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Responsabilidade Social Mudando Cultura e Gerando Bons Resultados.

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Apresentação em tema: "Responsabilidade Social Mudando Cultura e Gerando Bons Resultados."— Transcrição da apresentação:

1 Responsabilidade Social Mudando Cultura e Gerando Bons Resultados

2 A EMPRESA 1958 – ano da fundação empregos diretos 37 linhas atendidas 16 terminais em operação Mais de 200 mil passageiros transportados / dias úteis 229 veículos cadastrados 08 municípios da RMR atendidos: Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Araçoiaba, Igarassu, Itapissuma e Ilha de Itamaracá.

3 A EMPRESA MISSÃO VISÃO 2012 Ser percebida pela equipe como um excelente lugar para trabalhar e reconhecida como uma das melhores empresas de transporte urbano do país, pelo desempenho, atendimento diferenciado e práticas socialmente responsáveis. FUNDAMENTOS EMPRESARIAIS Transportar pessoas com confiabilidade e cordialidade. Organização e qualidade Foco no cliente Responsabilidade Valorização profissional Trabalho em equipe Cuidado na comunicação

4 EVOLUÇÃO DA GESTÃO 1958 ao final da década de 60 Administração familiar, paternalista, centralizada. Décadas 70 e 80 Década 90 De 99 aos nossos dias Início de processo sucessório, crecimento empresarial, investimento em tecnologia e qualidade. Profissioinalização e início da democratização da gestão. Investimento nas relações empresariais, no desenvolvimento de pessoal, na comunicação e na responsabilidade socioambiental. Consolidação da gestão colegiada e participativa. Período Gestão

5 A ITAMARACÁ NO RUMO DA RSE PASSOS: 1.Associação: Ethos / AEC (99/2001). Participação de profissionais no curso Projeto Social Opção Estratégica (AEC-PE / INTG). 2.Capacitação dos conceitos de RSE para os colegiados de gestão e grupos estratégicos. Construção coletiva e disseminação da missão, valores e desafios empresariais. 3. Inventário e sistematização de todas as ações sociais. 4. Formulação e disseminação das políticas de gestão (RH, Mkt/Com, RS). 5.Criação do Fórum de RSE Itamaracá. Inserção do FRS no Colegiado Estratégico (planejamento e monitoração de ações). 6.Definição e mobilização da equipe para investimento no Ponto Cidadão. 7.Formulação das políticas de preservação ambiental e inclusão da pessoa com deficiência. Adequação das instalações físicas (em andamento).

6 GESTÃO PARTICIPATIVA COLEGIADOS DE GESTÃO Conselho Administrativo Direção Gerencial Equipes Operacional Estratégico GRUPOS ESTRATÉGICOS Fóruns de Funcionários CIPA Grupo de Esporte e Lazer (GEL) Fórum de RS e Voluntários

7 RELAÇÃO COM O PÚBLICO INTERNO DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL Assessoria aos gestores Avaliação sistemática de desempenho Capacitação permanente Escolas de formação profissional regulares Prioridade para seleção interna Programa de estágios/trainees Reciclagem intensiva - RI

8 FERRAMENTAS DE MKT & COMUNICAÇÃO Jornal interno / boletins mensais Terminal de Comunicação Interna Campanhas e eventos (eventograma) Pesquisas (clima / expressas) Espaço da Comunicação Quadros de avisos / murais Bate Papo com o Presidente RH na Escuta Caixas de opinião Teatro de funcionários IntraNet RELAÇÃO COM O PÚBLICO INTERNO

9 Planos de saúde / odontológico subsidiados Serviço médico diário Massoterapia Ginástica Laboral BENEFÍCIOS RELAÇÃO COM O PÚBLICO INTERNO

10 RECONHECIMENTO E MOTIVAÇÃO SRV (gestores) Equipe de Ouro Operador Nota 10 PAZ – Prog. Acidente Zero Manutenção Nota 10 Amigo do EPI RELAÇÃO COM O PÚBLICO INTERNO

11 BEM – ESTAR, CULTURA E LAZER Estação Lazer / Campo de Futebol Sala de leitura / internet Eventos Comemorativos, Torneios, Gincanas Lazer em Família (passeios e viagens) Programa Jovem Cidadão RELAÇÃO COM O PÚBLICO INTERNO

12 RELAÇÃO COM O CLIENTE CANAIS DE COMUNICAÇÃO Serviço Alô Cliente ( ) HP - INTERAÇÃO Comitê de Clientes Pesquisas de Satisfação Campanhas Informativas / Educativas Projeto Amigo do Ônibus / Terminal Atendimento Personalizado

13 RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE Educação Ambiental (3 Rs) Plano de gestão ambiental Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Coleta Seletiva / Central de Resíduos (apoio a AES-Fosfato e IMIP) Doação de Material reaproveitável (projetos sociais) Monitoração de consumo (água, energia e combustíveis) Tratamento / descarte de resíduos sólidos poluentes

14 RELAÇÃO FORNECEDORES / PARCEIROS PARCERIAS DE SUCESSO: Creme Dental Even (escovódromo) Bradesco, Ipiranga (Competições/eventos) Grupo Saúde (apoio projetos parceiros) QUIMILAB/Reciclar (ecologia) Fundação Altino Ventura (assistência oftalmológica) Empresas e organizações parceiras do Ponto Cidadão

15 RELAÇÃO COM A COMUNIDADE PROGRAMAS EM CURSO Escola na Itamaracá Amigo do Teminial Fórum de Comunidades Escovódromo Viagens Solidárias Terminais Solidários ENTIDADES SOCIAIS APOIADAS PERMANENTEMENTE Orfanato do Convento de Santo Antônio Creche Porta Aberta à Fraternidade Instituto de Cegos de Pernambuco IMIP / NACC Atletas com Futuro Ponto Cidadão Instituto Ayrton Sena

16 PONTO CIDADÃO Centro de capacitação profissional e cultural para jovens, situado no sítio histórico de Igarassu, gerenciado por uma rede de empresas, que acreditam neste investimento como alicerce para uma sociedade melhor e mais justa para todos. VOCÊ TAMBÉM PODE COLABORAR!

17 RESULTADOS POSITIVOS Apropriação e valorização da gestão participativa Credibilidade na equipe de gestão Apropriação crescente das políticas de gestão Fóruns e grupos estratégicos bem estruturados e prestigiados Elevação da maturidade da equipe Melhoria da relação empresa / empregados Melhoria na integração das equipes Redução de absenteísmo e rotatividade Melhoria da produtividade Melhoria da imagem da empresa da relação com clientes e comunidades

18 DESAFIOS PERMANENTES Mobilizar gestores para a prática permanente da responsabilidade social junto às suas equipes e demais públicos interativos. Aperfeiçoar a atuação dos gestores como agentes de motivação e mobilização das equipes. Elevar a confiança mútua empresa / empregados. Elevar o sentimento de pertinência da equipe, atenuando os conflitos, dificuldades e exigências operacionais enfrentadas. Avançar na consolidação da gestão participativa e na prática da responsabilidade social, preservando a organização e garantindo bons resultados.

19 A GENTE ACREDITA QUE... A visão de um mundo justo é tão essencial para a nossa sobrevivência quanto a de um mundo produtivo, e a de um meio ambiente sustentável. Discutir qual dos três é mais importante é não entender que não se trata de alternativas, e sim de objetivos articulados, onde conseguir o avanço de um em detrimento dos outros não constitui avanço, e sim recuo para todos. Ladislau Dowbor

20 QUANTO MAIS O TEMPO PASSA … … Mais a gente gosta do que faz! (81) –


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