A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Circuitos Sequenciais Os circuitos lógicos podem ser classificados em combinacionais ou sequenciais. Um circuito combinacional é aquele em que as saídas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Circuitos Sequenciais Os circuitos lógicos podem ser classificados em combinacionais ou sequenciais. Um circuito combinacional é aquele em que as saídas."— Transcrição da apresentação:

1 Circuitos Sequenciais Os circuitos lógicos podem ser classificados em combinacionais ou sequenciais. Um circuito combinacional é aquele em que as saídas só dependem das entradas atuais. Exemplo: comando com botão para escolher o canal da TV. Um circuito sequencial é aquele em que as saídas dependem das entradas atuais, mas também de valores anteriores por que passaram as saídas. Exemplo: comando para escolher o canal da TV com um botão para ir para o canal próximo/anterior (botão +/-).

2 Circuitos Sequenciais Não é possível descrever o comportamento de um circuito sequencial simplesmente através de uma tabela que relacione as entradas com as saídas Para saber para onde vai evoluir um circuito sequencial, é preciso conhecer em que situação ele se encontra atualmente. Ou seja, o estado desse circuito deve ser memorizado.

3 Decodificador 3 para 8 (3 : 8)/Circuito Combinacional As saídas em um instante t dependem só dos valores das entradas no instante t

4 Decodificador 3 : 8

5 Multiplexador 4 : 1/Circuito Combinacional E0.A0.A1 E1.A0.A1 E2.A0.A1 E3.A0.A1 S = E0.A0.A1 + E1.A0.A1 + E2.A0.A1 + E3.A0.A1 A1A0S 00E0 01E1 10E2 11E3

6 Circuitos Sequenciais O circuito sequencial mais simples de todos é um circuito sem entradas e construído com um par de inversors interligados de modo a estabelecer um ciclo com feedback.

7 Circuitos Sequenciais Quando Q está no nível ALTO, o inversor inferior tem a saída no nível BAIXO, forçando deste modo o inversor superior a colocar a sua saída no nível ALTO (como se assumiu inicialmente). Quando Q está no nível BAIXO, o inversor inferior tem a saída no nível ALTO, forçando deste modo o inversor superior a colocar a sua saída no nível BAIXO (como se assumiu inicialmente).

8 Circuitos Sequenciais A este circuito dá-se o nome de bi-estável porque possui dois estados (situações) estáveis: Pode usar-se uma única variável de estado (sinal Q) para definir o estado do circuito. Logo,há 2 estados possíveis: Q=0 e Q=1.

9 Circuitos Sequenciais As latches e os flips-flops são os blocos elementares com os quais se constrói a maior parte dos circuitos sequenciais. Um flip-flop é um dispositivo sequencial que amostra as suas entradas e que altera as suas saídas apenas em instantes determinados por um sinal de relógio. Uma latch é um dispositivo sequencial que observa todas as suas entradas continuamente e altera as suas saídas em qualquer momento, independentemente de qualquer sinal de relógio.

10 O Bloco elementar latch Uma latch é um dispositivo sequencial que observa todas as suas entradas continuamente e altera as suas saídas em qualquer momento, independentemente de qualquer sinal de relógio. O latch RS S=set, R=reset)

11 O latch RS SRQ N+1 (Q N+1 ) inv 00QNQN (Q N ) inv TABELA VERDADE Q N – Estado atual Q N+1 – Próximo estado ESTADO Mantém Reset Set Não usado

12 Simulação/Latch RS RESET SET RESET MANTÉM INDEFINIDO

13 Descrição Verilog/Latch RS Símbolo do LATCH RS module latch_rs (output reg q, qinv, input r, s); begin if (r == 1 & s == 0) begin // reseta q = 0; qinv = 1; end else if (r == 0 & s == 1) begin // seta q = 1; qinv = 0; end endmodule

14 O latch RS/Exemplo X Vcc R1 R2 Vcc DESLIGA LIGA LED Circuito para controle de LED Para ligar o LED pressiona-se o botão LIGA O Latch RS passa para o estado de SET R = 0 e S = 1 => Q = 1

15 O latch RS/Exemplo X Vcc R1 R2 Vcc DESLIGA LIGA LED Circuito para controle de LED Para desligar o LED pressiona-se o botão DESLIGA O Latch RS passa para o estado de RESET R = 1 e S = 0 => Q = 0


Carregar ppt "Circuitos Sequenciais Os circuitos lógicos podem ser classificados em combinacionais ou sequenciais. Um circuito combinacional é aquele em que as saídas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google