que desceu do Céu:"— Transcrição da apresentação:

1 “Ninguém subiu ao Céu se não Aquele que desceu do Céu:
o Filho do homem” Festa da Exaltação da Santa Cruz 14 DE SETEMBRO DE 2014 -

2 TEXTOS BÍBLICOS I LEITURA - Num 21,4b-9 SALMO – Salmo 77 (78)
II –LEITURA Filip 2,6-11 EVANGELHO – Jo 3,13-17

3 Tema da Festa da Exaltação da Santa Cruz A liturgia deste Domingo, Festa da Exaltação da Santa Cruz, convida-nos a contemplar a cruz de Jesus. Ela é a expressão suprema do amor de um Deus que veio ao nosso encontro, que aceitou partilhar a nossa humanidade, que quis fazer-se servo dos homens, que se deixou matar para que o egoísmo e o pecado fossem vencidos. Oferecendo a sua vida na cruz, em dom de amor, Jesus indicou-nos o caminho para chegar à vida plena.

4 Primeira leitura fala-nos de um Deus que nunca abandona
o seu Povo em caminhada e que está sempre lá, ajudando-o a perceber o sem sentido das suas opções erradas e convidando-o continuamente a nunca parar nessa busca da vida e da verdadeira liberdade. A serpente de bronze levantada sobre um poste, através da qual Deus dá vida ao seu Povo e o protege das forças destruidoras que ele enfrenta ao longo da sua peregrinação pelo deserto, traduz a vontade de Deus em dar vida ao homem; e é, por outro lado, um símbolo dessa força salvífica que se derrama da cruz de Cristo - o homem levantado ao alto para dar vida a todo o mundo.

5 Testamento fala dos "castigos" que Deus
Muitas vezes o Antigo Testamento fala dos "castigos" que Deus enviou ao seu Povo, após a rebelião e o pecado... No entanto, na perspectiva dos catequistas do Antigo Testamento, esses "castigos" não são uma vingança divina contra as fragilidades do homem, mas são um método pedagógico, um meio a que Deus recorre para educar o seu Povo e para o fazer perceber o sem sentido de certas opções. Nós, iluminados pelo Evangelho e pela visão que Jesus nos oferece do Pai, deveríamos ir mais além e dizer que o castigo não faz parte, em nenhuma circunstância, dos esquemas de Deus

6 com as consequências das nossas decisões erradas; mas o sofrimento
Por vezes, somos confrontados com as consequências das nossas decisões erradas; mas o sofrimento que então nos atinge não é um castigo de Deus... Deus ama-nos com um amor sem limites e apenas quer a nossa felicidade e a nossa plena realização. O sofrimento que resulta das nossas más opções é o resultado lógico de construirmos a nossa existência no egoísmo e na autossuficiência, à margem das propostas de Deus.

7 aos crentes de Filipos uma leitura da encarnação de Cristo. Jesus,
Na segunda leitura, Paulo apresenta aos crentes de Filipos uma leitura da encarnação de Cristo. Jesus, o Filho amado de Deus, prescindiu do orgulho e da arrogância, para escolher o caminho da obediência ao Pai e do serviço aos homens, até ao dom da vida. A cruz é a expressão máxima desse caminho e dessa opção. É esse mesmo caminho de vida que os crentes de todas as épocas e lugares são convidados a acolher e a percorrer.

8 Paulo tem consciência de que está a pedir aos seus cristãos algo
realmente difícil; mas é algo que é fundamental, à luz do exemplo de Cristo. Também a nós é pedido, neste dia em que somos convidados a contemplar a cruz de Cristo, um passo em frente no difícil caminho da humildade, do serviço, do amor: será possível que, também aqui, sejamos as testemunhas da lógica de Deus?

9 No Evangelho, João recorda-nos que Deus nos amou de tal forma,
que enviou o seu Filho único ao nosso encontro para nos oferecer a vida eterna. Convida-nos a olhar para a cruz de Jesus, a aprender com ele a lição do amor total, a percorrer com ele o caminho da entrega e do dom da vida. É esse o caminho da salvação, da vida plena e definitiva.

10 abismado na contemplação do amor de um Deus que não
João é o evangelista abismado na contemplação do amor de um Deus que não hesitou em enviar ao mundo o seu Filho, o seu único Filho, para apresentar aos homens uma proposta de felicidade plena, de vida definitiva; e Jesus, o Filho, cumprindo o mandato do Pai, fez da sua vida um dom, até à morte na cruz, para mostrar aos homens o "caminho" da vida eterna... O Evangelho deste Domingo convida-nos a contemplar, com João, esta incrível história de amor e a espantar-nos com o peso que nós - seres limitados e finitos, pequenos grãos de pó na imensidão das galáxias - adquirimos nos esquemas, nos projetos e no coração de Deus.

11 sofrestes a morte sobre a madeira sagrada, por todos os nossos
“ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO" ORAÇÃO A SANTA CRUZ Deus Todo Poderoso, que sofrestes a morte sobre a madeira sagrada, por todos os nossos pecados sede comigo. Santa Cruz de Jesus Cristo, compadecei-vos de nós. Santa Cruz de Jesus Cristo, sede a minha esperança. Santa Cruz de Jesus Cristo, afastai  de mim todas as armas cortantes.

12 Santa Cruz de Jesus Cristo, derramai sobre mim todo o bem.
desviai de mim todo o mal.  fazei com que eu siga o caminho da salvação. livrai-me dos incidentes corporais e temporais.  eu vos adoro para sempre.  fazei com que os espíritos malignos e invisíveis se afastem de mim, conduzindo-me Jesus à vida eterna. Amém. Papa Paulo III

13 A Cruz sagrada A Cruz sagrada seja nossa Luz Não seja o Dragão nosso guia Retira-te Satanás Nunca nos aconselhes coisas vãs É mal o que tu nos ofereces Bebe tu mesmo do teu veneno Deus vos abençoe Marineves Marina

14 SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
TEXTOS EXTRAIDOS DO PORATAL DEHONIANOS SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS


Carregar ppt "“Ninguém subiu ao Céu se não Aquele que desceu do Céu:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google