A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escolha da Placa. Porta Serial / COM Port Partes do Código.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escolha da Placa. Porta Serial / COM Port Partes do Código."— Transcrição da apresentação:

1 Escolha da Placa

2 Porta Serial / COM Port

3 Partes do Código

4 Comentários Podem ser colocados em qualquer ponto do código fonte. Podem ser colocados em qualquer ponto do código fonte. Devem obedecer a sintaxe: // ou */ e */. Devem obedecer a sintaxe: // ou */ e */. Comentários não são obrigatórios, mas são essenciais para entendermos e fazer enterder nossos códigos. Comentários não são obrigatórios, mas são essenciais para entendermos e fazer enterder nossos códigos.

5 Operadores O Sinal de igualO Sinal de igual = é usado para atribuir um valor.= é usado para atribuir um valor. == é usado para comparar dois valores.== é usado para comparar dois valores.

6 Operadores And & OrAnd & Or && é “e”&& é “e” || é “ou”|| é “ou”

7 Variaveis Tipos básicos de variáveis:Tipos básicos de variáveis: BooleanBoolean IntegerInteger CharacterCharacter

8 Declaração de Variáveis Booleana:Booleana: boolean nome_da_variavel;boolean nome_da_variavel; Inteiro:Inteiro: int NomeDaVariavel;int NomeDaVariavel; Caracter:Caracter: char nomedavariavel;char nomedavariavel;

9 Declaração de Variáveis Booleana:Booleana: variavel = true;variavel = true; ou variavel = false;ou variavel = false;

10 Declaração de Variáveis Inteiro:Inteiro: variavelNome = 32767;variavelNome = 32767; ou variavelNome = - 32768;ou variavelNome = - 32768;

11 Declaração de Variáveis Caracter:Caracter: variavelNome = ‘A’;variavelNome = ‘A’; ou quando for uma stringou quando for uma string variavelNome = “Pelicano”;variavelNome = “Pelicano”;

12 setup  A função setup () é chamado quando um o programa começa. A função de configuração será executado apenas uma vez, após cada energização ou reset da placa Arduino.

13 loop  Depois de criar um setup (função), que inicializa e define os valores iniciais, a função loop () faz exatamente o que seu nome sugere, loops consecutivos, permitindo que o seu programa seja executado.

14 Entradas e Saídas  pinMode()  INPUT  INPUT_PULLUP  OUTPUT

15 pinMode()  pinMode(13,INPUT)  No Arduino (Atmega) pinos configurados como entrada com pinMode (INPUT) estão configurados como entrada de alta impedância (100MegaOhms).

16 pinMode()  pinMode(2,INPUT_PULLUP);  Mesma função anterior, mas neste caso um resistor de 20K é ligado internamente da porta para o +VCC, para manter a entrada, quando aberta sempre em ‘1’

17 pinMode()  pinMode(2,OUTPUT)  Pinos configurados como OUTPUT com pinMode () ficam em baixa impedância. Isto significa que eles podem fornecer uma quantidade substancial de corrente para outros circuitos. Essa corrente no ATMEGA é de 40 mA (miliamperes). Pinos configurados como saídas também podem ser danificados ou destruídos, se curto-circuitados para a terra ou para a alimentação de 5 volts. A quantidade de corrente fornecida por um pino Atmega também não é suficiente para alimentar a maioria dos relés ou motores, e alguns circuitos de interface serão necessários.

18 Definindo Níveis do pino, alto e baixo  O significado de HIGH ( em referência a um pino ) é um pouco diferente dependendo se um pino é configurado como uma entrada ou saída. Quando um pino é configurado como uma entrada com pinMode, e lido com digitalRead, o microcontrolador irá reportar HIGH se uma tensão de 3 volts ou mais está presente no pino.  Um pino também pode ser configurado como uma entrada com pinMode, e, posteriormente, passa-lo para HIGH com o digitalWrite, isso vai ativar o resistor interno de 20K (resistores pull-up), que irá orientar o pino de entrada para uma leitura alta, a menos que ele é setado para LOW pelo circuito externo.  Quando um pino é configurado para OUTPUT com pinMode, e setado como HIGH com digitalWrite, ele fica como uma fonte de corrente para acender o acender um LED que está conectado através de um resistor em série para a terra ou para o outro pino configurado como uma saída, e definido para LOW.

19 Definindo Níveis do pino, alto e baixo  digitalWrite(13,HIGH)  digitalWrite(13,LOW)


Carregar ppt "Escolha da Placa. Porta Serial / COM Port Partes do Código."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google